domingo, 12 de setembro de 2010

Encontro em Leiria


Aguardamos mais informações sobre o programa.

34 comentários:

Anónimo disse...

Mas isso é só em junho de 2011. Proponho que se continue para um fórum no inicio do ano. Coisa mais pequena, menos actividades mas mais produtivo em troca de ideias.

Rita disse...

é um projecto grande sem dúvida e parece promissor :) as informações vão surgir a seu tempo... o programa provisório, regulamento e demais informações não iram demorar muito a sair.

Acompanhem em www.encvp.pt.vu

Partilhem ideias para o Mail: en.cvp2011@gmail.com

Anónimo disse...

Parabéns pela iniciativa e votos dos maiores sucessos. No entanto, acho que é um pouco ambicioso para o que precisamos neste momento. Penso que é necessário apenas um seminário de um dia, com temas concisos e mais "urgentes". Se correr bem, aproveitar este de Leiria para continuar e tornar estes encontros algo de essencial e rotineiro. É a minha opinião, obrigado.

Anónimo disse...

E um encontro para bombeiros e pessal do inem? È que a cvp tem muitas areas de actividade e que não estão ligadas ao pre-hospital nem a ambulancias, mas se so isto e que é materia de voluntarios é porque todos os outros não devem ser da cvp? pensem nisto!

Daniel Lopes disse...

ninguem falou em bombeiros nem em inem. é tudo cvp e so material cvp. intervenção em catastrofe é o objectivo

Anónimo disse...

Catastrofe? Mas vocês em Leiria nem o dia a dia asseguram. Não fazem emergências, deixam transportes por fazer... E querem ir para catastrofes? Enfim.

Tiago Ferreira disse...

Estes amadores estão-se a meter em problemas....

João Abílio disse...

coitadinho anónimo 20:49..
se soubesses do que dizes...
escreve um livro.. imaginação não te falta...
Desculpa Tiago... pertences à classe dos profissionais, este tipo de coisas não é para ti
OBS - é graças a pessoas como voçes que existe intrigas entre delegações cvp...
cump a todos os voluntários...

Anónimo disse...

ó João, conta-nos lá em que ANO foi o último codu que fizeste...

João Abílio disse...

2010... mas parece que não vale a pena continuar esta conversa.

boa continuação

P.S. Caso não saibas a CVP não é só feita de codus... bem pelo contrário. Aconselho-te a veres os objectivos e âmbito da CVP

Carolina Malaquias disse...

Boa noite.
Após leitura atenta dos diferentes comentários aqui colocados só me resta dizer uma coisa: a ignorância e a mesquinhez estão instaladas. Quando alguém se destaca pela positiva na tentativa de melhorar os diversos recursos que tem ao dispor vem alguém por trás, numa atitude infantil e repleta de inveja, e corta-lhe as pernas! Mais, gostaria de saber em que é que o “Anónimo das 20:49” se baseia para dizer tamanha enormidade? Os serviços programados em Leiria são assegurados com rapidez e qualidade, o que não se pode dizer de outras delegações. Antes de mandarem para o ar palavras sem sentido informem-se da realidade: A Logística de Leria tem todo o material necessário para assegurar um evento nestes moldes. E mais: Fazem Urgências e Emergências (sabe a diferença Sr. Anónimo 20:49?) mas, como alguém disse, a Cruz Vermelha não é só tinoni, é muito mas mesmo muito mais do que isso, e, como é óbvio, as diferentes vertentes estão contempladas na proposta.
Fico admirada como é que gente destas, sem escrúpulos, sem vergonha, sem moral e que não faz a mínima ideia do que é a Cruz Vermelha possa fazer parte da mesma organização… Se calhar é por isso que estamos muito mal!
saídas pelo CODU? Sim, Anónimo, fazemos. Vocês fazem CODUS? Onde é que arranjam tanto tijolo e cimento? A tua delegação deve ser formada por trolhas, se não não conseguiam!

Anónimo disse...

