sábado, 7 de agosto de 2010

Onde anda o Coordenador de Plataforma?

Portugal está a arder... Está em todos os jornais e televisões. Neste momento o caso mais preocupante é o Santa Cruz da Trapa (São Pedro do Sul). Milhares de hectares já foram devorados pelas chamas, casas e viaturas dizimados pelo fogo. As populações estão sem descanso há dias, há povoações cercadas e isoladas. Os bombeiros estão de rastos, exaustos após dias e dias de combate em condições duras.

A pergunta que se põe é: - Onde anda a Cruz Vermelha Portuguesa?

Depois de belíssimos exemplos de apoio aos Bombeiros e às populações, parece que tudo não passou de um acto isolado.

A Protecção Civil não sabe que recursos humanos e materiais a Cruz Vermelha tem disponíveis. Não sabe porque ninguém lhes diz.

O site do INEM tem disponível no seu site o Plano Prévio de Intervenção (PPI) para os fogos florestais e neste nem uma referência à CVP. No socorro de segunda linha não faz referência à Cruz Vermelha. O INEM desconhece que meios humanos e materiais a CVP tem disponíveis. Desconhece porque ninguém lhes foi dizer.

Resumindo:

Ninguém sabe que existimos! Que estamos aqui para ajudar!

Excelentíssimo Senhor Coordenador da Plataforma 2,

O Cruz Vermelha para sempre deseja-lhe a continuação de umas EXCELENTES FÉRIAS enquanto o país arde descontroladamente e os SEUS homens assistem a tudo de MÃOS ATADAS sem nada poder fazer!

15 comentários:

Anónimo disse...

Bem Vindos a CVP Portuguesa, temos que fechar as portas, fazendo apenas serviço de pataletas...

Chefe de Equipa de Socorro - Plantaforma 3

Anónimo disse...

pelo menos metade das delegações deveriem estar fechadas....

Chefe de equipa
Plantaforma 3

RA disse...

penso que a estrutura actual da cvp até está bem montada. o problema (que já existe há muitos anos) é a constante ligação da casa à política. daí aparecerem presidentes, assessores e coordenadores do que quer que seja á frente do navio, sem que tenham feito algo para isso e sem nunca terem sido VOLUNTÁRIOS! continuam os tachos (daí também o trabalho do coordenador não estar a ser bem executado) e deviam haver alterações profundas na politica de contratações da casa.em vez de nomearem pseudo-coordenadores, abriam concurso para X vagas, informavam as delegações e assim os VOLUNTÁRIOS podiam-se candidatar a um posto de trabalho dentro da instituição. Enquanto não se arrumar a casa ao nível do poder central, não se pode esperar que as coisas evoluam com muito gás ao nível local. Os tachos continuam, a incompetência persiste, a cvp continua esquecida e andamos nós a fazer figuras de parvos por causa de alguns que andam a encher os bolsos ás nossas custas.

Anónimo disse...

qual coordenadores,qual ajudar..so com protoclos,nao ha,nao se vai,alem de ferias e fim semana..
divulgar,dar se a conhecer as outras entidades..o segredo e alma do negocio..
vamos muito bem assim..força.
Para as Delegaçoes perto.. das ocorrencias,moblizam se e ajudem,as populaçoes....

Anónimo disse...

A CVP funciona mas apenas na teoria. Em Lisboa há organigramas, documentos, protocolos, directrizes para tudo. É só seguir as setinhas...

Pena que o mundo real não seja assim tão simples.

Pena que seja a dura realidade a mostrar que a Cruz Vermelha Portuguesa está emperrada, não funciona.

As coisas podem estar planeadas mas o inferno está cheio de boas intenções...

Na teoria, a prática não é diferente da teoria. Mas na prática é...

Joao disse...

Meus amigos...sem querer estar a defender o CPR2, deixo aqui os meus "5 tostões": qualquer CPR não pode disponibilizar meios que não conhece/não existem e aqui existe mea culpa de muitas Estruturas Operacionais que insistem em não informar/articularem-se com os CPR's e preenchendo toda a relação de meios semestrais para enviar ao GPC. Não podem ser os CPR's a obrigar os Presidentes das Delegações a terem meios, a preencher os papeis da emergência, etc... daí a criação do COE "uma estrutura de âmbito nacional" que deveria avançar nestes casos onde não exista capacidade. Ora aqui já tenho a minha dúvida se o CPR tem capacidade para activar o COE ou se terá de ser o C. Operac. Emergencia. Agora, tenham em atenção que muitas vezes o problema está nas várias delegações e "sem ovos o CPR não consegue fazer omoletes".

