sábado, 23 de outubro de 2010

Obrigado aos Voluntários da CVP

Chovem carradas de e-mail, noticias em todos os canais sobre o mau tempo na Madeira. Recomendações por parte da Protecção Civil, bem como Bombeiros, PSP e até do Sr. Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Dr. Miguel Albuquerque, a todas as pessoas para evitarem o centro do Funchal, bem como o trânsito automóvel em determinadas áreas. Que fazem os madeirenses? Vêm para o Funchal ver a desgraça alheia. É de lamentar..... 
Mais uma vez FELICITO a todos os que prontamente saíram a rua a fim de ajudar quem mais precisava: Bombeiros de todas as corporações, PSP, GNR, funcionários da CMF e empresas anexas, alguns populares, etc etc. 

Não posso é deixar de agradecer e salientar o trabalho da Cruz Vermelha Portuguesa, que mais uma vez, através dos seus VOLUNTÁRIOS (no verdadeiro significado da palavra), assegurou parte dos serviços de ambulância. Que desde o primeiro minuto preparou um dispositivo de elementos e viaturas capazes de sair à rua e ajudar quem mais precisava. Muitas vezes são esquecidos, e o seu trabalho não reconhecido, mas estão lá. Estes elementos não têm qualquer protagonismo, nem condecorações, não têm destaque nos matutinos, nem o número de telefone consta nas áreas de emergência, mas o seu trabalho é valorizado perante todos os que os conhecem. A todos Vós eu agradeço o excelente trabalho. O meu bem haja a todas as corporações e a todos os que trabalham em prol da segurança e saúde de todos os cidadãos... 

E quanto a algumas pessoas, por favor, "se não ajudem, não atrapalhem"...


Comentário da autoria de Isabel Câmara, cidadã do Funchal 

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

É tempo de agir!

É isto que nós somos! Isto é a essência da Cruz Vermelha...!

"Numa altura em que se fala de se retornar ao essencial, às origens, Isto é o que fazemos: Estar presente para quem precisa, para o necessitado, ou em terminologia cristã: o Próximo! Somos homens e mulheres de acção. O planeamento da acção já está feito desde o fundador. Solferino é o mote! Não a ginástica financeira ou o social-light. É pegar nos caídos, nos feridos, nos enfermos e dar-lhes socorro e abrigo! O tempo é de acção. Se fossemos só boas intenções nunca teríamos sido movimento! "Inter armas caritas"!"

Texto e imagem publicados no blog CVP-EMERGÊNCIA

O Cruzvermelhaparasempre subscreve na integra o teor desta mensagem. 

É tempo de agir!

terça-feira, 19 de outubro de 2010

CVP na Cimeira da NATO

A cimeira da NATO que se realizará durante o mês de Novembro em Lisboa contará com a presença de elementos da Cruz Vermelha Portuguesa. Estes elementos estarão integrados nas equipas de Protecção a Altas Entidades que acompanharão os cerca de 5000 participantes da cimeira. Os elementos da CVP que estarão integrados serão os mesmos que habitualmente já prestam este serviço em algumas deslocações dos altos responsáveis do Governo pelo nosso país mas resta ainda saber, dada a dimensão do evento, se serão chamados novos elementos. O plano de treinos tendo em vista o apuramento de técnicas já começou em conjunto com o GIOE da Guarda Nacional Republicana na região de Lamego. O CVPS espera em breve dar mais desenvolvimentos sobre estes exercícios.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Aveiras esclarece

Resposta da CVP Aveiras de cima a este post:

Aveiras trabalha em dois períodos distintos, um das oito às vinte horas e outro das vinte ás oito horas. ou seja: de noite todo o serviço excepto a central é entregue aos voluntários. durante o dia os profissionais para alem dos transportes de doentes asseguram o protocolo de sermos reserva INEM, com uma equipa de emergência para ambulância B. sempre que é necessário mais pessoal respondemos ao toque de sirene, devido a localização da unidade somos rápidos a responder. os voluntários que completam as equipas de profissionais ou operam o VSL estão quase sempre disponiveis para intervirem, residem e trabalham em Aveiras. até aos dias de hoje Aveiras de dia ou de noite sempre respondeu a totalidade das chamadas de socorro e em alguns casos com todos os meios que possuímos.
o voluntariado em Aveiras é totalmente gratuito tanto em serviço de escala como em situações de excepção, incluindo apoio a eventos.
os horários dos profissionais são rotativos semanalmente.
os voluntários não falham aos seus compromissos e são todos os socorristas da unidade ou sejam 76 em escala num universo de 90.
a quantidade de pessoal não é sinonimo de qualidade, tem de haver empenho, sacrifícios e dedicação para se poder dar uma resposta pronta e eficaz. a formação é outra aposta desta unidade.
quanto a ambulância de cuidados intensivos é a C que está contemplada no regulamento de transporte de doentes e chama-se mesmo assim " ambulância de cuidados intensivos. esta ambulância é mais utilizada em situações de excepção ou transportes específicos e aí a tripulação legal é accionada recorrendo a voluntários colaboradores.