Fizeste uns 10? No máximo. O que é muito pouco para se querer ir ensinar alguma coisa aos outros. A CVP não são codus, verdade, mas ajuda muito ter experiência do dia a dia. Cumprimentos

João Abílio disse...

Cumprimentos

Bruno Alves disse...

Mas como é que se pode organizar um encontro de voluntarios se os organizadores não dão a cara, estão escondidos como administradores do blogue e querem que seja uma coisa seria e credivel? e os comentarios são so para dizer mal? então quem sabe da poda? quem tem essa tal experiencia que tanto criticam nos outros.

Cruz Vermelha para sempre disse...

Boa noite.

Nenhum dos administradores deste blogue é organizador de qualquer forum\encontro\congresso ou afins da CVP.

O nosso unico objectivo e isso ficou claro deste o inicio, era servir de plataforma comum para troca de ideias entre voluntários dispersos pelo país.

Se isso é ou não conseguido só depende da vontade, do interesse e do trabalho dos interessados. O blogue só divulgará as iniciativas.

Obrigado.

Ana Maria Luísa disse...

Boa noite, caríssimos colegas.
Peço desculpa pela indelicadeza, mas vou dirigir-me ao nosso camarada Anonimo 20:49.

Exmº Colega Anonimo 20:49, já que, pelo seu discurso, aparenta estar dotado de elevada experiência do dia-a-dia e dos CODU's, é com grande expectativa que aguardo a sua proposta para um evento do género! Nesse caso, se se assemelhar ao presente projecto com o empenho e perfeccionismo evidenciados, seria com imensa satisfação que me inscrevia!
Dada essa sabedoria que traduz nos seus comentários, era com agrado que assistia à iniciativa do colega de partilhar tais conhecimentos num evento com parâmetros análogos à que a Delegação de Leiria se prontificou a fazer.
Criticar e desmoralizar é simples, mas no que diz respeito a dar o primeiro passo, em que cada delegação se expõe a um conjunto diversificado de procedimentos, ficando-se susceptível de mostrar fraquezas (o que é sempre produtivo), aí já é complicado..
Caro colega, CODU's não é mesmo tudo, admito aqui e agora que foi a razão pela qual me dirigi um dia à CVP (não serei certamente a única), mas é de longe a única pela qual permaneço na mesma...
Se me conceder a honra, sugiro-lhe uma coisa, reveja os princípios pelos quais nos devemos reger na CVP.

Sem mais, finalizo com um cumprimento a todos os voluntários que se entregam diariamente às mais diversas causas e que procuram incessantemente aprender sempre mais!
E claro... uma saudação muito especial à Delegação de Leiria, onde estou integrada e onde procuro sempre evoluir mais e melhor. É de louvar a iniciativa! União acima de tudo, para o bem e para o mal..
Tudo se resolve! Tudo tem uma solução...!

Cumprimentos, digníssimos camaradas

Anónimo disse...

Bom dia cara Ana Maria Luísa, sou o anónimo das 20:49.

Não é preciso elevada experiência do dia a dia para olhar para estatísticas e tirar conclusões. Basta ter olhos na cara. Não se fie no que aqui lê, neste mundinho dos blogs há muita gente que se põe em bicos dos pés. Concordo que a CVP não são os codus, mas são estes, juntamente com os transportes e os apoios, por exemplo, que dão o prestigio, a experiência, o andamento e sobretudo o financiamento para outras actividades.
Segundo o site do Inem, a CVP Leiria fez 13 codus este ano, de certo concordará que é muito pouco para ganhar experiência. Os transportes são uma das maiores lacunas do centro urbano de Leiria. O mais grave será no entanto o facto de não manter a porta aberta durante 24 horas por dia. A CVP não são codus, não são transportes, mas também não é nenhum café para fechar à noite!

Este vosso projecto é bom. Demonstra empenho, sem dúvida. No entanto, é desadequado à realidade. Estão a tentar construir uma casa pelo telhado, como aliás quase tudo o que é feito actualmente na CVP. Se na A1 ou na A8 acontecesse algo como o que aconteceu na A25 vocês também ficariam fora do apoio à catástrofe, não tenha duvidas. Faltam as bases do dia a dia... Falta a confiança dos parceiros... Trabalhem, empenhem-se, ajudem a levantar a CVP, mas mantenham os pés assentes no chão. Dêem passos seguros antes de quererem correr.

