segunda-feira, 28 de junho de 2010

Onde param as ambulâncias da CVP?

A propósito do artigo "CVP vai passar a ter ambulâncias INEM" e sabendo da declarada ambição da CVP passar a ter postos PEM, demos por nós a pesquisar quais os requisitos para passar a Posto de Emergência Médica". Sendo assim e segundo o Coordenador Nacional de Emergência os critérios mínimos são:

1 - Serem Postos Reserva
2- Terem uma Central operacional 24/dia
3- Terem Uma Ambulância tipo B como reserva
4- Terem um espaço coberto para as viaturas
5- Terem tripulantes TAS

Ora, perante estes dados ficamos a saber que são muito poucas as Delegações que cumprem todos estes requisitos. O mais intrigante é sem dúvida o relativo ao ponto 3. Consultando o site oficial do INEM ficamos a saber que actualmente apenas cinco (5) Delegações cumprem o as obrigações legais relativas à certificação das ambulâncias, sendo que legalmente a Cruz Vermelha Portuguesa apenas tem seis (6!) ambulâncias tipo B certificadas. Seis! Uma (1) tipo C e vinte e nove (29) tipo A.

(clique para aumentar)

Sabendo nós que o universo de ambulâncias da Cruz Vermelha Portuguesa ronda as seiscentas (600) fica a pergunta: Onde andam as outras 564?

A resposta parece simples... Na ilegalidade.

Porém, poderá também ser a incuria dos senhores Coordenadores Locais e Presidentes de Delegações que só se preocupam com exigências quando nem sequer as obrigações básicas cumprem.

Por outro lado cabe também aos Coordenadores Regionais, aquando dos pedidos de actividades, saber como é que os serviços foram efectuados. Em que condições se encontram as ambulâncias de Transporte e Emergência da Cruz Vermelha, meus senhores? Será que sabem ao certo quantos meios existem em cada Delegação e nas respectivas plataformas?

E em última instância ao Senhor Tenente Coronel Costa Pereira que antes de andar em Congressos do SIEM a tentar vender a pseudo imagem de operacionalidade da Cruz Vermelha devia primeiro certificar-se que cumprimos com o minimo exigido por lei.

Falar é fácil, dificil é fazer.

5 comentários:

Anónimo disse...

Buuuuuuuummmm! ah pois é! vai buscar!

Anónimo disse...

Concordo com este artigo a 100%.
Aqui coloca-se outra questão...porque razão a sede, em última instância na pessoa do Pres. Nacional, não exige aos seus Pres. de Del. o cumprimento da lei, sob pena de incorrer em procedimento disciplinar?! continuam a "dar os amens" todos aos presidentes e coordenadores, com a desculpa de nunca haver €.
Mas se quiser ser mauzinho também posso questionar: "A lei exige a certificação das amb's e a presença de TAS's nas de socorro...então e onde anda a formação que só era dada pelo INEM à CVP?"
Concluindo meus amigos só vos digo: antes de haver INEM havia a CVP....fomos os pioneiros na formação e no 1º socorro em Portugal e agora temos de nos vergar ao INEM, que por sua vez não reconhece a CVP em quase nada e isso é culpa dos seus representantes.

Anónimo disse...

O INEM ate nos reconhece. mas isso era bom no dia que a entidade que presta servico nao se fiscaliza-se a si propria.quanto aos requesitos a cvp de aveiras de cima tens os todos.
so e pena que antes das ambulancias estarem a ser fabricadas ja esta alguem a agarrar nas pedras para atirar aos vidros para os quebrar.
nao invejem as coisas antecipadas que da mau resultado.pelos vistos a cvp de aveiras deu mais sinal aos amigos (pepsis)pelo que vi no vosso blog.mas se fosse ao contrario tambem era bonito desde que nao houve guerras.no norte ta a força em lisboa parece estar a inteligencia nem que seja a arranjar tacho

Carlos Claro disse...

Inteligência?

A Cruz Vermelha não pode fazer socorro pré-hospitalar sem pedir\depender do INEM.

A Cruz Vermelha não pode accionar outros meios de socorro sem que estes passem primeiro pelo CODU\CDOS.

Está completamente subjugada devido à gestão ruinosa que tem tido e vêm dizer que em Lisboa é que está a inteligência?

Devem estar a brincar comigo...

Anónimo disse...

é verdade que a CVP tem de dar conhecimento ao CODU as situações emergentes.gostaria de vos fizer o seguinte, tive oportunidade de visitar a delegação de aveiras e o previlégio de ter sido o proprio coordenador a explicar-me como é que funcionam. e fiquei de facto impressionado têm equipamentos excepcionais, muito bem operacionalizados. e nesta questão lembro-me das palavras do sr. coordenador "aqui nem que seja uma unha encravada pedimos triagem ao CODU" e ele tem razão é ao inem que pagam para encaminharem doentes urgentes e como tal devem fazer o seu trabalho, por outro lado nas situações de maior gravidade têm logo meios diferenciados. acho que mais elementos da CVP deveria, visitar aquela unidade e mais a coordenação nacional deveria mandar lá os proprios coordenadores regionais e locais para verem como é que se trabalha em emergência à séria. mando daqui um abraço ao sr. coordenador de aveiras e aos voluntários daquela delegação porque sem duvidas que são unidades destas que elevam a imagem da CVP na mergência neste pais.