terça-feira, 24 de agosto de 2010

Ainda a A25


O acidente de ontem na A25 é oficialmente a maior operação de socorro montada em Portugal até hoje. Em número de vitimas, meios de socorro, equipas de emergência e entidades envolvidas. Agora que se ganha o necessário distanciamento dos acontecimentos começa-se a ganhar a noção que esta operação, para além da dimensão, impressionou pela coordenação e desempenho. A coordenação ficou sob responsabilidade do CODU de Coimbra em articulação com os CDOS de Aveiro, Viseu e o CNOS em Lisboa. É neste ponto que gostávamos de nos focar. O CODU enviou os meios próprios do INEM e articulou-se com os CDOS para o envio dos meios dos Bombeiros (ambulâncias, carros de fogo e desencarceramento). Nenhuma destas entidades (INEM e ANPC) se "lembrou" de accionar a CVP. As Delegações mais próximas com equipas de socorro serão Viseu e Águeda. Destas localidades saíram muitos meios dos Bombeiros, especialmente de Águeda.

As questões que se põe:

- Para se articular com a CVP, o CODU liga para onde? Para quem?

- Para cada uma das Delegações? Ja vimos que é impossível numa situação destas.

- Quem sabe que meios a CVP tem disponível a cada momento?

- Será necessário uma central (tipo CDOS\CODU) para a CVP?

28 comentários:

Anónimo disse...

normal.PEREIRA FICA MUITO LONGE

Anónimo disse...

A CVP de Agueda reforçou as suas equipas e manteve 4 piquetes até perto da meia noite. Infelizmente não houve qualquer contacto por parte do CODU no sentido de accionar qualquer equipa. Ainda bem que não houve falta de equipas no local mas mais uma vez a CVP não existiu. Em qualquer outra parte do mundo a CVP estaria na linha da frente...A CVP não está morta, simplesmente está esquecida...

Anónimo disse...

A CVP de Agueda tem um PMA. Será que o INEM sabe...Será que a protecção civil sabe?... seria necessário vir a VIC do Porto havendo um PMA a 20 KM da ocorrência????? Muitas perguntas...arranjem respostas...!!!!

:) disse...

Boas camaradas
Para começar não acho que tenha sido o maior acidente do género em Portugal como é dito no post.
Já se esqueceram do Acidente do autocarro em Junho do ano passado?
Do acidente de 81 carros na A1 na zona do Cartaxo?
E dos vendavais que afectaram especialmente a zona oeste do pais?
Vamos valorizar também quando as CVP esta presente e com bastantes meios.
Quanto a central tipo (codu/cdos) acho que seria bem-feita mas cuidado na sua localização e das pessoas que são la colocadas a trabalhar.
Não vamos dar emprego por dar a uns que não percebam patavinas disso.

Anónimo disse...

A CVP Agueda reforçou as equipas? E ao menos informaram o CODU disso? Estão à espera que alguém adivinhe que voces existem?

Anónimo disse...

Isto parece uma lavandaria, quem acciona os meios de socorro é o CODU e neste caso o de Coimbra tem que perguntar porque é que não foram ambulancias da cvp e caso ainda não tenham percebido não podem ir meios para os teatros de operações sem serem accionados.
Eu trabalho num CODU.

Anónimo disse...

concordo com o anonimo da 01.03... é preciso na devida altura mostrar que estão meios humanos e materiais disponiveis para esses incidentes...

Anónimo disse...

Pois é, Faltou Pereira e Aveiras e estava tudo resolvido!

Anónimo disse...

alem de pereira estar longe dai nao terem la visto cvp nenhuma agueda lembrousse de se eskecer de ligar po codu a informar que estavam disponiveis e com que meios...o codu devia saber mas kem nao chora nao mama...basicamente se estavam a postos ligavam e informavam e caso nao fossema ctivados depois sim reclamavam....em pereira havia equipas prontas a sair e tambem nao foram activadas....do codu alem da VIC da VMER e da UMIP sairam duas SBV para o local...essas sim bem mais longe k CVP Aguedae pouco mas mesmo pouco mais perto que CVP Pereira...mas enfim...

Cruz Vermelha para sempre disse...