Encarem estas palavras como construtivas. Também eu sou CVP, mas sou a favor de uma CVP sólida e que não seja feita de "castelos no ar". Não se abespinhem quando alguém vos faz uma critica, tenham poder de encaixe, saibam usar isso para melhorar. Ao vosso dispor para qualquer ajuda que esteja ao meu alcance.

Melhores cumprimentos.

Anónimo disse...

Vão a Aveiras de Cima pode ser que aprendam qualquer coisa...

Ana Maria Luísa disse...

Bom dia caro Anónimo das 20:49,

Com certeza não poderá avaliar se me fio ou não em tudo o que leio aqui nos blogs. Pelo contrário, nem costumo consultar blogs, sendo esta uma das poucas excepções. Isto porque, sempre que necessito, posso esclarecer-me junto dos meus companheiros.

Por outro lado, temos a humildade de confirmar que realmente nos devíamos manter disponíveis 24h/dia, sendo que, esporadicamente, já damos disponibilidade durante a semana. Porém, devo informá-lo que é uma lacuna que temos plena noção e pela qual já estamos a trabalhar no sentido de a colmatar. Contudo, desde quando é que isso pode ser razão para referir que faltam as bases?? Desde quando é que isso pode ser motivo para os parceiros desconfiarem...? Meu Deus... Quanta promiscuidade..! Menos tempo de trabalho não é sinónimo de falta de qualidade, mas isso é a minha opinião.

Muito sinceramente, o que mais me desilude desde que estou na CVP é que os colegas de trabalho (voluntários de outras delegações) tomem o partido de outras entidades (que não deixo de considerar imprescindíveis em qualquer intervenção) e, ao invés de estabelecer um contacto e aconselhar para ajudar a perspectivar soluções para os problemas, não.. Parece que fazem questão de nos confrontar com essas lacunas que já falei, apenas com o objectivo de desanimar.

Mas ninguém disse que ía ser fácil...! E não vamos desistir de lutar pelos nossos interesses, não vamos deixar de procurar as soluções para evoluir e, quando acharem que merecemos ser referenciados como bem sucedidos, não nos vamos restringir à nossa delegação, acredito que procuraremos ajudar outras que já viveram o que vivemos hoje, esta elevada atmosfera de incredibilidade fundada apenas em meras aparências.

Bom trabalho, apresento mais uma vez os melhores cumprimentos a todos os voluntários da CVP

Ana Maria Luísa disse...

Bom dia, caro anónimo das 11:33.

Se não denotasse uma certa provocação na sua proposição, diria prontamente que era com agrado que visitaríamos a conceituada Delegação de Aveiras de Cima.
Porém, se de facto estiverem receptivos, porque não? Tudo o que seja relacionado com formação contínua em CVP, troca de experiências e conhecimentos, penso que deve ser aprovado e repercutido!

Os melhores cumprimentos

Anónimo disse...

A Ana disse..
E disse bem...

Parabéns Ana..
Boa intervenção...

Zé Alberto disse...

Bom dia.
Deixo-vos uma boa leitura de para o fim-de-semana.
Estatutos CVP:

http://www.cruzvermelha.pt/images/stories/pdf/estatutos-cvp.pdf


Atenciosamente

Anónimo disse...

Fico estupefacto com certos comentários desta malta...

Para a camarada Ana de Leiria, então querem ir para catastrofes ainda antes de estarem disponiveis 24 horas por dia? Então e a catastrofe acontecer fora do horário de "expediente"? Esforcem-se lá primeiro para conseguirem essa parte, depois venha o resto.

Para o camarada que acha que a CVP é só ambulâncias... Amigo, informe-se. Há todo um mundo novo para descobrir.

Um abraço a todos e aproveitem os tempos livres para estudar como funciona a CVP.

Ana Maria Luísa disse...

Boa noite.