um abraço para todos."

Condução defensiva

Curso de condução defensiva frequentado por elementos da CVP Figueira da Foz:



quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Há um ano

"De 12 a 17 de Outubro realizou-se na Figueira da Foz o “Maxxis FIM Interional Six days Enduro 2009 Figueira da Foz “. Seis dias de Enduro na maior prova mundial da especialidade.

Uma proposta comercial apresentada e ganha pela Delegação Local da Cruz Vermelha Portuguesa de Carvalhais e que formou uma equipa envolvendo as Delegações de Pereira, Carapinheira, Maiorca, Borda do Campo, Figueira da Foz e ainda a participação de Águeda e Quiaios.

Com os nervos à flor da pele e numa experiência para nós inédita pela coordenação de mais de 80 elementos de tantas Delegações, chegámos ao final do 1.º dia com a convicção de que seriamos capazes. E fomos.

Considerada pela Federação Portuguesa de Motociclismo, uma prestação exemplar em termos nacionais e um dos melhores dispositivos de apoio de socorro neste tipo de evento desportivo.

Uma equipa que merece os parabéns pela coragem e determinação com que abraçou este projecto, provando que a Cruz Vermelha Portuguesa é capaz de fazer o melhor naquilo que é a sua génese.

Anexo uma foto da equipa que coordenou em termos de assistência médica todo o evento: Coordenadores de Emergência da Cruz Vermelha Portuguesa de Carvalhais e Pereira (Fernando Santos e Tó Gonçalves) com o médico da FPM Dr Moraes Sarmento.
"

Fonte: CVP-Emergência

Há um ano foi assim. A Cruz Vermelha Portuguesa estava nos píncaros após um magnifico trabalho de equipa. Várias Delegações da região centro juntaram-se para conseguir levar por diante um objectivo maior. Provaram que juntos são mais fortes. Reuniram-se competências, meios e vontades. O resultado foi um sucesso reconhecido por toda a comunidade. A Cruz Vermelha Portuguesa demonstrou o seu valor.

Pergunto:

- O que mudou um ano depois?

- Onde anda a cooperação inter-delegações?

- O que fez o Coordenador de Plataforma para cenários como este se voltassem a repetir?

- Até quando é que o Coordenador Nacional vai continuar a achar que uma Plataforma se dirige num gabinete em Lisboa?

Nota: Recebido por email, autor devidamente identificado

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Demito-me das minhas funções de voluntariado!

" 11/10/2010.
 

Estou incrédulo por não haver respeito, falta de comprimento dos direitos do voluntário, falta de compreensão das minhas ideologias e opiniões.
Fui convidado a sair e proibido de concluir o curso de T.A.T entre outras situações já mencionadas por e-mail do qual é o único contacto que a direcção tem comigo.
Fui socorrista voluntário da Cruz Vermelha Portuguesa, à qual muito me orgulho de ter pertencido durante quase dois anos, pois trata-se de uma instituição que ajuda a salvar milhares/milhões de pessoas todos os dias, por esse mundo fora, sem receber nada em troca.
Durante este tempo fiz muitos e bons amigos, desde socorristas a enfermeiros, entre outras pessoas que também colaboram com aquela casa. Contudo, e como nada é perfeito e como não podemos agradar a 'gregos e a troianos', creio ter feito também alguns 'inimigos', isto porque desde que lá entrei, certas pessoas tentaram desde início 'correr' comigo, por motivos que me são alheios.
Posso não ter sido o socorrista perfeito (duvido que os haja, pois todos estamos susceptíveis de errar), mas durante o tempo que lá estive ninguém pode apontar o dedo ao meu empenhamento. Fico triste por deixar algo que me fazia sentir bem, mas saio de cabeça erguida por ter a certeza de que tudo fiz, quando chamado a intervir. Digo também que cansei de ser o 'palhaço' e de fingir que nada via ou ouvia. A todos os que me apoiaram quando mais precisei, o meu muito obrigado, quanto às outras pessoas, apenas digo que continuem com determinadas mentalidades e comportamentos e o mais certo é haver cada vez mais voluntários a sair do que a entrar. 