Para o anónimo das 0hh22:

http://economico.sapo.pt/noticias/emergencia-medica-montou-maior-operacao-de-sempre-no-terreno_97596.html

Anónimo disse...

sem duvida estivemos perante um acidente grave.
nesta situação o CODU,deve de emediato passar o accionamento de meios para o CDOS que por sua vez atraves da autoridade de protecção civil coordena toda a operação de socorro, é o que esta no protocolo. quanto aos meios da cvp se não aparecerem por iniciativa propria nunca serão accionados. os cdos só acionam meios de bombeiros porque é o que está na lei.
no entanto o CODU deveria respeitar os principios do SIEM ou seja acionar os meios mais proximos do local independentemente das entidades a que pertencem, mas isso não passa de um principio, porque na realidade o CODU nunca cumpre com este principio e envia constantemente para os locais de ocorrencia os meios que estão mais longe. senhores do INEM isto esta muito errado e não defende de forma alguma os reais interesses das vitimas e é uma vergonha para o socorro em portugal.

Anónimo disse...

a serio, que grandes cromos que vem para aqui falar, Agueda tem um PMA? então quantos médicos tinham a postos para enviar para o local? quantos monitores desfibrilhadores possuem para o equipar? e já agora tinham lá quantos enfermeiros? o Que ia para lá fazer o material se não havia ninguem para o manusear? e a Pereira pergunta-se o mesmo. isto não era um simulacro era uma operação real, logo tinham de levar alem do material, pessoal. Quanto a falta de meios da cvp no local, isto que se está aqui a passar reflete bem o estado das coisas, veem para aqui falar mal de todos e ainda querem ser accionados? deixem-se de vir para os Blogs criticarem-se uns aos outros e pode ser que da proxima saiam, pk enquanto estiverem para aqui a falar mal, paga o justo pelo pecador, e ninguém sai, e podem escrever isto!

Frederico Padre

Anónimo disse...

Alguns elementos da CVP estiveram na prestação e coordenação do socorro a este acidente, ainda que como funcionários do Inem. Alguns deles com funções bem relevantes. Pq não se fala com estes elementos? Pq não se pergunta que experiências tiveram? Que conhecimentos obtiveram? Em vez de estes elementos andarem a abobrar pelas unidades, pq nao sao aproveitados?

Anónimo disse...

Gostava de saudar os comentadores das 19h32 e das 23h32, porque efectivamente é esta a leitura e a visão da realidade, o inem montou uma operação para demonstrar que tinha meios e com prontidão e para tentar ocultar os problemas internos, pondo em causa o socorro nomeadamente em Coimbra, sem cumprir o que esta no siem. ver noticia do económico, que anexo:

Não posso deixar de dizer que fazem comentários sem propósito e falar qualquer um o faz, mas alicerçar isso é preciso saber e coragem.

Tenho visto comentários depreciativos por parte de alguns que dizem que sabem de emergência e que estiveram em acidentes e que os outros não sabem nada e nunca estiveram nestas situações, nomeadamente o coordenador da plataforma 2, o Paulo que conheço bem e que inclusive trabalhou comigo aqui no inem e esteve sempre ligado as ambulâncias e quando Lisboa teve uma ambulância inem ele fazia parte das tripulações, esteve nos maiores acidentes, foi comandante da unidade de Lisboa fez uma missão internacional em Timor, etc se não tem experiência não sei quem terá na cvp e qual o voluntário que tem.

Como profissional do inem não me vou identificar por varias razões mas conheço os dois mundos e posso dizer que a organização da cvp esta bem pensada, no entanto o remar contra a maré nunca deu bom resultado muito pelo contraio trás náufragos, só com o apoio de todos é que podemos evoluir e dignificar a nossa casa, mas com este tipo de atitude de por tudo e todos em causa, só vai criar desconfiança e anticorpos quer nas instituições quer nas hierarquias quer nos pares que depois vão ser muito difíceis de eliminar.

