quarta-feira, 6 de outubro de 2010

"Já chega de tempo, mexam-se!"

Resposta do nosso leitor rui spencer dada neste post

"Ó Dias,

Os 3 mosqueteiros até podem ter evitado que agora estivéssemos todos num lar, mas depois disso já fizeram o quê? Quantos anos já passaram? Quantos mais vão ser preciso para começarmos a ver obra?

O excelentíssimo senhor Tenente Coronel nem no COE consegue meter ordem. Isso não passa de uma delegação encapotada e que se houvesse uma emergência a sério nunca teria capacidade de resposta imediata. Com um bocado de sorte a catástrofe acontece de dia, porque se for de noite nem tá lá ninguém para atender o telefone...

Os PMA´s existem e são uns quantos, mas se vocês se mexessem talvez existissem mais e estivessem mais rentabilizados. A coordenação inter-delegações só existe porque as delegações se mexem e isso só resulta se as coisas forem bem feitas...

Protocolo com a ANPC? Mas estão a gozar conosco? Mas vocês julgam que é um papel que vai mudar mentalidades? Na ANPC ninguém se lembra que a CVP existe! Veja o caso do desabamento no Algarve, da A23, da A25, dos incêndios, etc. É preciso trabalho de campo, todos os dias, é preciso provar pelo valor aquilo que valemos. Esse papelinho que (dizem vocês) estão a negociar nunca passará disso mesmo, de um papel. Levantem-se da cadeira, vão aos CDOS, vão aos Corpos de Bombeiros, façam a ponte entre a ANPC e a CVP, é para isso que vocês estão num lugar de coordenação.

Atribuição de PEM´s? Olha lá, não percebem que esse papel que vos mandaram foi só para vos calar e para o "politicamente correcto"? Que o presidente do Inem só vos deu isso porque é um simpático e não vos podia deixar sem resposta? Esse papel é de 2009, ano em que o Inem atribui mais PEM´s que nunca. Em ano de eleições foram dadas ambulâncias e PEM´s a qualquer zé bombeiro. E à CVP? Zero! Nada! Desde que vi o Costa Pereira falar no primeiro fórum sobre o SIEM, na FIL ainda não vi esses "sonhos" todos avançarem um metro. Se as delegações não se mexerem nunca na vida terão um PEM. O que a Sede está a "negociar" é que o primeiro PEM da CVP terá sempre que ser no COE, porque seguindo a vossa politica de financiamento alguém tem que pagar a esses funcionários todos, os armazéns, os materiais, etc... E o jeito que dá o subsidio trimestral do Inem, han? Bem podem as delegações ter milhares de saídas ao ano, terem pessoal formado, bom equipamento que nunca lhes valerá de nada, enquanto o COE não tiver uma amarela, mais ninguém terá.

Ao contrário do que o meu caro diz, as opiniões aqui escritas não valem um tostão furado, valem muito mais que isso. Quem aqui escreve, bem ou mal, é quem todos os dias dá o corpo ao manifesto e para além dos normais obstáculos de qualquer projecto da vida, encontra entraves inexplicáveis, muitos deles resultantes da vossa inépcia. Se vocês passassem mais tempo a ouvir as opiniões talvez não tivessem tantas criticas e as coisas avançassem mais e melhor. Somos nós que construímos o dia a dia da CVP.

Há efectivamente muitos licenciados em Gestão, Medicina, Direito, Engenharia, Enfermagem e muitas outras nas fileiras da Cruz Vermelha. Em vez de lhes dizerem que a opinião vale menos que um tostão furado, talvez os devessem rentabilizar. É uma mão de obra especializada... e voluntária. Bem direccionada pode ser uma incrível mais valia. Para quem se diz especialistas em gestão e financiamento vocês passam um bocado ao lado do óbvio, não?

Já chega de tempo, mexam-se! Queremos é ver aquilo que vocês dizem no terreno!
"

5 comentários:

F.Dias disse...

