quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Fórum de Voluntários CVP

Têm surgido várias vozes anónimas que demonstram o descontentamento pelo "abandono" por parte da sede da CVP. Abandono no sentido de falta de informação, falta de orientações, falta de apoio. Ora se a montanha não vai a Maomé, vai Maomé à Montanha. A administração do Cruz Vermelha para sempre falou particularmente com vários elementos de várias Delegações que demonstraram disponibilidade em avançar com um encontro nacional de voluntários da Cruz Vermelha Portuguesa. É nossa condição para avançar com este projecto que não seja um projecto marginal, ou seja, a sede será informada e convidada a participar activamente bem como todos os voluntários. A bem da discussão, da troca de ideias, de opiniões e informações. A modalidade como o encontro será levado a cabo e os assuntos a tratar serão escolhidos pelos voluntários. O CVPS está ao vosso dispor enquanto veiculo de comunicação. escolha é vossa, o futuro da CVP passa por todos nós.

Aceitam-se todas as sugestões e opiniões.

11 comentários:

Anónimo disse...

Aveiras de Cima tem um grande auditorio, na Casa do Povo, o seu Presidente foi o homem que fundou a Delegação de Aveiras, seria um bom local...a escolher..

Anónimo disse...

A delegação de carvalhais tinha um projecto nesse sentido bastante ambicioso mas que por ser ambicioso e não ter provido de pessoas que pretendem protagonismo foi cancelado pelas altas patentes e levou mesmo ao abandono do antigo coordenador do seu cargo. era provavelmente boa ideia comunicarem com os organizadores para verem como tinham desenvolvido tudo.

Anónimo disse...

O congresso dos Carvalhais nao era ambicioso, era utopico, desprovido de conteudo cientifico e de pessoal credenciado para falar dos temas "ambiciosos". Foi por isso que foi cancelado. Mas pode ser uma boa base, se for levado para a frente com a ajuda de mais pessoas e mais qualificadas.

Anónimo disse...

Boa noite, um encontro para falar de ambulâncias?
Depois de ver vários comentários, tudo vai na mesma direcção, como se a cvp fosse só isso, não a cvp tem muitas áreas de intervenção e que são muito importantes e que de todo devem ser passadas para segundo plano.
No entanto não se esqueçam que essa responsabilidade da urgência é do INEM e os postos PEM, esses estão nos bombeiros, as ambulâncias na cvp ate podem ser um elemento importante, no transporte de doentes agora na urgência as delegações que tem esse serviço, como o próprio nome indica são só reserva e ser reserva quer dizer que só são accionados quando os outros não podem, por estar empenhados.
Delegações como a nossa Fafe, e por exemplo Arcos de Valdevez, Saborosa, Chaves entre muitas outras, também podiam ter ambulâncias mas não tem porque verificaram a competição e ate o mau estar com outros operadores nomeadamente os bombeiros locais que tem essa valência e são apoiados para isso, mas delegações sem ambulâncias B, tem contribuído e muito para o bom nome da cvp, pela assistência social e humanitária no apoio aos mais vulneráveis e aqueles que necessitam de resposta para minimizar o seu sofrimento e a sua dor, quer por falta de apoios quer pela pobreza encoberta e essas são as realidades da nossa sociedade em que os voluntários sem ambulâncias, tem contribuído e dignificado a cvp, porque isso contribui para a defesa dos valores da vida e da sua continuidade, como também apoiar os sem abrigos e os toxicodependentes, idosos, mulheres e crianças vitimas de violência, etc., e não se esqueçam que essa emergência não só é importante por tudo aquilo que de bom se faz em porl destas realidades como não tem competição, por tudo ser pouco para apoiar tantos que necessitam do nosso apoio e ajuda.
Temos recebido toda a informação por parte da sede nacional a todos os níveis e a maior parte sobre estruturas e equipas de emergência, se existe falta de informação deve ser dentro das vossas delegações que não informam dessa realidade.

Anónimo disse...

O de Carvalhais foi cancelado porque os iluminados de lisboa não riscavam nada de nada no projecto, foi cancelado porque os srs assessores não iriam ter protagonismo, foi cancelado porque continuam e vão continuar a brincar com os voluntários, foi cancelado porque o próprio sr. coordenador nacional (Não sei bem o que coordena) não se impôs só para agrdar aos srs assessores e mamar á vontade, foi cancelado porque a CVP está podre. Tentem fazer isso, pode ser que agora deixem.....

Anónimo disse...