Bem-hajam os voluntários!
 

Samuel Alexandre Guerra Pina
 

Atentamente"

Questionamos: Quantos mais se seguem?

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Censura chega a Leiria?


A iniciativa da Delegação de Leiria de organizar um Encontro Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa continua a dar que falar. Desta vez a "censura" chegou vinda de Lisboa. A organização, na tentativa de ter um espaço de divulgação e troca de ideias criou uma pagina no Facebook, algo que não agradou à Coordenação Nacional. Depois de terem feito criticas à forma como a iniciativa está a ser organizada, decidiram por também entraves ao que é publicado na rede social. Segundo um dos elementos da Organização, até o nome da página teve que ser alterado para "proposta para I Encontro Nacional CVP". Sem duvida, lamentável. Também a pagina oficial do Encontro foi alvo de critica, sendo obrigada a ser encerrada, passando a estar "temporariamente indisponível". Será que não era preferível que a Sede colaborasse mais em vez de criticar tanto? Será que em Lisboa não têm mais nada com que se preocupar?

Link

Responda quem souber!

Nem Bv, nem CVP...


A ambulância INEM que estava entregue aos Bombeiros Municipais de Viseu não foi entregue nem aos Bombeiros Voluntários nem à Delegação da Cruz Vermelha da cidade de Viseu. Perante a falta de resposta da entidade com quem tinha protocolo celebrado e perante a incapacidade do mesmo ser assegurado por outra entidade (Bv ou CVP), entendeu o INEM operacionalizar mais duas ambulâncias com tripulações próprias do Instituto perfazendo actualmente um total de três. Esta é sem duvida uma opção de lamentar porque é bem sabido que os custos são muito superiores aos das outras entidades. Fonte próxima da CVP Viseu confidenciou-nos que houve alguma tentativa de aproximação ao INEM para encetar negociações, mas nunca houve um apoio formal por parte da Sede da CVP em Lisboa e as intenções nunca passaram disso mesmo.

O protocolo com o INEM continua enfiado numa gaveta enquanto que também em Leiria o INEM se prepara para abrir mais meios próprios.

Até quando?

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Alerta laranja

A Autoridade Nacional de Protecção Civil alterou hoje de amarelo para laranja o alerta de mau tempo para Portugal continental, devido às previsões de agravamento do estado do tempo nas próximas horas. O alerta laranja, o segundo mais grave de uma escala de cinco, entra em vigor a partir das 14h00 de hoje e estende-se até ao meio-dia de sábado.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Que voluntários queremos ser?‏

Email do nosso leitor Luis Vizeu:

"Caros administradores do blog:

Como voluntário da Cruz Vermelha de Coimbra aproveito desde já para elogiar a criação deste blog por pessoas que (apesar de não ter o prazer de vos conhecer pessoalmente) deixam transparecer  um enorme espírito de iniciativa
Mas, permitam-me alguns reparos:
Como já se devem ter apercebido, nem todos os que escrevem neste blog, aparentam ter boas intenções, colocando e proferindo muitas vezes falsas afirmações, sem conhecimento de factos, originando guerrinhas de bairro, pelo que gostaria de ver uma melhor triagem da vossa parte. Também alguns posts vossos tem origem nos meios de comunicação social, e como sabemos, nem sempre as notícias são verdadeiras ou explicadas de uma forma clara, tendo muitas vezes como objectivo, somente a própria venda da notícia. Assim, também nestes casos, deveriam ter um critério mais cuidado com o "tipo" de notícia que colocam e com a forma como a colocam.
Sendo eu voluntário há cerca de 15 anos, muitas vezes colocando a vida pessoal em segundo plano em prol da Instituição sinto-me bastante desmotivado e algo desiludido, tal como muitos outros voluntários espalhados pelas várias delegações do nosso país, que não se revêem no que espelha por vezes este blog. Digladiarmo-nos não é a nossa missão. Não é esta a causa que nos deve mover. Existem Princípios da Cruz Vermelha que nos devem nortear e que todos devemos conhecer e respeitar. Ainda que não o façamos, empreguemos então os nossos princípios cívicos e de boa educação. A continuar a este ritmo, veremos a Cruz Vermelha transformada num cesto de roupa suja, alimentada por indivíduos sem escrúpulos, cobardes, ou seja, sem Homens nem Mulheres.
E aí, quem vai perder é a nossa instituição, mas mais que ela, os verdadeiros perdedores serão aqueles que todos os dias enquanto voluntários ajudamos.
Será isto que queremos?

