terça-feira, 21 de setembro de 2010

Reportagem em Aveiras de Cima I

Depois de uma época em que tanto se falou da CVP e em particular da delegação de Aveiras de Cima o BPS decidiu e em virtude de ter um objectivo para cumprir deslocar-se até Aveiras e ver com os seus próprios olhos o trabalho que estes homens e mulheres estão a desenvolver.


Chegar a Delegação foi muito fácil, um edifício pertinho da saída da Auto-Estrada (A1) pequeno e muito modesto. A primeira impressão que tivemos foi que estaríamos perto do que poderia perfeitamente ser uma secção de um qualquer corpo de Bombeiros deste país.


Umas instalações cansadas e com pouca operacionalidade com muitas, demasiadas até, viaturas na rua por falta de espaço.


Fomos recebidos pelo coordenador adjunto, Sr. Paulo Silva, que fez as honras da casa e nos apresentou um pouco melhor o projecto e nos fez elucidar sobre muitas das dúvidas que pairam no ar em torno desta delegação.


Com uma área de intervenção já com alguma dimensão e uma vila com cerca de 8 mil habitantes, a Cruz Vermelha está numa zona fulcral ás portas de Lisboa e com uma das Auto-Estradas mais movimentadas do país sendo um meio de socorro não só local mas com reincidência sobre outros concelhos. Accionados pelo CODU e pela população não negam a saída de qualquer meio para qualquer situação. A população conta com eles em todas as áreas do socorro, pelo que vê-los a cortar uma árvore em dias de temporal pode ser para nós um espanto mas para o povo de Aveiras uma situação perfeitamente comum. Fazem-no à custa da delegação pois não sendo um meio de Bombeiros o CDOS não lhes paga um único cêntimo.


Durante hoje, amanhã e quinta feira apresentaremos mais imagens e um pouco mais do que recolhemos sobre esta delegação, que pode não ser a única do país mas é com certeza única em muitas das missões e valências que têm.


Uma delegação da cruz vermelha que é, e com orgulho daquele corpo de voluntários e de alguns profissionais, a ferramenta de salvação publica em qualquer momento de aflição. Uma casa com a porta aberta para o Socorro de Pessoas mas, e ao contrario de muitas deste país, de bens também.

Mais há para dizer sobre Aveiras de Cima por isso acompanhe-nos durante o dia de hoje, amanhã e quinta-feira. Aos que nos receberam o nosso muito obrigado pela paciência e dedicação demonstrada. Com isto o BPS prepara-se para entrar na época pós-ECIN e abrir novamente as portas para semanas CB e mostrar a todos os colegas as corporações deste país.



Reportagem conjunta BPS\CVPS

6 comentários:

José Carlos disse...

espectacular.
parabens por este video ainda vai no começo da reportagem e confesso-vos que ao ver estas imagens e estes meios fiquei impressionado, meios como estes é que toda a CVP deveria de ter.
parabens para quem fez a reportagem e parabens para Aveiras.

Fábio Tristão disse...

Tenho muito orgulho em fazer parte desta Delegação da Cruz Vermelha! Parabéns por esta reportagem...

Fábio Tristão

SOC. CVP Aveiras de Cima

Anónimo disse...

Gosto muito desta reportagem, é com casas destas que dá rgulho pertencer a CVP há 8 anos!

Agora acho que a admnistração deveria fazer isto a todas as delegações, 1 por mês!

Anónimo disse...

concordo com o anonimo das 13:29, todas as delegações que pretendão dar aconhecer os seus meios e a missão que desempenham deveria disponibilizar-se para que fossem feitas reportagens, já que fisicamente é tão dificil contactarmos uns com os outros pelo menos através deste blogue poderiamos começar a darmo-nos a conhecer e a trocar experiencias.
concordo consigo não sei se os administradores partilham desta nossa opinião.

Anónimo disse...

esta é uma delegação que desperta muita curiosidade em todos os que prestam socorro neste pais, já tive oportunidade de a visitar algumas vezes e confesso que para alem dos excelentes meios que dispõem são de uma organização exemplar na area da emergência. será que a cvp não teria muito a ganhar se utilizasse os métodos de aveiras em outras delegações que interveem na emergência? é uma sugestão que fica para a coordenação nacional. em meu entender são unidades como esta que nos podem transmitir experiencia e conhecimento. sei tambem que o coordenador é um homem muito experiente nesta area será que a cvp está a tirar partido do saber deste coordenador?
um abraço para o pessoal de aveiras e para todos da cvp

José Carlos disse...

porque é que este blog não coloca aqui a entrevista feita pelo BPS ao coordenador de Aveiras de Cima? visitei o blog dos BPS, visionei a entrevista e considero que este coordenador sabe do que fala, seria interessante que o pessoal da cvp tambem a visse e a comentasse.
um abraço para todos