terça-feira, 3 de agosto de 2010

Viseu e a falta de visão estratégica

Com o tempo quente que se tem feito nos últimos tempos e com a agravante da chegada em força dos fogos florestais, Viseu mergulhou num caos a nível da Emergência Médica. No fundo, este conjunto de factores apenas trouxe ao de cima as fragilidades do sistema.

Há muito tempo que o volume de serviço é alto em Viseu, mas com a necessidade de desviar meios dos bombeiros para os incêndios o socorro no concelho ficou reduzido à ambulância "SBV" do INEM. Os Bombeiros Municipais debatem-se com grandes problemas de falta de pessoal e há muito que deixaram de operacionalizar a segunda ambulância que lhes está atribuída. Com os fogos, a única que circulava também "encostou".

Os Bombeiros Voluntários debatem-se com o mesmo problema que afecta a maior parte das casas deste género: a falta de voluntários. Os assalariados cumprem os serviços programados de transporte e só sobra para a emergência se não haver nenhum serviço de transporte...

No meio disto, onde fica a Cruz Vermelha de Viseu? Não fica. É sabido que as CVP dependem do serviço de ambulâncias para sobreviver. Viseu não é excepção, como tal, para além do normal serviço de transporte podia (e devia) aproveitar estas oportunidades para expandir a parte de emergência.

Algumas contas de merceeiro:

Média de saídas INEM por ano no concelho de Viseu: 8970

Média de serviços\ano feitos pela SBV Viseu: 5760

Média de serviços\ano feitos pelos BM Viseu: 2880

Média de serviços\ano feitos pelos BV Viseu: 330


Ora, através das contas muito simplificadas podemos chegar à conclusão que existe uma "oportunidade" de 3210 saídas\ano que estão por explorar. Se fizermos a média a 25 euros por saída estamos a falar de mais de 80 mil euros.

Esta verba permite pagar assalariados e investir em equipamento.

Mais importante que isto, permite que a CVP Viseu se expanda, em número de saídas, em número de elementos (sim, as saídas de emergência atraem os voluntários), em meios materiais e mais importante em prestigio como instituição.

A Cruz Vermelha existe para socorrer, é essa a razão da sua existência, daí chamarem-se Equipas Operacionais de Emergência, esta é uma grande oportunidade de o fazer e ao mesmo tempo a mesma ser a emergência ser subsidiada.

São os transportes que financiam uma casa, mas é a emergência que atrai os voluntários e são os voluntários que asseguram também os transportes. Todos estes factores são indissociáveis.

Não existem muitas oportunidades como esta...

27 comentários:

Anónimo disse...

Faltou-vos dizer no texto:

A\C Coordenação Local e Regional.

Infelizmente o caso de Viseu é transversal a todo o país. Falta alguém que indique o caminho.

Anónimo disse...

Tranversal a todo o país?

Não fales do que não sabes! oh a"r"nonimo!

E 25€ por saída? era bom era, mas para as tuas contas não te esqueças do seguinte, prazo medio de recebimento, e prazo medio de pagamento!
Mas como as tuas contas são de mercaria comprendo de que não saibas do que falas!
cumprimentos!

Anónimo disse...

Por causa de velhos do restelo como o das 10:13 é que isto não avança.

Prazos médios de recebimento e pagamento?
Pela tua maneira de pensar é preferivel não trabalhar, não fazer, não evoluir, não nada. Assim ninguém se chateia!

Junot disse...

É engraçado virem dizer que está tudo mal, mas nunca ninguém rebate os argumentos. Estas contas valem o que valem, não faço ideia se estao certas, mas realmente parece haver um bom potencial para inovar e isso ninguém parece querer ver. É preciso é dizer mal de quem dá ideias. Ao anonimo das 10h13 gostaria de dedicar um "poema":


"Primeiro vieram prender os judeus

E eu não levantei minha voz

Porque não era judeu.

Depois vieram prender os comunistas

E eu não levantei minha voz

Porque não era comunista.

