quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Será?

Que este equipamento está pronto a sair em caso de necessidade, como por exemplo para os fogos?

Ou será que só sai para apoio a eventos... pagos?

Responda quem souber!

Deixamos aqui algum do equipamento da Cruz Vermelha Portuguesa estacionado no COE:


29 comentários:

Unknown disse...

Nada contra tal equipamento, mas se me permitem fazer só uma única observação, cá vai...

Os veículos pesados pelo que aparentam nas fotos parecem que não têm grande uso, dão aspecto de viaturas paradas a algum tempo!
Já para não falar que não me recordo (de ver a CVP) que alguma vez tenham participado activamente no TO tal como os que têm acontecido nos últimos dias como os de são Pedro do Sul, Tabuaço, os vários do Parque Natural Penedo-Geres, etc.

Vá é só uma mera observação, não é para ofender...

Tal como diz no tópico "Responda quem souber".

Anónimo disse...

Boas noites. Este equipamento existe e estará operacional. Mas mais do que o material ou a falta dele, é a inoperancia das pessoas, voluntárias ou assalariadas do "COE".
Louve-se quem lá está e faz para que seja mais operacional a Cruz Vermelha. Mas aquilo é o espelho do que sepassa nas restantes unidades do país.

Voluntário...? Alguns... Muitos para os eventos.

Assalariados...? QB para manter as rotinas e os serviços das seguradoras, pois isso é a viabilidade... e nada que não seja viavel sobrevive...

Meios...? Os seus pagos a seu custo ou a custo das delegações que investiram e que não tiveram capacidade de os manter...

Operacional...? Sinceramente... Nem por isso. Durante o dia os assalariados estao ocupados com as rotinas, durante a noite não há voluntários.


De facto tudo está bem pintado, e bem arranjado, e com cães, e tudo e tudo e tudo....

Mas e se AGORA o desastre acontecer, o terramoto surgir, ou o fogo estiver à porta...?!

Quem está para dizer "sim, eu vou!"
Estará lá mais alguém para além de quem atende o telefone??


Sou e continuo a ser acérrimo defensor da CVP, porque acredito que tem o seu valor e um papel a cumprir, agora anunciar supostas operacionalidades....

Caramba...

Podemos ser crédulos... mas não tolinhos!

Anónimo disse...

Ao sr.CRMGonçalves digo: Nestge incêndio em Lourosa onde morreu uma voluntária, esteve presente desde o primeiro momento uma equipa da CVP de Sanguedo, que participou activamente no socorro ás vítimas!

Por isso estamos lá... não nos vêm, não falam de nós, mas vamos fazendo o nosso papel.

Poderiamos fazer mais e melhor?!? COMPLETAMENTE.

Assim sendo... vamos fazendo o que conseguimos!

Unknown disse...

Grato pela sua resposta.

Quanto ao voluntariado também acabo por compreender, mas a esses (que não apoiam quando devidamente) nem de "voluntários" se devem chamar!

Voluntários das horas vagas não fazem o comboio andar!

Bruno Nascimento disse...

Ao ver algma legislação e ao falarem de onde e como a cvp pode actuar, pensei agora isto esta a mudar, no entanto um começa a comentar a legislação e vem logo outro a dizer, renato não sabes nada disto, num outro post estava alguem a comentar que um coordenador de uma delegação era licenciado em protecção civil e em resposta é burro não sabe nada, os coordenadores das delegações não sabem nada os de plataforma nada sabem, os que tem funções de chefia são todos burros e nada sabem muito pelo contrario??

Sou voluntario e membro de uma direcção de uma delegação da cvp e autarca.

Conheço a cvp à ja alguna anos e ate á tres anos existiam nucleos e delegações, agora estão todos ao mesmo nivel, não existiam directivas para a emergencia, neste momento podemos estar organizados localmente, segundo essas directivas.

Aqueles que com a sua experiencia e saber devem contribuir com propostas e soluções para a evolução da cvp, e devem chegar a sede, essas propostas e com os curriculos e se não forem aceites e podem dizer que não contribuiram porque não deixaram.

