segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Censura chega a Leiria?


A iniciativa da Delegação de Leiria de organizar um Encontro Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa continua a dar que falar. Desta vez a "censura" chegou vinda de Lisboa. A organização, na tentativa de ter um espaço de divulgação e troca de ideias criou uma pagina no Facebook, algo que não agradou à Coordenação Nacional. Depois de terem feito criticas à forma como a iniciativa está a ser organizada, decidiram por também entraves ao que é publicado na rede social. Segundo um dos elementos da Organização, até o nome da página teve que ser alterado para "proposta para I Encontro Nacional CVP". Sem duvida, lamentável. Também a pagina oficial do Encontro foi alvo de critica, sendo obrigada a ser encerrada, passando a estar "temporariamente indisponível". Será que não era preferível que a Sede colaborasse mais em vez de criticar tanto? Será que em Lisboa não têm mais nada com que se preocupar?

Link

Responda quem souber!

16 comentários:

luís disse...

Eu coloco outra pergunta:

Será que a censura se deve ao simples facto desta boa iniciativa não ter tido origem em Lisboa?

Fica a questão no ar a quem quiser responder...

Luís Vizeu

Anónimo disse...

Fechemos as unidades de emerguencia da CVP e lisboa k trabalhe.se calhar á uns anos atras aquela tal senhora teria razao em alguns aspetos seria bem bom k todas as unidades fechassem para aqora se entregar o socorro a todos menos a cruz.ao existe a hipotese de greve de voluntariado?!

João Tavares disse...

Estou em condições de poder afirmar que tudo foi feito dentro dos conformes, e quem deveria ter conhecimento segundo o estatuto, tinha. Infelizmente a sede nacional com resposta directa por parte do Sr Pimenta Araújo afirma que é um projecto sem pés nem cabeça.
Posso ainda adiantar que 2 colegas neste momento estão em risco de serem alvos de um processo disciplinar, segundo também o Sr. Pimenta, mas ainda não têm acusações feitas, pois segundo coordenador local dos mesmos não existe fundamento.
Com isto posso ainda dizer que tudo está temporariamente suspenso
e por tempo indeterminado(ou seja, para sempre)


Teriam gosto em ler o projecto elaborado? Tenho acesso ao mesmo.
se estiverem interessados informem.

Anónimo disse...

Sim, chegou!

Anónimo disse...

Então que carvalhais tinha feito as coisas á revelia da sede e por isso tinha sido cancelado...se calhar não foi bem assim como podem ver...e o site desse evento n foi encerrado enquanto o evento não foi todo cancelado é preciso fazer frente aos que estão sentados a secretária e querem ser donos das boas ideia...força leiria sem desistir!!!

Anónimo disse...

Está mais que visto que a opressão toma uma posiçao de destaque na instituiçao.

Cada vez mais temem que a união dos voluntarios leve esta casa no caminho da Emergencia deitando assim por terra as pretençoes dos senhores de Lisboa que cada vez mais insistem em implementar o Apoio Social como estrutura primaria da CVP. A CVP tem os seus principios e origem, com intervenções em situações de catástrofe e na Emergencia Médica e á espaço para o Apoio Social mas como disse muita vez antes de abandonar a casa onde cresci durante 8 anos, nunca devemos esquecer as nossas origens, e devemos sempre dignifica-las fazendo cada vez mais um melhor trabalho para que aqueles que diariamente precisam de nós sejam bem servidos e assim elevar o bom nome da CVP junto da populaçao e quem sabe no estrangeiro.
Tenho pena da iniciativa não ter ido para a frente pois seria de esperar um bom debate entre todos aqueles que representam a instituiçao e sairam concerteza muito boas ideias e projectos desse evento.

Melhores dias virão concerteza.

Cumprimentos

Tiago Batista

Carolina disse...

Pus-me a pensar no porquê de Lisboa insistir tanto no apoio social... É, sem dúvida, uma área importante da qual não podemos descurar. É, acima de tudo, aquilo que traz dinheiro, visibilidade... Dinheiro porque há projectos que precisam de parcerias (entenda-se apoio financeiro).
Por outro lado, a visibilidade dada no apoio social é muito maior do que a obtida em Emergência. Porque em emergência, os senhores jornalistas, no alto da sua competência chamam-nos "Bombeiros"... Não há Cruz Vermelha, nem Socorristas ou Especialistas em Emergência. Mas no apoio social já há "Tonis Carreiras" e similares que atraem pessoas em angariações de fundos e etc. Dinheiro, portanto.
Posso estar enganada, mas nunca vi a Popota a pavonear-se perto de uma ambulância, nem livros de receitas a não reverterem para a causa maior (com todo o respeito e orgulho que tenho na área social e no apoio prestado a quem dele precisa).
A origem da Cruz Vermelha remete a 1859 (se não me engano), em Solferino, numa batalha. O objectivo foi apenas e só prestar socorro aos feridos de guerra… Lisboa esqueceu-se disso. A Cruz Vermelha nasceu para a área da emergência, digam o que disserem!
Como tal acho de uma importância desmedida que se treine; troque impressões, experiencias e conhecimentos; que nos juntemos e nos conheçamos.
Não entendo o motivo que levou ao cancelamento deste projecto, aliás, pensando melhor até entendo e arranjo já uma solução. Se o problema de Lisboa é o de não conseguir a tal visibilidade, dinheiro, etc, com este evento, resolve-se já… Pomos a Popota no cartaz e chamamos o Toni Carreira para ir lá cantar!

