terça-feira, 12 de outubro de 2010

Demito-me das minhas funções de voluntariado!

" 11/10/2010.
 

Estou incrédulo por não haver respeito, falta de comprimento dos direitos do voluntário, falta de compreensão das minhas ideologias e opiniões.
Fui convidado a sair e proibido de concluir o curso de T.A.T entre outras situações já mencionadas por e-mail do qual é o único contacto que a direcção tem comigo.
Fui socorrista voluntário da Cruz Vermelha Portuguesa, à qual muito me orgulho de ter pertencido durante quase dois anos, pois trata-se de uma instituição que ajuda a salvar milhares/milhões de pessoas todos os dias, por esse mundo fora, sem receber nada em troca.
Durante este tempo fiz muitos e bons amigos, desde socorristas a enfermeiros, entre outras pessoas que também colaboram com aquela casa. Contudo, e como nada é perfeito e como não podemos agradar a 'gregos e a troianos', creio ter feito também alguns 'inimigos', isto porque desde que lá entrei, certas pessoas tentaram desde início 'correr' comigo, por motivos que me são alheios.
Posso não ter sido o socorrista perfeito (duvido que os haja, pois todos estamos susceptíveis de errar), mas durante o tempo que lá estive ninguém pode apontar o dedo ao meu empenhamento. Fico triste por deixar algo que me fazia sentir bem, mas saio de cabeça erguida por ter a certeza de que tudo fiz, quando chamado a intervir. Digo também que cansei de ser o 'palhaço' e de fingir que nada via ou ouvia. A todos os que me apoiaram quando mais precisei, o meu muito obrigado, quanto às outras pessoas, apenas digo que continuem com determinadas mentalidades e comportamentos e o mais certo é haver cada vez mais voluntários a sair do que a entrar. 


Bem-hajam os voluntários!
 

Samuel Alexandre Guerra Pina
 

Atentamente"

Questionamos: Quantos mais se seguem?

20 comentários:

Anónimo disse...

Smauel envia o email qe a direção te enviou pa. gostariamos de ver aqui.

Anónimo disse...

eu não sei de onde é este voluntário, mas que é verdade isto em muitas delegações lá isso é, as direções tem a mania que sao donos dos voluntarios e destroiem tudo.

Anónimo disse...

Oh Samuel? 2 anos de voluntário? não fazes sequer ideia ainda do q é ser voluntario!
Eras Socorrista e não acabas-te o TAT em dois anos?
Ui o q se passa aqui?
Já agora oh Samuel, não me parece que gostasses muito da Cruz Vermelha, sabes porque? porque a CVP nao é agueda, é uma unica CVP, nao te sentias bem nessa casa saás a procuravas resposta noutro lugar, agora mandar mails para este blog e para blogs bombeiros?
O tipo de voluntario que és percebi pelas tuas atitudes.
Um Voluntario do norte

Anónimo disse...

oh Mascarenhas, cala-te, pá! Tiraste um curso para burros e agora andas a querer mostrar o que aprendeste mas mais valia estares quietinho.

Anónimo disse...

Pseudo-Engenheiros, Pseudo-Especialistas, verdadeiros artistas! Estão a destruir o que ainda sobra da delegação de Agueda. É outra que está rendida ao Apoio Social, emergência não faz. É triste ver o que se está a passar.

Anónimo disse...

...pois 2 anos e nem o curso acabou? lololol

Agueda é interessante! Em Agueda não havia um Voluntário que era do INEM de Coimbra e que saiu voluntariamente de lá (função publica... bom salário , estabilidade... porque terá saido? fez alguma e foi convidado a sair?) e depois foi para a cruz ser coordenador de plataforma e novamente convidado a sair por razões válidas (ou não, quem sabe?)...
Agueda é de facto estranho ou há alguem neste Blogue que quer deixar agueda mal visto???

Anónimo disse...

É muito triste vir para aqui um pseudo-socorrista, tentar mais uma vez denegrir a imagem já tão debilitada da CVP, porque é que em vez de escreveres para o Blog a denunciar, (que estás no teu direito), não escreves para a Sede Nacional e te queixas? Pk é que em vez de vires para aqui dar uma imagem de mártir, não ages como uma pessoa que realmente se interessa pela casa e pela causa, e tentas mudar as coisas, em todas as Delegações a nivel nacional existe sempre atritos entre as direcções e os voluntários, pk? pk os voluntários querem seguir os ideais de Solferino, salvar feridos e doentes, as direcções actualmente seguem os ideiais da Segurança Social, eles são linha 144, apoio de 1ª linha, lares de 3ª idade, gabinetes de apoio ao sem abrigo etc..., tudo serviços que deveriam ser uma mais valia da Cruz Vermelha e que actualmente em muitos sitios se tornou prioridade, isto é um coisa que não lembra nem ao maior humanista do mundo, logo em vez de vires para aqui dar "bordoada" na tua direcção, faz algo de util e denuncia lá para baixo para lisboa, chama os media, faz algo que realmente nos vá tentar dignificar a todos, e não penses que estas sozinho, pk à quantidade de anonimos que vem para aqui criticar terão todos a chance então de marcar a diferença, eu serei um deles pk me identifico sempre e saberão sempre quem sou.
E já agora acho que deves ser msm um bom voluntário, não me intepretes mal, mas sem TAT, so podes ser msm um pseudo-socorrista, pk não deverias entrar sequer numa ambulancia de transporte!