-----------------------------------
Acidente na A25
Emergência Médica montou maior operação de sempre no terreno
Catarina Duarte - in económico
25/08/10 00:05
Em menos de meia hora, o INEM montou um hospital de campanha no local do acidente.
O acidente na A25, que deixou o país em estado de choque na segunda-feira, levou para o terreno a maior operação de sempre do INEM. Com 46 viaturas acidentadas e quase uma centena de pessoas a precisar de cuidados médicos, foi preciso deslocar para o local do sinistro dezenas de ambulâncias, médicos e bombeiros, tendo sido mesmo necessário montar um Posto Médico Avançado de triagem e prestação dos primeiros cuidados às vítimas.
Em apenas 28 minutos, o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) de Coimbra, responsável pela coordenação da operação, levou para o terreno duas viaturas de intervenção em catástrofe, seis viaturas médicas de emergência e reanimação, uma unidade móvel de intervenção de psicólogos e 20 ambulâncias.
"Foi a maior operação do INEM numa situação de acidente", disse ao Diário Económico a delegada regional da delegação do Centro do INEM, Regina Pimentel, considerando "muito satisfatória" a resposta dada pelas equipas de emergência médica.

Anónimo disse...

Anonimo das 11:51,

É bom que não te identifiques, porque enquanto funcionário do INEM és um triste. Vires para um blog da CVP criticar os teus colegas, ainda por cima sem razão, é no minimo lamentavel.

A tua visão é a tipica das gentes que actualmente estão por aí a boiar...

Criticam, criticam, criticam mas não mexem uma palha para levar o barco para a frente.

Acredito que o Paulo tenha esse curriculo todo. Mas esse curriculo está morto, cheio de pó e teias de aranha. É apenas uma recordação.

Um curriculo é para ir enriquecendo, não em proveito próprio mas tendo como base o trabalho desenvolvido em prol de algo.

O Paulo actualmente apenas acumula benesses. Não faz nada de produtivo que aumente o curriculo ou que melhore a CVP.

Queres mais provas do que tem acontecido ultimamente?

A25, Castro Daire, São Pedro do Sul, etc

A CVP só existe nas palavras bonitas do Paulo.
Na práctica... Não!

Anónimo disse...

Boa tarde sou medico voluntario da cvp, e gostava de saudar os criadores deste blogue. Por poder ser um veículo importante porque nestes fóruns de debate de conhecimento de opinião e de critica, devem ser interactivos.
No entanto aquilo que tenho visto, embora os temas em debate sejam interessantes e na ordem do dia, os comentários esses de pouco ou nada servem muito pelo contrario, quando só se critica, sem em nada contribuir, estamos a condenar quem não se defende de forma inglória e sem qualquer significado e a desviar daquilo que nos devia unir e tirar partido das opiniões e criticas construtivas e das propostas para que se possa prestar um melhor apoio.
Decorre da missão da cv um apoio humanitário e para isso e aquilo que aqui se fala - as ambulâncias - como sendo a única mais valia, poderão ser um apoio nessas situações, não esquecer que uma organização que tem no seu seio voluntários estes nem sempre estão presentes o que implica que em situações de desastre grave com multivitimas não podemos estar a espera que cheguem para socorrer quem necessita e esta encarcerado, logo só quem esta preparado para esta resposta o pode fazer, como será o caso de algumas delegações que sejam reserva e tenham 24h.
Por isto e outros comentários já feitos sr.s administradores temos que honrar a criação do blogue e o seu nome cruz vermelha para sempre, mas se vão permitindo este desgaste e este tipo de comentário de insulto e de só deitar a baixo chegamos à politica da terra queimada em que as pessoas interessantes para o debate vão deixar de vir, e devem então mudar o nome porque o que parece e que querem que a cvp vá por agua abaixo.

Anónimo disse...

A plataforma está à imagem do coordenador.

Não se esqueçam que esse Sr. Paulo e o Sr.Lima conhecidos pela dupla maravilha, foram afastados supostamente por alguma coisa.

Para variar a incompetência é premiada na CVP e estão melhor que nunca.

Manda-se uma pataniscas viaja-se, mesmo estando afastado da àrea operacional à algum tempo e a coisa vai andando, desde que venha uns dinheirinhos e uns cursinhos...hehehe

Agora é só ganhar, ter estatuto e não fazer nenhum.
Querem melhor...!??

Anónimo disse...

"nesta situação o CODU,deve de emediato passar o accionamento de meios para o CDOS que por sua vez atraves da autoridade de protecção civil coordena toda a operação de socorro, é o que esta no protocolo."