Depois vieram prender os homossexuais

E eu nao levantei minha voz

Porque nao era homossexual.

Depois vieram prender os sindicalistas

E eu não levantei minha voz

Porque não era sindicalista.

Depois vieram prender-me

E já não havia mais ninguém

Que levantasse a voz por mim."

Cumprimentos a todos

Anónimo disse...

boa tarde a todos...parece-me que as suas contas tem as melhores das intenções contudo temos de ter em consideração mts outros factores...nao sei como elaborou as suas contas mas a que se refere pagar pessoal? (será das 9 às 18 )e depois, como assegura o resto do tempo??? por voluntários que já vimos nao existirem...ou duplica-se os gastos com o pessoal de modo assegurar as noites??tambem nao sei quanto lhe custou a sua ambulancia que utilizou nos calculos, depois nao sei qual a parte que associou ao combustivel, às revisoes da viatura, e a formação do pessoal(se bem me lembro o TAS até estão fechados a muito tempo para a cvp, pelos menos na regiao centro), e tambem o custo do material para a própria Ambulancia...
e mais...tambem nao sabemos a frequencia com que os serviços aparecem..na nossa delegação fazemos poucos Codu´s mas quando aparecem, sao logo aos 2 e 3 duma vez...como vê as suas estatisticas nao estão bem fundamentadas...nao o condeno..se aqui estou é porque sinto algum interesse neste Blog, agora é preciso ter em atenção todos estes permenores...so para terminar 25€ por saida???claramente os serviços nessa regiao sao pagos por outro valores ou e entao nos é que andamos a fazer mal as contas...

Anónimo disse...

Caro anónimo das 14:13 tenho outra solução para a delegação de Viseu. Fechem as portas! Assim deixam de ter despesas com pessoal, viaturas, combustivel, etc. E o melhor de tudo é que deixa de ter chatices! Que tal? Boa?

Meus caros, estas contas são uma resenha, mas quem as fez, penso eu, apenas vos está a demonstrar um caminho. A maneira como o percorrem, ou sequer se o percorrem, depende exclusivamente de vocês.

Não podem esperar que alguém vos vá oferecer uma ambulância. Que alguém vos patrocine o combustivel ou que os voluntários caiam do céu.

Têm duas opcções, ou ficam a lamentar a vossa sorte, ficam na mesma e acabam na mesma amargura que muitas outras delegações, ou, investivem, fazem um forcing, traçam uma estratégia, definem objectivos e tentam cumpri-los.

Já falaram com alguém acima de vocês? Já pediram ajuda? Já pediram conselhos? Já fizeram calculos? Já falaram com alguém do inem? Já falaram com o Coordenador de Plataforma? Já fizeram alguma coisa?

Já repararam que há quem esteja disposto a ajudar-vos?

Agora é preciso vocês quererem!

Anónimo disse...

A base e sustento da Cruz Vermelha é o VOLUNTARIADO. No dia em que deixarem de pensar em evoluir com base nos ASSALARIADOS e começarem a pensar no que é preciso para um VOLUNTARIO se dedicar à CRUZ VERMELHA talvez comecem a ir a algum lado.

Anónimo disse...

gostei do espirito do anonimo das 15 e 06 mas dd qd é q a cvp tem "especialistas" em inem?

Anónimo disse...

A CVP tem know-how em muitas areas, na EPH então é mato... O problema é que estes elementos estão dispersos pelas respectivas unidades e por vezes nem mesmo nessas são rentabilizados. Seja por falta de mecanismos da estrutura ou de formaçao por parte das respectivas coordenaçoes. Forte abraço a todos os que voluntariamente tentar levar o barco para a frente!

Anónimo disse...

a cruz vermelha de viseu fez 3512 saidas CODU sem contar emerguencias o ano passado informen-se velhos do restelo

Anónimo disse...

esta viatura ja nem existe nesta delegaçao desde 2007 tem muito boas maquinas e muito bom caminho para andar grande cvp vieu

Anónimo disse...

este blog deve ser anti CVP viseu pra voces nada ta bem se ca tivessem a uns aninhos atras......deve ser por isso que comentarios que incomodam nao sao aceites.fla antes da tua delegação

Anónimo disse...