Bem Hajas

Frederico Padre

Anónimo disse...

Boa Tarde

Frederico Padre e Voluntário do Norte


aiiii óhhhhh phaaaaaaaaaaaaa

Anónimo disse...

"falta de compreensão das minhas ideologias e opiniões"...

Desculpa lá mas na CVP há uma coisa 7 principios fundamentais... sabes o que é ou és "voluntário" e não sabes o que isso é...
Ideologias e opiniões ficam na porta da CVP... lamento

Anónimo disse...

Queixar-se para a sede nacional, mas estão loucos???? Ainda não perceberam que a escumalha dos velhos retrogados estão todos feitos, é como a igreja o cardeal diz Amem e o resto repete, não teem direito de dizer algo contrario, aconselho a fazeremm queixa no MP da Comarca ou na PJ.

Anónimo disse...

Por falar em esquecidos ...

Há uns tempos atrás criticou-se aqui a participação da CVP de Pereira numa cerimónia religiosa em Pereira.

Hoje, por acaso (porque até nem sou católico) vi umas imagens de fátima e ..... quando não é o meu espanto quem eram os carregadores do altar???? Alguém da CVP? PSP? GNR? não!!! eram mesmo bombeiros lololololol AGORA NINGUÉM CRITICA. Então agora os srs. adminitradores não fazem um post??????

Anónimo disse...

Voluntário socorrista sem TAT? Komo é k é possível, se até profssionais de saúde komo enfermeiros ou médicos têm k ter formação na área do socorro para entrarem numa ambulância? Depois perguntam pk é que a CVP está komo está... Metem pessoas a brinkar em vez de pessoas kom formação!

Anónimo disse...

Anónimo de 13 de Outubro de 2010 10:51, Frederico Padre e outros demais...devem pensar que o mundo só comporta as vossas perspectivas e, humm, pelas vossas capacidades "inatas" de "ver" que tipo de voluntários são os outros deveis ser doutos incapazes de ter a coragem de opinar contra o sistema. Porquê? Só há uma resposta e não será de certeza por se considerarem construtivos ou até concederem o benefício da dúvida aqueles que "reinam" como se na Coreia do Norte estivessem, por sucessão, isso tem contornos de quem NÃO É VOLUNTÁRIO mas tem benesses de algum tipo. Porque senão tentariam compreender as razões e não apontarem soluções tão estúpidas como "ah Águeda isto e aquilo, ah podias ir procurar outra cruz vermelha..." Sois inócuos para o debate. E não é a instituição que está mal são os que dela se servem para se promoverem socialmente e eternizarem o tráfico de influências. O Voluntariado quer servir quem necessita e não ser MÃO de OBRA GRÁTIS para que alguns senhores verem o seu ego e perfil ser valorizado. até à próxima.

Anónimo disse...

Oh anónimo de 14/10 4h59,

Tu é que parece que necessitas de promoção amigo!
Tu e o Samuel tem o verdadeiro pincipio do Bombeiro, mudem de instalações! lol

Qto ao andor de fátima e o artista que deve ser um ilumindao de pereira, queria que se comentasse o que ?
Não percebes-te q a nivel ideologico não existe comparação entre Bombeiros Portuguees e Cruz Vermelha?
Sabes quais são os prinipios fundamentais da CV?
Forma-te!

Anónimo disse...

pois é amigo eu às 04h09 da manha costumo dizer as coisas mais disparatadas que me veem à cabeça, não tenho nenhuma função na instituição digna de relevo, se calhar pertenço a uma Delegação onde se passa exactamente o mesmo que que se passa com o camarada samuel, mas de uma coisa te posso dizer antes de vires para aqui outra vez opinar sob a batuta do anonimato e que a CVP precisa é de martires, onde é que estão os martires todos de qualquer causa, eu passo a explicar-te bem devagar, os martires estão todos mortos, e é o que vai acontecer ao camarada se ceder à sua direcção, partindo de um principio de outra instituição mundial, mais um lema, que é : "... quando morreres tenta deixar o mundo um pouco melhor do que o encontraste...", e com essas vossas atitudes radicalistas, os srs do poleiro de Lisboa não são obrigados a trabalhar, vcs queixam-se todos que estão a acabar com o voluntariado e afins, mas que fazem para inverter a situação? nada vem para aqui mandar umas pataias, mandar umas bocas e o mais estranho vem para aqui atacar outros voluntários com pontos de vista diferentes, ninguém aqui é dono a 100% da verdade, mas ao menos quando vierem da proxima vez para aqui mandar umas bocas e umas pataias tenham consciencia que quem está a ler isto faz exactamente o mesmo que vcs nas suas casas tentam lutar contra o sistema instaiurado, cada um à sua maneira e com as armas que tem, agora atitudes derrotistas e negativistas, é que EU PENSO, quenão são bem vindas, pk só ajudam a dar cabo da pouca moral existente entre os voluntários desta instituição designada por Cruz Vermelha Portuguesa!