Sim, é o que está no protocolo. Mas vives em que planeta? Os CDOS dão o TILT quase de imadiato e não é preciso nem metade de algo como o que se passou na A25. Coordenação é coisa que simplesmente não são capazes de fazer, no entanto ajudaram no accionamento de meios e isso sem duvida foi essencial para o bom resultado final da operaçao. Mas coordenaçao... Nem sonhes com isso.

Em relação à CVP sem duvida que é nestas alturas que se nota a falta da Plataforma. É impossivel ao CODU accionar uma CVP uma a uma. Sim, pq não há no INEM a informação das capacidades de cada uma das unidades.

Em relaçao à CVP Agueda... Seria interessante o blog fazer com Agueda aquilo que fizeram com Viseu. Dar umas luzes, fazer umas contas de mercearia e abrir algumas pestanas. Fica o desafio à administração do blog. Até lá, senhores de Agueda, nao abram mais a boca. Estao a "queimar" a CVP.

Anónimo disse...

Em águeda só não se faz mais por culpa dos iluminados do presidente e do CLE....cromos pá

Anónimo disse...

Era melhor que o pessoal perde se tempo era a constuir algo de util, como, locais onde se vendem ambulancias a preços economicos, como tendas, materiais uteis para quotidiano de cada quartel e delegação. Sim poque ha muitas existe muitas faltas de verbas para ter 6 ambulancias em cada base, porque nem todos tem a direcção que desejava etc, etc. Se organiza sem mais simulacros a nivel regional e nacional, as coisas podia melhorar sem duvida, so gostava que dos erros se pode se ver melhoras e nao criticas destruidoras e insultos como se ve. Exite muitos locais com falta de meios, tendas, equipamento basico, será quem fala aqui tao bem nao conheçe locais de venda ha bom precos desses equipamentos??!! ou como adquiriram??!! Ha sempre alguem que vem de fora e conheçe locais que se vende materiais a bom preço que pode ajudar algumas bases em dificuldades economicas, ja nao bastando as direcções querem acabar com a emergencia.. sim pq dizer na cara das pessoas que não, mas se ñ investem em meios como se pode trabalhar sem eles???!! So se forem os socorristas ha pé para as situações..

Era de bom agrado que pode sem pensar niss, fazer um link ou algo assim e colocar lá ambulancias de varios categorias, tendas etc, ou ate mesmo alguma base esteja a vender alguma.. pensem nisso era uma boa ajudar.. obrigado

Anónimo disse...

Era melhor que o pessoal perde se tempo era a constuir algo de util, como, locais onde se vendem ambulancias a preços economicos, como tendas, materiais uteis para quotidiano de cada quartel e delegação. Sim poque ha muitas existe muitas faltas de verbas para ter 6 ambulancias em cada base, porque nem todos tem a direcção que desejava etc, etc. Se organiza sem mais simulacros a nivel regional e nacional, as coisas podia melhorar sem duvida, so gostava que dos erros se pode se ver melhoras e nao criticas destruidoras e insultos como se ve. Exite muitos locais com falta de meios, tendas, equipamento basico, será quem fala aqui tao bem nao conheçe locais de venda ha bom precos desses equipamentos??!! ou como adquiriram??!! Ha sempre alguem que vem de fora e conheçe locais que se vende materiais a bom preço que pode ajudar algumas bases em dificuldades economicas, ja nao bastando as direcções querem acabar com a emergencia.. sim pq dizer na cara das pessoas que não, mas se ñ investem em meios como se pode trabalhar sem eles???!! So se forem os socorristas ha pé para as situações..

Era de bom agrado que pode sem pensar niss, fazer um link ou algo assim e colocar lá ambulancias de varios categorias, tendas etc, ou ate mesmo alguma base esteja a vender alguma.. pensem nisso era uma boa ajudar.. obrigado

Anónimo disse...

Então ó grande anonimo das 11h51 quando tiveres os tintins no sitio e te quiseres identificar eu tenho todo o prazer em ir ter contigo para trocar-mos pontos de vista.
So para que conste eu nasci na cvp e o inem é um meio de subsistencia.