Mais uma vez, vejo-me obrigada a ser indelicada para me dirigir ao colega Anónimo das 18:08.

Neste momento, interrogo-me se serei eu que estou incapaz de explicitar as minhas convicções ou se são os camaradas que não estão receptivos a compreendê-las...
Portanto, os colegas, certamente, saberão reagir e actuar perante uma catástrofe. Porque não haveremos nós de ser também profissionais competentes, organizados e bem sucedidos ? Sinceramente, não estou a compreender a relação que os camaradas vêem entre a frequência com que trabalhamos com a nossa competência.

Quanto à possibilidade da catástrofe ocorrer fora do horário de expediente, quero acreditar que não era necessário responder a isso. Porém, submeto-me a responder com prazer, obviamente tomaríamos conhecimento de imediato se tal ocorresse e, consecutivamente, passaríamos a estar operacionais.
Com isto, estará o colega a pensar argumentar que demoraríamos tempo. Segundo sondagens feitas, todos nós sabemos que até mesmo as entidades mais conceituadas na Emergência pré-hospitalar, não dão sempre o apoio tão imediato como seria de esperar. De igual forma, de acordo com conhecimentos que me foram fornecidos no primeiro dia, todo e qualquer voluntário da CVP deve estar prevenido para a eventualidade de ocorrer uma catástrofe.

Contudo, volto a referir que é uma lacuna não darmos disponibilidade permanente, temos noção desse facto, mas não vejo a necessidade de nos estarem constantemente a confrontar com algo que já estamos a procurar solucionar. Questiono se será a Delegação de Leiria a única com problemas. Questiono também se não haverão outros problemas por percepcionar e pendentes da procura de solução. Nesse caso, recomendo que os caríssimos colegas não se cinjam a evidenciar o nosso problema, e procurem ajudar a nossa ou outra Delegação ou, se assim preferirem, a indagar outras carências da nossa, vossa ou qualquer outra delegação.

Os melhores cumprimentos aos digníssimos voluntários da CVP

Anónimo disse...

Vocês não vivem neste mundo. Não passam de um bando de curiosos do socorro armados aos cucos.

Ana Maria Luisa disse...

Boa noite.

Colega das 22:44h, desculpá-lo-ei pelo seu comentário totalmente desnecessário e infundado.
Julgo que esse comentário não era de todo alusivo de alguém com a decência indispensável que cada MAA da CVP deve estar dotado.

Anónimo disse...

Não precisa desculpar porque eu nao o retiro. Vocês não percebem nada de nada. Cresçam e apareçam. Vocês sabem lá o que andam a fazer. A culpa é de quem vos deixa andar por aí com ideias tolas como esta. Sou sincero, a esta altura tenho duvidas que vocês consigam levar este Encontro a bom porto!

Mas digo-lhe também muito sinceramente: ESPERO ESTAR ENGANADO!

O tempo dirá quem tem razão!

Carolina Malaquias disse...

Caro Anónimo das 00:00.
Não levei a mal o seu comentário, porque quando é feito sem conhecimento de causa toma um nível de importância nulo.
Nós sabemos bem o que andamos a fazer e fazemo-lo com paixão como o colega decerto faz.
A Delegação de Leiria de facto em alguns dias (não todos) fecha à noite, no entanto os MAA continuam operacionais e capazes de intervir em qualquer situação, como já aconteceu por diversas vezes.
Acima de tudo somos todos membros de uma organização com milhões de voluntários que devem estar unidos. Pena não estarem, mas em Portugal as coisas por norma funcionam mal!
O objectivo deste encontro é o de juntar voluntários apenas e só numa tentativa de sedimentar laços e formação.
No meu ponto de vista, talvez por viver por teimosia minha num mundo utópico, é ridículo ler o que aqui está escrito em relação a Leiria, de facto a proximidade entre as delegações de onde os MAA que os fabricam provêm e a Delegação de Leiria deve ser enorme para que exista tanta implicância, no entanto não é suficiente para que se veja a realidade.
Não convido os colegas a visitarem Leiria porque não me cabe a mim fazê-lo, no entanto isso torna-se impossível porque os mesmos não se identificam. Seria de extrema importância que isso acontecesse, veriam dessa forma que a Delegação cresceu nos últimos anos nas várias vertentes activas.
É pena não haver a opção “actualizar” na cabeça de muita gente, como há nos computadores… Resolveria muitas chatices!
É pena ter-mos tão má fama, pagam os santos pelos pecadores, aquilo que afirma aqui não corresponde à realidade. Digo-o porque a conheço. Os argumentos que têm vindo a ser usados são de tal forma infundados que se tornam ridículos.
Fico triste, mas com vontade de continuar…