Com os melhores cumprimentos,

Luís Vizeu"

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

"Já chega de tempo, mexam-se!"

Resposta do nosso leitor rui spencer dada neste post

"Ó Dias,

Os 3 mosqueteiros até podem ter evitado que agora estivéssemos todos num lar, mas depois disso já fizeram o quê? Quantos anos já passaram? Quantos mais vão ser preciso para começarmos a ver obra?

O excelentíssimo senhor Tenente Coronel nem no COE consegue meter ordem. Isso não passa de uma delegação encapotada e que se houvesse uma emergência a sério nunca teria capacidade de resposta imediata. Com um bocado de sorte a catástrofe acontece de dia, porque se for de noite nem tá lá ninguém para atender o telefone...

Os PMA´s existem e são uns quantos, mas se vocês se mexessem talvez existissem mais e estivessem mais rentabilizados. A coordenação inter-delegações só existe porque as delegações se mexem e isso só resulta se as coisas forem bem feitas...

Protocolo com a ANPC? Mas estão a gozar conosco? Mas vocês julgam que é um papel que vai mudar mentalidades? Na ANPC ninguém se lembra que a CVP existe! Veja o caso do desabamento no Algarve, da A23, da A25, dos incêndios, etc. É preciso trabalho de campo, todos os dias, é preciso provar pelo valor aquilo que valemos. Esse papelinho que (dizem vocês) estão a negociar nunca passará disso mesmo, de um papel. Levantem-se da cadeira, vão aos CDOS, vão aos Corpos de Bombeiros, façam a ponte entre a ANPC e a CVP, é para isso que vocês estão num lugar de coordenação.

Atribuição de PEM´s? Olha lá, não percebem que esse papel que vos mandaram foi só para vos calar e para o "politicamente correcto"? Que o presidente do Inem só vos deu isso porque é um simpático e não vos podia deixar sem resposta? Esse papel é de 2009, ano em que o Inem atribui mais PEM´s que nunca. Em ano de eleições foram dadas ambulâncias e PEM´s a qualquer zé bombeiro. E à CVP? Zero! Nada! Desde que vi o Costa Pereira falar no primeiro fórum sobre o SIEM, na FIL ainda não vi esses "sonhos" todos avançarem um metro. Se as delegações não se mexerem nunca na vida terão um PEM. O que a Sede está a "negociar" é que o primeiro PEM da CVP terá sempre que ser no COE, porque seguindo a vossa politica de financiamento alguém tem que pagar a esses funcionários todos, os armazéns, os materiais, etc... E o jeito que dá o subsidio trimestral do Inem, han? Bem podem as delegações ter milhares de saídas ao ano, terem pessoal formado, bom equipamento que nunca lhes valerá de nada, enquanto o COE não tiver uma amarela, mais ninguém terá.

Ao contrário do que o meu caro diz, as opiniões aqui escritas não valem um tostão furado, valem muito mais que isso. Quem aqui escreve, bem ou mal, é quem todos os dias dá o corpo ao manifesto e para além dos normais obstáculos de qualquer projecto da vida, encontra entraves inexplicáveis, muitos deles resultantes da vossa inépcia. Se vocês passassem mais tempo a ouvir as opiniões talvez não tivessem tantas criticas e as coisas avançassem mais e melhor. Somos nós que construímos o dia a dia da CVP.

Há efectivamente muitos licenciados em Gestão, Medicina, Direito, Engenharia, Enfermagem e muitas outras nas fileiras da Cruz Vermelha. Em vez de lhes dizerem que a opinião vale menos que um tostão furado, talvez os devessem rentabilizar. É uma mão de obra especializada... e voluntária. Bem direccionada pode ser uma incrível mais valia. Para quem se diz especialistas em gestão e financiamento vocês passam um bocado ao lado do óbvio, não?