Anónimo disse...

anónimo das 0:38 ou se preferir zelly ou zé ou lá como preferir ser chamado. Volte lá para o buraco onde subsiste, para o teu blog institucional ou para a sua subserviência aos senhores da sede. passe bem.

Anónimo disse...

Boas noites.

Em primeiro lugar, dispenso comentários depreciativos. Os meus comentários têm sido sempre públicos, mostrando sempre quem sou. Não tenho necessidade nenhuma, ao contrário de uns e de outros, de fazer comentários anónimos! Eu sou José Fernandes de nome (e não zé), e zellys de alcunha desde muito novo. Eu sou funcionário do INEM há 10 anos e voluntário da Unidade de Emergência da Amadora-Sintra há 5 anos.
O meu blog, é o MEU blog, não é o blog sa sede nacional, nem da delegação A, B ou C.

Como já o disse muitas vezes e irei repeti-lo pela última vez aqui, a "função" do blog CVP-EMERGENCIA , é a divulgação do bom que se faz nas unidades por esse país fora.

Há muito podre, muita porcaria, e muita falcatrua, e também não faltam os sítios onde isso é divulgado!

Não tenho necessidade da CVP para nada, de facto não uso a CVP! Colaborei com a sede nacional em regime de voluntariado no que diz respeito ao projecto da decoraçao das viaturas. E mais nada!

Pauto a administração do MEU blog por ser isenta, mostrando SÓ, o que de bom se faz na CVP.

Querem alterar, querem mudar?
Proponham, lancem projectos, lancem desafios.

José Fernandes

Anónimo disse...

ao anónimo das 19:32
posso dizer-te que vivo no planeta terra, já tu não sei.
eu fiz esta afirmação
"nesta situação o CODU,deve de emediato passar o accionamento de meios para o CDOS que por sua vez atraves da autoridade de protecção civil coordena toda a operação de socorro, é o que esta no protocolo."
e mantenho-a, porque para alem de estar consignada em lei é aquilo que assisto diariamente mesmo em pequenos acidentes rodoviarios, infelizmente esta é uma realidade no tal planeta onde vivo, e é assim que se dá cabo de todo o SIEM e das goldens houres que os pseudocranios dete pais tanto gostam de apreguar como se fossem eles os verdadeiros defensores dos reais interesses das vitimas, venham para o terreno e depois vejam a asneirada que fazem todos os dias no despacho de meios,e estes senhores têm nomes (CODU e CDOS) dois parceiros tão amigos que tornam donos do socorro em portugal apenas o INEM e os Bombeiros com prejuizo da CVP.
bem hajam amigos e camaradas da cvp.

Anónimo disse...

será que foi o CODU e o CDOS que deram cabo da CVP ou será que mais uma vez a CVP ficou para trás ao não ter uma central coordenadora dos respectivos meios e que se articulasse com as outras duas?

Anónimo disse...

Concordo com o anónimo das 0h52. O CODU e o CDOS têm que ter resposta, soluções, dados concretos para poder decidir qual o melhor meio a enviar. O discurso do coitadinho não resulta, não é isso que vai fazer a CVP melhorar. Existem razões para enviar meios mais longe estando algumas vezes meios da CVP mais perto. Já pensou quantas CVP funcionam só "às vezes"? Sabe quantas CVP´s asseguram actualmente serviço 24h? Aqui na minha zona são só duas. Sabe quantas CVP´s só funcionam entre o jantar e a meia noite, que é o tempo que se vai até à unidade beber um café? Aponto-lhe mais do que aquelas que funcionam 24h. Enfim... Todos os dias se dão tiros nos pés e depois vimo-nos para blog´s lamentar e dizer que a culpa é dos outros. Trabalhem, organizem-se, comecem a apresentar qualidade no trabalho e talvez comecem a ver algumas coisas melhorar. Com lamurias não vamos a lado nenhum.

Anónimo disse...

A lei diz que o CDOS só faz despacho de meios bombeiros.
Os responsaveis da CVP que quizeram ser autonomos e mamões, quiseram ficar de fora com o estatuto proprio, agora mamam a bucha,conheço pessoas que se debateram quando isto aconteceu, os responsaveis fizeram orelhas moucas, agora aguentem-se, fazem a bela da pataleca e o Oeiras qualquer coisa.