Pelos vistos são os proprios de Viseu que querem continuar na cepa torta. Enfim, gabo a paciencia de quem ainda perde tempo com esta malta. Deixem-nos da mão!

Alexandre Carvalho disse...

Caro amigo:

A verdade é que com a época de fogos existem poucos meios de emergência Inem (SBV) e a CVP de Viseu, aquilo que não consta aqui é que a CVP de viseu tem sido bastante solicitada pelo CODU para efectuar emergências no nosso Concelho (o amigo tem que se actualizar).
Fala-se que a emergência atrai os voluntarios, caro amigo a CVP não é só emergência, pela tua lógica eu sou voluntário só para fazer emergências, não tem cabimento é absurdo.
Sabes falas muito, gostava que viesses falar comigo pessoalmente para debater-mos este assunto e eu apresento te os numeros que tu nao puses-te aqui, és um pessimo merceeiro acredita, o teu objectivo é deitar abaixo mais nada, mas se tivesses coragem vinhas falar comigo porque pelos vistos es voluntario da casa portanto conheces mes, isto é pedir demais mas se tens coragem porque eu duvido vem falar comigo eu mostro te os numeros das ultimas saidas CODU para rectificares o teu texto.
Fico a tua espera caro amigo

Alexandre Carvalho disse...

Venha quem vir, digam o que quiserem a vossa frente encontraram UM MURO DE BETÃO e eu estou na primeira fileira pronto para me debater contigo, SERÁ QUE TENS CORAGEM PARA ME FAZERES FRENTE?

Fico a tua espera.

Anónimo disse...

3512 saídas? Mas quando? Num ano?

Cruz Vermelha para sempre disse...

Bom dia, Alexandre.

Não precisa de se exaltar, não tem nenhuma razão para isso.

Primeiro (e mais uma vez) o CVPS não é contra a CVP Viseu nem contra nenhuma outra, bem pelo contrário. O post foi feito para tentar ajudar.

A CVP Viseu não fez 3512, saídas CODU num ano em nenhum ano. Basta consultar o site do INEM para saber isso. Se a CVP Viseu tivesse uma média diária de 9,7 saídas diárias este post não faria sentido.

Também não é verdade que a seguir ao INEM (SBV) seja a CVP Viseu a opcção. Só o são após os BM e BV Viseu negarem a saída. Como sabe tão bem quanto eu, a CVP Viseu não tem a ambulância disponivel 24h\dia para emergências. É verdade que ultimamente tem sido mais solicitada, mas também lhe poderemos explicar porquê.

Podemos-lhe demonstrar estas fragilidades e mais outras. Também podemos tentar ajudar, se quiser, obviamente.

Teremos todo o gosto em enviar o autor do post aí para falar convosco, para vos apresentar ideias e projectos. E porque não juntar à mesma mesa o Coordenador de Plataforma?

Ficamos a aguardar o vosso contacto, pode ser via email.

Bom trabalho para todos.

Anónimo disse...

um muro de betão...porque não ver as coisas..e uma forma de sustentar outras vertentes.o pre hospitalar e uma delas,como acresimo vem as evacuaçoes,prestigio,publicdade,intresse etc..

Anónimo disse...

LLLLLLLLOOOOOOOOLLLLLLLLLL 3512 SAÍDAS CODU???? LLLLLOOOOOLLLLLLL DEIXEM ADIVINHAR ESSE SR QUE DISSE ESTA BARBARIDADE E O BOBO DE SERVIÇO DA CVP DE VISEU,SO PODE...O PIOR CEGO E O QUE N QUER VER.ESTE SR DEVE SER DO TIPO CEGO CRONICO

Renato Felgueiras disse...

