quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Que voluntários queremos ser?‏

Email do nosso leitor Luis Vizeu:

"Caros administradores do blog:

Como voluntário da Cruz Vermelha de Coimbra aproveito desde já para elogiar a criação deste blog por pessoas que (apesar de não ter o prazer de vos conhecer pessoalmente) deixam transparecer  um enorme espírito de iniciativa
Mas, permitam-me alguns reparos:
Como já se devem ter apercebido, nem todos os que escrevem neste blog, aparentam ter boas intenções, colocando e proferindo muitas vezes falsas afirmações, sem conhecimento de factos, originando guerrinhas de bairro, pelo que gostaria de ver uma melhor triagem da vossa parte. Também alguns posts vossos tem origem nos meios de comunicação social, e como sabemos, nem sempre as notícias são verdadeiras ou explicadas de uma forma clara, tendo muitas vezes como objectivo, somente a própria venda da notícia. Assim, também nestes casos, deveriam ter um critério mais cuidado com o "tipo" de notícia que colocam e com a forma como a colocam.
Sendo eu voluntário há cerca de 15 anos, muitas vezes colocando a vida pessoal em segundo plano em prol da Instituição sinto-me bastante desmotivado e algo desiludido, tal como muitos outros voluntários espalhados pelas várias delegações do nosso país, que não se revêem no que espelha por vezes este blog. Digladiarmo-nos não é a nossa missão. Não é esta a causa que nos deve mover. Existem Princípios da Cruz Vermelha que nos devem nortear e que todos devemos conhecer e respeitar. Ainda que não o façamos, empreguemos então os nossos princípios cívicos e de boa educação. A continuar a este ritmo, veremos a Cruz Vermelha transformada num cesto de roupa suja, alimentada por indivíduos sem escrúpulos, cobardes, ou seja, sem Homens nem Mulheres.
E aí, quem vai perder é a nossa instituição, mas mais que ela, os verdadeiros perdedores serão aqueles que todos os dias enquanto voluntários ajudamos.
Será isto que queremos?

Com os melhores cumprimentos,

Luís Vizeu"

3 comentários:

Anónimo disse...

Luís,

És um elemento valoroso e digno. Infelizmente o espírito que norteia a "tua" Cruz há muito que deixou de ser a dos valores que tu e outros como tu abraçaram há tantos anos.

Pessoas como o Vítor são contra tudo o que o espírito CVP representa. E no fundo acho que tu sabes disso.

Por causa dele e de quem órbita em torno dele, pessoas como eu e outros saíram com magoa, porque o espírito está cá dentro, não morre.

Um forte abraço e esperança em melhores dias.

Alguém que te conhece bem.

luís disse...

Caro colega:

Agradeço o teu elogio, mesmo não sabendo quem és.
Apesar disso, não posso deixar de notar que não leste o meu texto com atenção. Acabei de condenar os ataques gratuitos e anónimos, mas julgo que tu não reparaste. A pessoa em questão é um Amigo meu e como tal não posso aceitar esse tipo de comentários, tal como não aceitaria se os comentários fossem para qualquer amigo meu. Podes ter saído com mágoa, mas os problemas resolvem-se no interior da instituição e não na praça pública. Não considero que seja de boa educação referir nomes e desferir comentários desse género acerca das pessoas duma forma anónima e neste local.

Cumprimentos,

Luís Vizeu

Anónimo disse...

Luís,

li com atenção o que escreveste, mas mantenho a minha opinião. Infelizmente os problemas não se resolvem dentro de portas, pessoas como a que falámos não permitem tais "democracias". Resolve-se silenciando, oprimindo e expulsando. É assim há muito tempo e penso que sabes disso. Lamento se isto te ofende, mas é o que penso. Bom trabalho