Frederico Padre

Anónimo disse...

boas, passem na CVP de Santarém e vejam o que é "trabahar por amor á camisola" ou basta procurar na net e verem o tipo como é aquila por la..
abraço a todos e vamos continuar a lutar pelos ideias em que acreditamos e fomos formados
bem hajam

Samuel Pina disse...

Eu Samuel Alexandre Guerra Pina Não fui eu que publiquei este email.

Samuel Pina disse...

Não fui eu que publiquei isto se fosse eu tinha o meu email.

Anónimo disse...

Pois não costumo responder a inócuos mas farei ao sr. de 14 de Outubro de 2010 09:04! Provavelmente ainda tu não sabias o que eram princípios já eu era voluntário da CVP. Mas inculto como tu demonstras ser só podias ter afirmações desse tipo "Tu e o Samuel tem o verdadeiro pincipio do Bombeiro, mudem de instalações! lol". Não sei quem é o Samuel mas sei que os bombeiros são pessoas dignas,que por acaso também lá têm sabujos, inconsequentes e pseudo samaritanos sem qualquer espírito crítico construtivo e muito menos interventivo, como tu. Humm às vezes acho que também atribuem a designação de "Pau Mandado". Como vês tal como nos bombeiros a CVP não é perfeita. Por isso cala-te lá com essas comparações ocas. Ah e deves pensar que estás em algum partido para pensar que a CV anda no mundo das ideologias. Tu o sr. que chama camaradas aos companheiros da CVP. Ou talvez saudosista do tempo para-militar.
Caríssimos ser voluntário não é ser individuo sem ideais, capacidade de observação, de intervenção e participação activa. Não seria também aceitável atacar a instituição mas a questão é que esta é feita, edificada por pessoas e entre estas estão alguns que manipulam a maioria e é a esses que me digiro porque para continuar a caminhar é por vezes necessário tirar algumas ervas daninhas do caminho que muitas vezes estão dissimuladas (os hipócritas) no meio das boas. E o que faz o grosso do voluntariado? Diz amen a alguns desses srs que se servem do poder de forma indevida e é para contrariar e desmascarar esses pseudo voluntários que é preciso ser interventivo o que não quer dizer que se está a querer dizer mal da CV. Ser voluntário não é a mesma coisa que ser samaritano. Presente

Simonov disse...

Caro Samuel,como tu há muitos, eu fui um deles, juntamente com varios outros camaradas meus, ao mesmo tempo, é uma pena perder-se voluntarios desta forma. Eu era TAS juntamente com 2 outros que saimos por atritos enerentes à nossa condição. Contudo chega a altura em que um homem tem de mostrar que o é, e não e um rato, ou algo que se espezinha. Muitos podem nao gostar dessa minha ideia, e dizem que os ratos sao os primeiros a abandonar um navio sao os rato, contudo, so tenho a dizer que este navio á muito que anda a meter agua, e quem tem poder para o remendar o ker desta maneira.
Camaradas, uma coisa e certa, a forma mais facil de governar e vencer, é a de Dividir para conquistar, e a realidade é que essa tem sido a estrategia de quem manda. Vesse por aki, pelos juizos que cada voluntario faz do outro, sem sequer o conhecer, ou conhecer os seus motivos, que se vê o quao facil é isolar um elemento "inconveniente" nesta casa, e fazer com que todos os outros lhes virem as costas de como se fosse alguem com uma doença contagiosa, em vez reconhecerem que aquele voluntario seja ele bombeiro, socorrista, ou seja la o que for é uma pessoa que ta a dar o seu tempo para servir algo, numa sociedade que infelizmente o que importa é o "EU". Fico tao triste por ver que esse mesmo "EU" aparece constantemente, nas frases de ... "EU" sirvo a CVP á 20 anos e ainda estou cá, no sentido de criticar o facto de outro voluntario ter saido, por ter visto a sua integridade moral ter sido afectada, de como os 20 anos de casa ou os galoes nos ombros representassem um poder de Juiz e Acusador. Não e isto que se pratica nos outros paises, Médicos Enfermeiros, Socorristas entre outros que estao no meio de selvas e hospitais pelo mundo fora, anos a fios, longe da familia. Esses sim, que escolheram carreiras de problemas, em prol do "EU" deviam ver ao estado a que isto chegou. Não sou dono da verdade, longe disto... mas so digo mais uma vez: ENQUANTO CONTINUARMOS DIVIDIDOS E A NOS DESCRIMINAR UNS AOS OUTROS, NADA MAIS MERECEMOS QUE O ESTADO A K ISTO CHEGOU E PELO QUAL TANTO LAMENTAMOS. Cada um de nos tem responsabilidade na materia, TODOS. Principalmente quem quer julgar.

Cumps