Caro Rui

Tanta agressividade, calma, inspire fundo, conte até 10, expire e relaxe...

Não faço parte da Cordenação Nacional, sou funcionário/voluntário da Estrutura Operacional de Emêrgencia da Amadora.

Acho que está a misturar as competências das Delegações com o COE/GPC, os PMA´s não têm que ser rentabilizados pelo GPC/Sede mas sim pela Delegação Local, era o mesmo que voçe comprar um franshise do KFC e ficar á espera que o KFC Sede efectua-se as vendas por si.

De 178 Estruturas Operacionais de Emergencia sabe quantas enviaram o relatório de meios no final do ano?

Como quer voçe que se dê meios á ANPC se as proprias delegações não comunicam com o GPC/Sede.

Qualquer Cordenador sabe que um PEM não passa de um poço financeiro, mas no entanto acaba por ser uma mais valia para cativar/motivar o Voluntario, logo aumentar a sua estrutura.

Não sei o que quer dizer quando se refere relativamente ao COE e á amarela, provalvelmente está mais bem informado do que eu ou têm acesso directo ao Diario da Caserna...

As opiniões/criticas na minha opnião só são validas se apresentadas com uma solução, criticar por criticar é façil. Difiçil é apresentar/implementar soluções.

Como deve estar de acordo, ou não mas isso já é um problema seu, 90% dos comentários aqui colocados não passam de lavagem de roupa suja, é nesse conceito que afirmo não valerem um tostão furado.

Sem duvida alguma que a informção na CVP não flui, mas se sempre que se dá um passo seja em que direcção for, aparecerem logo os expert's a criticar e deitar abaixo tudo e todos, não vamos longe.

Sejam mais construtivos usem esta plataforma de maneira construtiva, até pode ser que os 3 mosqueteiros leiam o que por aqui se escreve...

Enquanto acreditar na CVP vou dar sempre o benificio da duvida ás pessoas que estão á frente da estrutura, quem sabe pode sêr que um dia apareça um Capitão Manuel Velloso, ou que o mesmo volte ás suas origens.

Anónimo disse...

Ele que volte e já...

Bruno Alves disse...

Sr.s administradores, não precebo como uma opinião de um comentador passa a post, e um conjunto de perguntas feitas sobre a Delegação de Aveiras, da qual foram feitas reportagens, nem são respondidas nem postas para apreciação, mas vamos ficar sentados à espera e a ler posts de individuos que so sabem criticar, mas não so não dizem o que ja fizeram?? como não apresentam qualquer solução.

Obrigado

Bruno Alves disse...

Rui, ainda não fui ao dito coe depois de o paulo de la ter saido, e nessa altura aquilo era uma vergonha, agora tenho falado com varios elementos que la estiveram inclusive com os de pereira e pelo que dizem não tem nada, com o que la existia e se passava.
Quanto ao tc por muito pouco que fez ou venha a fazer ja fez mais que os outros todos que la passaram nos ultimos seis anos e foram varios, ja falei com ele pessoalmente duas vezes e por telefone algumas, é uma pessoa aberta e sempre disponivel, criticar é facil mas os meios para realizar sonhos e concretizar objectivos esses são muito poucos por isso devemos todos apoiar, ajudar e colaborar com opiniões e trocas de experiencias, uns com os outros no sentido de dignificar a nossa cruz.

Boa noite

luís disse...

"Há efectivamente muitos licenciados em Gestão, Medicina, Direito, Engenharia, Enfermagem e muitas outras nas fileiras da Cruz Vermelha. Em vez de lhes dizerem que a opinião vale menos que um tostão furado, talvez os devessem rentabilizar. É uma mão de obra especializada... e voluntária. Bem direccionada pode ser uma incrível mais valia."

Este excerto dispensa qualquer tipo de comentário.
Subscrevo inteiramente.

Luís Vizeu