Anónimo disse...

E porque não avançamos de vez para um encontro informal de voluntários? Não nos podem proibir de reunir nem de falar uns com os outros. Não precisamos de autorizações de ninguém.

Anónimo disse...

Eu apoio e vou...

Anónimo disse...

concordo com a Carolina..
Sao factos no entanto a sede não quer a emergencia...quer o apoio social,popota(com devido respeito),que obviamente não calha a todos..eu mudava um pouco os estatutos, e fazia um grupo de escuteiros(com devido respeito),montava um grande bazar de Natal(ta proximo) e sua localização seria em Lisboa,fica sempre bem para um foto todas figuras..qual emergencia,e so a grande emergencia...que alguem difina grande emergencia,fica aqui o pedido aos grandes iluminados..

Anónimo disse...

Tomara já que tomem essa decisão vá para a frente, tenho quase a certeza que na minha delegação em poucos dias temos um Corpo de Bombeiros montado...valá acabem de uma vez por todas e deixem de andar a enganar o voluntariado...A Delegação mais operarional do Planeta...

Anónimo disse...

A CVP foi a pioneira no ensino do socorrismo em Portugal, na emergência que os socorristas mais antigos da CVP ainda se lembram de fazer, canalizavam veias e intubação se necessário.Neste momento, todos nos ultrapassaram nessa vertente pré-hospitalar, a verdade seja dita e reconhecida. Não que os socorristas da CVP tenham deixado de ser bons no que fazem...mas porque alguém, permite que sejamos espezinhados todos os dias mais um bocadinho. Como?Deixando perder(nem quero pensar que seja de forma propositada)as oportunidades.Deixaram-se ultrapassar. Agora o que eu ainda não entendi, é o que pretende a Direcção Nacional? Pergunta que gostaria de ver respondida, quais os objectivos (mas os reais). Será que a sede nacional já se esqueceu de como nasceu a CVP e porque? dos estatutos? De não fazer juízos de valor, especialmente sem fundamentação? É realmente mto estupido e reforço.... mto estupido que a Direcção nacional ande a cortar as pernas às suas bases. Ou seja os voluntários. Já pensaram o que é da CVP sem voluntários??? havia de ser engraçado. As delegação fechavam as portas e depois é que eu queria ver como era. Insultar voluntários?? Mas o que é isto? Andamos todos aqui a fazer um esforço descomunal para fazer um bom trabalho e tentar preservar o que ainda resta do bom nome da CVP para quê? Para ser-mos insultados?? não pessoal isto não pode acontecer.Algo de mto errado se está a passar.Falam tanto das fardas...E por falar em fardas, porque não consultaram os voluntários, porque não temos direito a uma opinião, somos nós que andamos por ai fardados, vocês só estão na atras da secretária. falam tanto de coisas banais? querem saber?? qualquer dia deixam de ter o mais importante.... os MAA´s.

António Jorge disse...

Lamentável, a esperteza de alguns. Lamentável a praça pública quando na verdade andam cada um por si.
Pensam que Leiria teve uma grande ideia ou copiou a ideia dos Carvalhais? Pensaram que tinha sido cancelado por vontade local? Ou que tinham mais influência na sede? Se criticam os de cima que o exemplo que venha de baixo!
Porque não contactaram e evitaram o mesmo erro, nos mesmos pontos??? Protagonismo??? Desinteresse não foi com certeza...

Anónimo disse...

Senhor António Jorge, está por acaso a dizer que os colegas de Leiria copiaram a ideia. Sabe, se não denuncia às autoridades competentes está a compactuar com uma ilegalidade (plágio), ou seja, é cúmplice!
Sabe o que lhe digo? Vá plantar batatas e pelo caminho dê banho ao cão, está bem?
O SENHOR TEM A CABEÇA CONSPURCADA!!!!

Anónimo disse...

ideias para demonstrar o bom trabalho que a cruz vermelha faz não faltam, sejam em carvalhais ou leiria( em lisboa em que andam a passear pra foto.
publicidade negativa não ajuda nem dignifica ninguem INTEGRIDADE.
todos presisam de ajuda e a cruz vermelha deve estar pronta para ajudar quem presise(seja acidente ou uma causa social) HUMANIDADE.
não devia a direcção nacional deixar as delegações dinamizarem (já que só dinamizam para fora, não aproveitando o potencial humano da instituição, afastando assim pessoas) sem intervir e controlar? IMPARCIALIDADE.

Anónimo disse...

Tanta parra e pouca uva,se querem organizar um evento de ambito nacional è claro que tem que ter o abalo da coodenação nacional,ou vamos continuar na antiga republica das bananas,vejo muitos comentários que dizem que è preciso mudar,que queremos uma c.v.p. melhor mas para isso è preciso cumprir as normas, porque so não quer ver è que diz que as coisas não tem evoluido. anes de fazer quaquer comentário acerca da cvp vejam se já fizeram algo para que seja melhor.