Tal como a nivel autarquico as freguesias propoem as camaras aceitam ou não e no governo central a mesma coisa, mas se não existir a proposta ou o projecto não sabemos se são aceites e ou aprovados.


As delegações precisão de dinheiro, por exemplo para uma recruta de 20 elementos são cerca de 5000 €, aquilo que a minha autarquia nos da por ano, gostava tambem de ajuda para saber onde arranjar dinheiro para ter meios para poder apoiar em situações dificeis.

Se por acaso tiver erros não comentem porque tambem e necessario errar, e sinal que fazemos alguma coisa e ao longo destes 12 anos ja ajudamos e apoiamos muita gente, podia ter sido melhor, mas os apoios sao poucos.
Por acaso essas fotografias do coe estão desatualizadas é que foi buscar umas coisas la à pouco tempo, e quando não havia nada estava tudo bem agora que começa a exirtir alguma coisa esta mal.

Mais uma vez digo, podem ser criticos nas so se ajudarem e contribuirem para a solução com propostas e ideias porque os problemas esses todas as delegações os tem umas mais que outras e algumas com dificuldades inclusive para pagar os vencimentos dos assalariados, como conseguem ter para os voluntarios e se esses não ajudarem entao como fazemos?

Boa tarde

Anónimo disse...

Acabem com estas palhaçadas...
Só ferro velho...
não há uma unica CVP no pais com uma estrutura operacional digna de se ver....
Um unico quartel em condições...
Vergonha esta CVP só conta o palácio de Lisboa e COE...

Anónimo disse...

Caros colegas respondendo as vossas perguntas! em relaçao as viaturas no presente nao faço ideia mas a alguns anos atras muitas delas faziam parte da chamada coluna de Socorro. em relação aos voluntarios eu penso e tenho quase a certeza que para situações destas se disponibilizavam agora o que eu acho que se passa e que os coordenadores de plantaforma são meros executantes de um tal Sr.Eng.P.A. e do Sr.coordenador Nacional e eles não querem que nos andamos nestas coisas porque teriam que ter algum trabalho e o tempo não chegava para os passeios e com isto me fico mas sei mais um abraço a todos os camaradas que lutam para que CVP seja uma Casa dina do nome.

Renato Felgueiras disse...

Srº Anónimo das 3h51m voçê parece saber bem o funcionamento da COE.

Com caes??? Nao vejo Caes nas imagens.

Mas seguindo.

O que é a Cruz Vermelha Portuguesa?

A anos que pertenco a esta instituiçao e sempre a conheci como hoje a vemos, sempre com hipoteses de ser alguma coisa e nunca o é porque a sempre alguem que nao quer/deixa.

THE HIDEOUT 23 disse...

Em caso de terramoto, a região de lisboa não será a mais afectada? não serão os primeiros a precisar de ajuda?que fazem tantos meios parados numa zona que a acontecer alguma coisa tem grande probabilidade de desaparecer?

Os meios estando parados não rendem. É engraçado... As delegações têm de arranjar € para comprar as viaturas e afins, mas caso as delegações encerrem portas, os meios vão para o COE. Que contribuição houve da Sede Nacional para a aquisição de meios para que depois possam ficar com eles?

E que lhes acontece depois? provavelmente ficam parados em vez de serem distribuidos para unidades que precisam deles e que até podem catapultar a cvp nessa região...

Concordo contigo numa coisa Renato... já ando nisto há mesmo muitos anos e a cvp teve sempre tudo a favor para recuperar o seu lugar de destaque tal como era até a Dr.ª Maria Barroso assumir a presidência da CVP. Mas apesar de ter tudo a favor para isso, continuam a existir pessoas nos meios centrais que não deixam.

