quarta-feira, 30 de junho de 2010

Festejos de São João


A Delegação dos Carvalhais elaborou e coordenou a prevenção aos Festejos de São João na Figueira da Foz. Um dispositivo composto por várias delegações da Cruz Vermelha da area da Figueira da Foz, pelos Bombeiros Voluntários da Figueira e pelo Hospital local. A Delegação dos Carvalhais montou um Hospital de Campanha e disponibilizou as equipas que o operacionalizaram. A evacuação das vitimas para o Hospital de campanha ficou a cargo dos Bombeiros. Recorde-se que este ano os festejos ficaram tristemente assinalados por incidentes entre a PSP e populares, obrigando a um trabalho reforçado por parte das equipas de emergência. Um excelente trabalho e um belíssimo exemplo de cooperação entre entidades.

Parabéns à Delegação dos Carvalhais e a todos os que colaboram nesta excelente operação.

Cruz

terça-feira, 29 de junho de 2010

Divulgação

O blog "Cruz Vermelha para sempre" foi criado para ser um espaço de discussão, troca de ideias, critica construtiva e cooperação entre todos os interessados pela temática Cruz Vermelha.

Este blog foge à chancela oficial, desmarcando-se de eventuais censuras.

Sendo assim, se há algum tema que gostaria de ver aqui debatido, se gostaria de ver a sua opinião ser lida por quem de direito, se está na posse de algum dado\informação que gostaria de ver publicada, tem aqui uma óptima oportunidade de o fazer.

O mail do blog ( cruzvermelhaparasempre@hotmail.com ) está inteiramente ao seu dispor!

Contacte-nos! Protegeremos a sua identidade.

Aqui, a sua opinião conta!

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Onde param as ambulâncias da CVP?

A propósito do artigo "CVP vai passar a ter ambulâncias INEM" e sabendo da declarada ambição da CVP passar a ter postos PEM, demos por nós a pesquisar quais os requisitos para passar a Posto de Emergência Médica". Sendo assim e segundo o Coordenador Nacional de Emergência os critérios mínimos são:

1 - Serem Postos Reserva
2- Terem uma Central operacional 24/dia
3- Terem Uma Ambulância tipo B como reserva
4- Terem um espaço coberto para as viaturas
5- Terem tripulantes TAS

Ora, perante estes dados ficamos a saber que são muito poucas as Delegações que cumprem todos estes requisitos. O mais intrigante é sem dúvida o relativo ao ponto 3. Consultando o site oficial do INEM ficamos a saber que actualmente apenas cinco (5) Delegações cumprem o as obrigações legais relativas à certificação das ambulâncias, sendo que legalmente a Cruz Vermelha Portuguesa apenas tem seis (6!) ambulâncias tipo B certificadas. Seis! Uma (1) tipo C e vinte e nove (29) tipo A.

(clique para aumentar)

Sabendo nós que o universo de ambulâncias da Cruz Vermelha Portuguesa ronda as seiscentas (600) fica a pergunta: Onde andam as outras 564?

A resposta parece simples... Na ilegalidade.

Porém, poderá também ser a incuria dos senhores Coordenadores Locais e Presidentes de Delegações que só se preocupam com exigências quando nem sequer as obrigações básicas cumprem.

Por outro lado cabe também aos Coordenadores Regionais, aquando dos pedidos de actividades, saber como é que os serviços foram efectuados. Em que condições se encontram as ambulâncias de Transporte e Emergência da Cruz Vermelha, meus senhores? Será que sabem ao certo quantos meios existem em cada Delegação e nas respectivas plataformas?

E em última instância ao Senhor Tenente Coronel Costa Pereira que antes de andar em Congressos do SIEM a tentar vender a pseudo imagem de operacionalidade da Cruz Vermelha devia primeiro certificar-se que cumprimos com o minimo exigido por lei.

Falar é fácil, dificil é fazer.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

CVP vai passar a ter ambulâncias INEM

O INEM reconheceu à Cruz Vermelha Portuguesa a capacidade para passar a operar as ambulâncias do Instituto enquanto parceiros da reestruturação da Rede de Urgência. Foram alvo de analise as Delegações que já são Posto Reserva, entre estas foram consideradas aptas quatro (4) Delegações, duas da zona de Lisboa e duas da Região Centro. Para certificar os resultados desta comissão o INEM já comunicou por escrito à Coordenação Nacional de Emergência quais as Delegações, quais os procedimentos a adoptar e recomendações a adoptar para as restantes Delegações.

(clique para aumentar)

Inicio

Hoje inicia-se aqui o que se pretende que seja um espaço de união, discussão, troca de ideias entre pessoas de bem que se interessam pela Cruz Vermelha em particular e sobre o socorro em geral.

Não haverá censura mas também não haverá anarquia.

Todas as contribuições são bem vindas e aceites.

Podem utilizar o mail do blog para dar as vossas sugestões, opiniões, exposições, constribuições, etc.

Digam se pretendem ao ou não a divulgação da autoria e se sim qual o nome a indicar.

cruzvermelhaparasempre@hotmail.com ao vosso dispor.

Sejam bem vindos.