Zé Alberto disse...

Caro Anónimo, ou caros Anónimos...
Art 4º dos estatutos da Cruz Vermelha

Voluntariado - a Cruz Vermelha é uma instituição de socorro voluntária e
DESINTERESSADA;

Unidade - a Cruz Vermelha É SÓ UMA. Em cada país só pode existir uma
sociedade que está aberta a todos e estende a sua acção a todo o território nacional;

E intitulam-se vocês voluntário da CVP?

Telmo disse...

Caros colegas de Leiria...
Todos sabemos o que se passa não precisamos de dar explicações a ninguém. Por isso proponho que se acabe aqui com esta discussão ridícula, que não tem outro nome, e deixar o anónimo ficar com a bicicleta, os pedais,o selim, tudo o que quiser, que gente como esta, é como a carolina diz, precisava de update, mas melhor não se pode fazer...

não vale a pena responderem mais a ele, que seja feliz lá com o teclado dele, que nós somos com a nossa realidade...

Quanto ao anónimo só te digo isto..
se fores tão bom a SOCORRER como és a criticar os outros, deves ser o socorrista perfeito pá...
parabéns... mas os IDOLOS são na SIC... pk não te inscreves?

Anónimo disse...

Reparem bem nas mensagens que aqui escrevem, é vergonhoso a preocupação que existe em deitar abaixo e discutir sobre coisas que não tem razão de ser.
Cada Delegação faz o que pode, muito ou pouco não interessa, que faça com qualidade, com gosto e que prestigie a Insituição.
Em vez de se criticarem, ajudem-se, colaborem em conjunto, a CVP é uma só, não é a Delegação A ou B.
Por se perder tempo em discussões destas é que a CVP está a vegetar, PAREM COM ISSO!

Anónimo disse...

O tempo k criticam,porke é k nao damos uma ajuda aos nossos camaradas de Leiria para k tudo corra bem........... Mas sera k nao lutamos todos para o mesmo????

CVP

Joe Doe disse...

A Cruz Vermelha existe para ajudar os outros, mas isso não é possível quando entre os próprios membros não existe união.
Todas as delegações têm defeitos! Cada um deve olhar para o seu umbigo e lutar para melhorar.
Essa gentinha que não tem mais o que fazer do que dizer mal dos outros deviam ser punidos, esses não têm valor suficiente para serem voluntários desta organização.
Colegas da Delegação de Leiria, estou convosco, não liguem ao que estas criaturas escrevem, são frustrados por qualquer motivo, têm pena de não terem sido eles a pensar numa ideia tão boa!
São pessoas como as da Delegação de Leiria que são precisas na CVP!
Contem comigo e Junho!
Abraço

Mário Santos Reis disse...

Uma iniciativa louvável e interessante.

E que comentários produz? Mesquinhez.

Que tristeza. Realmente desmotivante.

Usa-se muito a palavra «camarada». Mas muito, parece , sem conhecer o seu sentido.

Afinal parece que não há Cruz Vermelha Portuguesa!

Haverá antes uns franchisados espalhados pelo País que podem usar essa marca.

Parece. É pena. E é demasiado desmotivante.

Sempre achei o cúmulo da cobardia a má educação anónima ao telefone. Foi sem dúvida ultrapassada pela diarreia de enxovalhos e insinuações anónimas em comentários de blogue.

Será gente que eu cumprimento e trato por Camarada quando nos cruzamos fardados?