Já chega de tempo, mexam-se! Queremos é ver aquilo que vocês dizem no terreno!
"

Braga forma equipas de emergência


A delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa anunciou a abertura de candidaturas para o programa de formação de elementos do serviço de ambulâncias da sua Estrutura Operacional de Emergência (EOE).

O concurso é aberto a candidatos entre 18 e os 45 anos de idade, de nacionalidade portuguesa, escolaridade mínima obrigatória e que não integrem o corpo activo de qualquer corporação de segurança ou de salvação pública, ou de qualquer dos ramos das Forças Armadas ou Militarizadas.
Podem inscrever-se candidatos que completem os 18 anos de idade no ano em que decorre a formação, desde que apresentem autorização escrita de quem exerce o poder paternal.

Para a lém da disponibilidade e da carta de condução, os candidatos ao serviço de ambulâncias da Cruz Vermelha devem ter a frequência do curso de tripulante de ambulâncias de transporte (TAT).
Os interessados podem efectuar a sua pré-inscrição até ao dia 31 de Outubro na EOE ou na secretaria da Delegação da Cruz Vermelha, sitas na Avenida 31 de Janeiro n.º 317.
Todos os candidatos serão sujeitos a uma entrevista prévia.

A Estrutura Operacional de Emergência constitui um dos pilares fundamentais da acção da Cruz Vermelha Portuguesa e tem como objectivo dar resposta no âmbito da emergência e preparar respostas a situações de desastre grave, catástrofe e emergência social.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Onde anda a CVP?

"Acabo de chegar do Congresso Nacional de Emergência Médica organizado pelo INEM. De uma forma geral gostei dos temas abordados e da forma como a troca de ideias decorreu. O que me deixou triste foi o facto da "minha" CVP não estar representada. Estava o INEM (obviamente), ANPC, GNR, PSP, Hospitais, MP e especialistas das mais diversas áreas civis e militares. Vi elementos do INEM e ANPC proporem e apresentarem trabalhos próprios sobre temas de interesse. Da parte da Cruz Vermelha Portuguesa a única referência que vi foi uma declaração de um elemento que pediu o uso da palavra para esclarecer e falar (na minha opinião muito bem) sobre o que pode e deve ser a actuação da Cruz Vermelha no dia a dia e na grande emergência. Gostaria se possível de saber porque razão não se fez a nossa instituição representar neste Congresso. Será que a Cruz Vermelha Portuguesa não tem interesse na Emergência Médica? Será que está à espera que lhe vão bater à porta? Se não houve um convite oficial por parte do INEM porque razão não apresentou um tema nos "temas livres" tal como fez a ANPC, por exemplo? Tudo perguntas que ficam no ar enquanto a CVP vai ficando para trás."

Recebido por email, autor devidamente identificado

CVP Coimbra sem SAV


"Os concertos dos U2 em Coimbra, no próximo fim de semana, vão obrigar à maior operação de segurança de sempre na cidade, alega a organização dos espetáculos onde são esperadas mais de 85 mil pessoas.

“Vai ser a maior operação de segurança e emergência médica para um evento com estas características. Mais do que o futebol ou o Euro [2004], porque é vezes dois, são dois concertos”, disse hoje aos jornalistas Álvaro Ramos, da produtora Ritmos & Blues.

A segurança e emergência médica no estádio Cidade de Coimbra e áreas envolventes vai ser assegurada por mais de 1200 pessoas, 700 dos quais seguranças privados.

Na área médica o suporte básico de vida está a cargo de equipas da Cruz Vermelha, no exterior e interior do recinto, e o suporte avançado será assumido “por uma empresa especializada”.
Jornal "i"

Esta é a noticia que não gostariamos de dar. Após uma extraordinaria manobra da Delegação de Coimbra que lhe permitiu asssegurar o apoio médico a um dos maiores eventos realizados em Portugal, decidiu a Organização do Evento retirar à CVP o Suporto Avançado de Vida para o atribuir a uma "empresa especializada"."

Perguntamos: Então a Cruz Vermelha Portuguesa é o quê? Não é especializada em Emergência Médica?

Será que o projecto apresentado pela Delegação de Coimbra não contemplou o SAV? Será que este não apresentou a qualidade desejada?

De qualquer forma o CVPS repudia esta atitude que relega a Cruz Vermelha Portuguesa para uma posição secundária pouco condigna com o seu estatuto.