E assim continuamos nós a conversar, debater, etc., e as dificuldades das unidades continuam sempre as mesmas, ano após ano.

alcantara / coe disse...

o meu amigo crm gonçalves da manei que fala e mt novinho na cvp. ainda andava de fraldas ja a cvp/lisboa na altura andava metida em culonas de fogo com os bombeiros nao fale sem saber se quizer mais esplicaçoes terem muito prazer em amostra fotos de grande fogos em que a cvp esteve metida, para algumas pessoas devem ter comechoes em termos estas viaturas, porque temos um SRºCordenador S. Carlos Falcao que sabe levar um bom rumo desta Unidade e nao podemos ir a maluca para uma zona to e despois quem paga e com ordem vamos para o local to. isto ainda nao anda ao deus dara mas se quizer algumas infromaçoes o nosso cordenador possivelmente tera muito gosto em explicar seja a quem for, ainda digo mais nao tenho problemas em falar nao tenho quintinhas como certas pessoas que escrevem aqui

Anónimo disse...

srº Alcantra a sua barriga cresceu como?
desculpe a inpertinencia de um outro voluntario de fraldas.
mas e verdade que os meios se tiverem operacionais deviam estar fora de lisboa, mas na periferia(perto), mas em Delegações que os estimassem e os pusessem a trabalhar de vez em quando.
E sim esse COE tem uma fama por que sera?
esse Cordenador pode fazer muita coisa mas nao se ve?
interliguem as plataformas e as delegaçoes de cada uma.talvez se faça uma coisa boa que era o espirito de corpo volta-se a cvp
obrigada e desculpem a arrogancia!

Talvez um burro que anda por ai disse...

Boa tarde,
Caro Alcantara
A minha maior paixão e a CVP, como costumo dizer " minha esposa", talves seria de bom tom essas fotografias que tem enviar aqui para o Blog para as pessoas que estao a menos tempo na CVP saberem o que ja fomos . PQ a CVP ja foi uma grande instituiçao neste momento esta a passo de caracol a subir novamente . mas a culpa disto estar assim e de nos. Vamos Criar UMA IMAGEM POSITIVA DA CVP, VAMOS ELEVEVAR O NOME DA CVP.
VAMOS TRABALHAR PELA OSSA PAIXÃO.

Renato Felgueiras disse...

Ó Srº Alcantara mas a COE é uma Unidade?

Desculpem a ignorância mas agora baralharam-me.

Ah outra coisa de que serve ter os meios se eles nao sao rentabilizados/utilizados?

E de que interessa ter os meios se nao existe nenhuma informaçao de que os mesmo exitem. Quantos Membros da CVP sabiam destes meios?

Para quê ter os meios se a utilidade dos mesmos nao poderá ser obtida visto que continua a existir pessoas/dirigentes que nao se lembram de nós?

Tal como o CRUZVERMELHAPRASEMPRE diz:

"Responda quem souber"

Ricardo Pita disse...

@Bruno Nascimento,

Fui eu que disse que o Renato nao percebia muito de grandes eventos. Disse e volto a dizer. Mas nao quero de todo ofender o Renato. É a minha opinião, baseada na minha experiencia de vida e profissional. Vale o que vale. Reafirmo que não quero ofender ninguém.

Também sou da opinião que os CLE não são burros, só se for por aceitarem ser CLE, porque ninguém no seu perfeito juízo se "casa" dessa maneira com a CVP...

No entanto, sou da opinião que a grande maioria não passa de gente bem intencionada e isso infelizmente nao chega nos dias que correm.

Quantos cursos de liderança existem na CVP?

Quantos CLE´s conhecem que dominem Ciências Sociais no ambito da liderança, formaçao de equipas, planeamento, etc?

Quantos CLE´s conhecem que dominem e conheçam os esquemas das estruturas da PC? Sou capaz de enumerar duas mãos cheias deles que nem sabem o que é um CODU. Como se espera que a ELE destas delegaçoes evolua em harmonia e cooperaçao com as outras entidades prestadoras de socorro?

Os Coordenadores Locais sao as bases da evoluçao da CVP, sem duvida. Mas é preciso o apoio dos coordenadores de plataformas mas essencialmente aproveitar o potencial dos elementos que integram as fileiras da CVP.

É preciso criar maneira de começarmos a todos a falar uns com os outros, a lutarmos todos por um objectivo comum.

Reafirmo que as criticas que aqui faço são positivas. Respeito todos os camaradas que aqui deram a sua opiniao.

Bom trabalho a todos.

Anónimo disse...