Faça-se LUZ! Boa gente da CVP até me atrapalho com o congestionamento do meu grito. Ergamos-nos e sejamos cumpridores dos princípios desta organização. E que comecem a dar o exemplo todos aqueles que têm poder decisório com início nas direcções! Com início na sede porque é preciso repensar e modificar coisas instituídas. Quando algo (parece) correr totalmente bem (hummm)é de surpreender! Mas mesmo que que muitas coisas estejam a ser feitas de forma positiva é preciso melhorar outras e não me parece estar a ser feito tudo o que seria possível. Existem demasiadas coisas implantadas que satisfazem muitos, aqueles que as implementaram e os outros que funcionam solidariamente (nada dizem-pelo menos frontalmente- porque assim também usufruem do sistema).
É verdade que concordo que a CVP deveria ter um sistema muito próximo ao militar especialmente no que isso confere em termos organizativos e da compreensão implícita para os voluntários da hierarquia e dos deveres. Pois agora isto está entregue tão somente ao carácter do indivíduo.
MAS é necessário TODOS estarem preparados para mudanças, aceita-las, colaborar na implementação e execução de novas ideias e depois de dado o tempo adequado dar a opinião final. Se positivo procura-se melhorar ainda mais ou pelo menos manter se negativo é PRECISO MUDAR. E se as pessoas que decidem não têm a humildade de "ver" e procurar alternativas e saber aceita-las, venham de quem vierem, então é PRECISO MUDAR AS PESSOAS.
E andamos com esta areia na engrenagem há décadas de heranças com bolor a serem passadas a pessoas que, existem, e procuram dar continuidade a coisas que nada tem a ver com os princípios universais da CV.
A sede confiava na responsabilização das delegações/núcleos mas estes eram dispares na observação das regras instituídas e a sede nunca teve capacidade de fazer cumprir cabalmente o que propunha acrescentando a isto a sua incapacidade para ouvir e filtrar o resto da CVP. Sim porque a grande parte não está lá (sabiam senhores do poder?) E será necessário esclarecer que a soma das partes é superior ao todo?
E agora que são só delegações, que continuam a fazer pela vida nos seus locais é preciso estar consciente: NÃO é só ser presidente ou CLE ou
outra coisa é preciso saber merecer e conquistar de forma honrosa (ou já não sabem o que é honra, dignidade e VERDADE?) MAS senhores da sede isto também não é um franchising ou se tem de pagar royalties por usar logótipo da CV e descarregar regras sem auscultar as partes e ter o máximo e permanente consideração pelo esforço que localmente se desenvolve. Ah! e localmente a ideia de que "eu é que consegui, eu faço como quero" tem de ser banida.
Mas é preciso melhorar, mudar, reconstruir, é preciso DIALOGAR.
Por isso força, assertivamente, dêem início ao processo, com todos e que NINGUÉM FALTE.

Anónimo disse...

Lá estão os protagonistas de sempre com medo e a pensarem que lhes querem roubar a qualificação... O problema da CVP é esse mesmo está entregue a pseu-doutores que não percebem patavina disto e depois não deixam os outros fazerem nada.

Anónimo disse...

A Delegação de Carvalhais, nao passam de uma cambada de miudos que so veem os interesses deles, sem ligar onde pisam para os conseguir..

A caminho do fundo é o caminho a seguir por vós..

Anónimo disse...

Os "iluminados" dos Carvalhais continuam a criticar os "iluminados" de Lisboa.

Os iluminados dos Carvalhais têm uma CVP que tem 14 elementos, 12 deles são assalariados. Raramente fazem emergências e querem ir falar aos outros sobre emergências.

Os iluminados de Lisboa têm a teoria, fazem e acontecem mas a verdade é que a CVP não sai da cepa torta.

Teve que ser um blog e um grupo de "voluntários anónimos" a juntar-se e a tentar dinamizar uma coisa com pés e cabeça, assim esperemos que seja...

A CVP está cheia de gente capaz, muito know-how. Vamos definir temas a abordar e entre os nossos voluntários definir nomes de pessoas capazes de liderar uma discussão saudável sobre cada tópico.

É a minha sugestão. Obrigado

Anónimo disse...

Um encontro para falar de ambulâncias? Só? Acha mesmo? O encontro é para falar do que se quiser. Ainda agora nao começou e já estão a dizer mal? Que já fizeram para fazer algo diferente? Tenham vergonha, é também por causa de individuos como vocês que a CVP não evolui. Quem um fórum interessante e produtivo? Façam por isso em vez de só criticarem

Anónimo disse...

Epá não falem mal dos Carvalhais, até parece perseguição, lá por eles tentarem organizar um evento sem autorização da "presidenta", e que resultou na saida do Coordenador local, lá por eles andarem sempre com a mania que são grandes, mas sempre a custa dos mesmos, que são os assalariados,pk só teem 14 colaboradores, é mto triste serem sempre eles o cepo das marradas!

Quanto ao congresso de voluntários eu acho muito bem, e mais eu lançava o desafio ao CVPS, para darem o primeiro passo e lançarem algo como um sitio onde os interessados a organizar se pudessem inscrever e depois seleccionava entre esses uma equipa de trabalho para levar a cabo a organização, pk se não for assim daqui a um ano, ainda vao andar todos a pensar em organizar um evento!

Pensem nisso, o meu bem Haja para todos

Frederico Padre