Anónimo disse...

devo dizer que me tenho mostrado muito critico a este blog. mas em relação a esta noticia penso que até algumas das afirmações que faz, talvez façam sentido, mas por outro lado concordo com o sr. joão
se os CPR nao disporem de toda a informação operacional das delegações.Por mais boa vontade que tenha nao conseguirá desempenhar um bom papel.. é importante e urgente as delegações mostrarem os meios que dispõem. por outro lado tambem poderei dar razao que os CPR tambem nao fazem nada para apelar a este cooperação.. è importante organizar mais congressos, mais formação. é preciso urgentemente as pessoas reunirem-se, e discutirem formas de por em pratica as estratégias delineadas "pelos srs de lisboa"..que eu pessoalmente até acredito em muito nelas mas que devido "aos velhos do restelo" isto nunca mais vai para frente

cumprimentos

Anónimo disse...

exacto! e preciso trabalho e empenho de ambas as partes

Anónimo disse...

ha mais plataformas..ha que perguntar,prencher e "visitar" as Delegaçoes.
Ha telemoveis,rede radio,fax,telefone,mail, estafetas,caros das plataformas,..
certo pode náo haver esta e aquela documentação entergue para contablizar os meios da CVP.mas num espaço de 30 minutos fica se sabendo o que,e sua disponblidade para irem para o terreno de uma forma corente, e organizada,sim não ha formação e um facto,mas não ha porque alguem não esta fazer o "trabalho de casa".
aos senhores Presidentes,CLE"s "fica o apelo.façam um pouco de pressão para a disponiblizaem meios,pessoal ha,vontade e necessdidade tb,vamos "lutar"por um CVP mais activa,tem custos..mas ha formas de rentablizar,os bombeiros(Associaçoes) são voluntarios mas tb não andam la de borla,agora os senhores de Lisboa tb se tem que mexer um bocadinho,segunda feira..mas como e Agosto..

Junot disse...

Ninguém sai impune neste tema. Tem tanta culpa os CLE´s como os CPR. Todos têm que dar ao canelo. Muitas vezes os CLE nao fazem porque nao sabem fazer. Mas nao sabem pq nao querem. Os CPR tambem nao vao ajudar.

A maior parte das ELE está num nivel BASICO de informação e é com isto que tem que se trabalhar.

É preciso adaptar a informação a este nivel. Para que seja assimilada e haja evoluçao.

Ninguém nasce ensinado!

Renato Felgueiras disse...

Meios? Mas que Meios? Ambulâncias?
Talvez, se em vermos de virmos para os forums, blogs etc. criticar, seria mais facil, rapido e seguro expormos o caso a comunicação social.
Deveriamos comecar por diz que a sede nacional recebe milhoes anuais do estado e que desses milhoes 0 é para as delegaçoes. Talvez poderiamos dizer que impuseram novas fardas e que nem um tostao saiu para as delegaçoes poderem comprar essas fardas. Muita coisa vai mal, mas pouco ou nada se faz. Aonde pára a UNIÃO??

Junot disse...

Não me parece que indo para a comunicação social se consiga alguma coisa para além de enxovalhar a CVP. Prefiro pensar que podemos todos nós contribuir com ideias válidas. Gostaria de pensar que posso dar o meu contributo. Gostaria de pensar que os meus camaradas pensam igual.

Anónimo disse...

Entao mas ambulancias vao para os incendios para que???

Para ir socorrer quem passa o ano inteiro a criticar-nos?

Que caracter temos nos de agora os ir socorrer?

Eles não sao os sobredotados da emergencia? Agora que andam nos fogos assegurem tambem o serviço de saude.

Sinceramente estou farto de bombeiros, da sia mediocridade e imbecilidade.

Digo-vos mais, para socorrer bombeiros... nao contem comigo!

Podem-me chamar o que quisrem, mas é o que sinto!

Charroco disse...

@Joao,

"daí a criação do COE "uma estrutura de âmbito nacional" que deveria avançar nestes casos onde não exista capacidade"

Mais uma boa ideia que não passa de teoria. Como bem sabe (e sem querer atacar quem quer que seja) o COE neste momento nem a própria ambulancia de Emergencia assegura 24h\dia.

O COE é uma estrutura local de Lisboa, esta é a realidade.

Na minha humilde opinião os principios que levaram à sua criaçao não são os mais correctos, foram apenas os mais fáceis. Mas já que assim foi feito, ao menos que seja rentabilizado.

Penso que mantendo esta linha orientadora, deveriam surgir COE regionais, capazes de uma forma rápida e muito mais operacional (descentralizada) dar resposta às necessidades regionais.

O COE não é capaz de sair de Lisboa de forma organizada e operacional.

Reafirmo que com este comentário nao pretendo ofender ou denegrir quem quer que seja e apenas fazer uma critica que espero que seja construtiva.

Anónimo disse...

Boas pessoal da pesada eu gostava de saber que meios temos para a poiar seja o que for se o que existe e quando existe são ambulancias e depois falam em voluntarios e verdade somos importantes mas o que funciona e vai dando algum dinheiro são os assalariados que trabalham durante o dia, e nos vemos pela nossa delegação como vai evoluindo e por exemplo aui ao lado alpendorada e matos que so tem voluntarios e á noite como é se não forem os donativos como e que sobrevivem não é do dinheiro que o ministro deu para os bombeiros e que esses andam a apagar fogos mas pagam e pagam bem,