Caro amigo "Cruz Vermelha para sempre" Antes de mais voçê tem um nome muito bonito. E depois a fazer contas dessa maneira faziamos mais codus que a propria SBV.
Para comecar, pelas suas contas a CVP Viseu poderia aproveitar 3210saidas anuais, que daria 8.8 saidas por dia. Voçê sabe tao bem quanto eu que a CVP de viseu nao faz isso. Em segundo lugar as linhas de saida neste momento em viseu sao as seguintes: SBV, BM (1 Viatura) e entao estao os BV e a CVP, sim porque caso o amigo nao saiba os BV ja nao sao reserva desde o inicio do ano. Mas seguindo as suas contas fazendo 8.8 vá 9 saidas por dia a 25 euros ( Sem reserva) daria 225 euros por dia, que descontando em material, gasóleo, desgaste da viatura e claro pessoal sobraria uns miseros euros. Ja para nao falar que teria que ter TAS suficientes para assegurarem a reserva. Sim porque TAT´s como eu conheço nem para transporte serviam. Mas estarei disposto tal como alguns camaradas meu a explicar-lhe isto. Já agora, mandem o autor desta post porque gostaria de ouvilo a dar as suas sugestoes com base nas contas de merceeiro!

Assinado: Sabes quem sou!

Cruz Vermelha para sempre disse...

Bom dia, Renato.

No nosso comentário anterior deixámos aqui um desafio, mas que constitui uma proposta séria.

Até agora, quem aqui deu a voz à CVP Viseu ficou calado. O tom com que agora aqui esgrime os seus argumentos deixa-nos entender que não tem qualquer intenção de aceitar o desafio e apenas vir para aqui "barafustar" como se alguém quisesse tirar algo à Cruz Vermelha de Viseu. Esperamos estar enganados.

Vamos continuar a aguardar a vossa resposta ao nosso desafio.

Até lá, bom trabalho a todos.

Renato Felgueiras disse...

Visto que tenho 99.9% de certezas em como me conheces, teria todo o gosto em que me apresentasses as ideias e eu fazia com que essas mesmas ideias chegassem aonde têm que chegar...

Agora coordenador de plataforma?!?!?! nao me facas rir...

Cruz Vermelha para sempre disse...

Caro Renato,

Aconselha-mo-lo a rever todas essas certezas.

A nossa proposta de ajuda foi séria e honesta, e estava pronta a ser executada. Tem o valor que tem, mas a CVP Viseu entende que não precisa, sem sequer ouvir o que temos para apresentar. Está no seu direito, nós respeitamos.

Desejamos toda a sorte do mundo à CVP Viseu e mantemo-nos disponíveis para divulgar as informações que entendam fazer-nos chegar.

Este assunto, quanto a nós, está encerrado.

Anónimo disse...

venho mais propostas ideias,ja que a CVP de Viseu,esta satisfeita,ha outras Delegaçoes.

Anónimo disse...

opnioes so aqui mesmo para se lavar tanta roupa suja.
problemas sao resolvidos dentro da instituição(dever obrigatorio da confidencialidade sigilio profissional) continuem nas voças discuções de mulher a lavar roupa suja.
As medidas estao tomadas

Cruz Vermelha para sempre disse...

É com grande alegria que ficamos a saber que foram tomadas medidas! É assim que se evolui! Agora só falta acertar pormenores organizacionais! Informem-se junto de quem conhece o sistema. Lembrem-se que têm até ao final do verão para se afirmarem na cidade de Viseu como entidade prestadora de socorro. Depois disso, os bombeiros regressam ao normal...

Mantemo-nos ao vosso dispor para ajudar no que estiver ao alcance!

Desejamos a melhor sorte para a CVP Viseu!

Anónimo disse...

a cruz vermelha de viseu tem potencial para ser muito grande mas para isso e preciso alguem com pulso para infrentar a direcçao pois eles so pensao em dinheiro e nao nos voluntarios.em 2º lugar escondem as contas perante os socios pois ja nao apresentao costas aos socios o que e obrigatorio por lei a mais de 5 anos. pensei nisso e depois digam-me se e de ter confiança ou nao na direcçao.