Ó Alcantra só te quero dizer uma coisa, todo o portugues que escreveste está no PASSADO... Fomos...Tivemos...Andamos,o QUEM PAGA?, faz parte do Presente, acho que já aprendeste, já todos nós sabemos que em Lisboa a pricipal preocupação do pessoal é o ordendado ao fim do mes

Mas á uma coisa que te esqueceste, TIVEMOS tudo isso, porque tivemos um grande comandante que se chamava Manuel Veloso, havia uma linha de orientação e rumo,mas acima de tudo as pessoas certas nos lugares certos e quando era para intervir a CVP era a primeira, mas em tudo até na formação, Quem dava formação aos bombeiros? eramos nós.

Esta casa deve-lhe muito, e aqueles que lhe tiraram o tapete, não passam de uns meros oportunistas que a unica coisa que sabem fazer é comer á conta da CVP.
Destruiram tudo, lembraste da ultima parada no mosteiro dos geronimos? Destruiram tudo.

Esta instituição outrora com uma vertente operacional de emergencia,foi conduzida nestes ultimos 15 anos por pessoas que nunca viram um boi de socorro.

Da Amelia, ao Palma Pinto com a contribuição da Maria Barroso foi esta a elite que interrou a CVP, ou melhor parte da CVP, porque decidiram acabar com o Socorro e passarmos com todo o respeito "a limpar o rabiosque ao velhinhos","Dar roupas aos sem abrigos".

Sou socorrista desta casa á 20 anos só vos digo mais uma coisa JÁ NÃO ACREDITO EM NINGUEM.
A unica coisa que ainda me move é que a Delegação que faço parte felizmente nunca precisou de Lisboa para nada,nem nunca deu cavaco a esses senhores e esta-se borrifando para essa coisa nova.

A grande verdade é que haja o que houver são poucas as delegações que tem capacidade de intervir em alguns TO. E as que tem devesse exclusivamente ao querer das pessoas inseridas nessas delegações, agora essa coisa que inventaram novamente em Lisboa só se resume a poucas palavras: Frota é só ferro velho com 30 anos, coordenadores frustados que como não conseguem mandar em casa querem mandar na casa dos outros, depois assumem cargos e não cumprem como é o das plantaforma.

Infelizmente è o que temos

Anónimo disse...

anonimo das oo,37
partilho das mesma opininão

Anónimo disse...

Bom dia
Aqui mtos falam e outros tantos nem sabem do que falam. Acusa-se aqui de falar do passado mas e vocês não fazem o mesmo? "ai e tal...no tempo deste acontecia isto, no tempo daqu4ele acontecia aquilo..." Meus senhores vamos viver o presente e se não houver iniciativa e estivermos á espera sempre á espera que o vosso coordenador reaja acho que é uma atitude passiva e não reactiva.
O COE está mto bem de saude e recomenda-se. As tais viaturas com 30 anos de que falam da idade não se safam mas informo as vossas excelencias que com a excepção de poucas viaturas estão todas operacionais e prontas a ser utilizadas em caso de necessidade.
Tal como o Sr.Alcantara pergunto. O que é que querem que o COE faça? arranque uma coluna de Lisboa para os fogos? Para onde? Com a autorização do quê? Ou será que o COE chega ao TO e com os bonitos olhos que têm vão para onde querem e colocam os meios que querem? Sejam realistas e não só idealistas...Sabem se a Protecção Civil já accionou o COE? Sabem se Alguma Unidade presente ou junto dos fogos solicitou auxilio de meios ao COE? Não falem sem saber...não acusem sem perguntar ou sem conhecimento de causa. É mto importante o que o nosso coração diz mas a cabeça tb tem que ajudar para que mais tarde não sejam de acusados de "ignorantes"

Anónimo disse...

quem vive do passado es tu, e estas ou estão no caminho certo ate porque essa delegação deve ter meios que ate estorvam e se são novos o que fazem e transporte de doentes porque meios para fazer face a situações de calamidade deves ter muitos estão é escondidos, para não se estragarem.
è por causa dessa mentalidade que não so não se evolui como aquilo que falas do passado demonstra que não aprendes-te nada muito pelo contrario.
Esse tal grande comandante que ja saiu da cvp á mais de oito anos mas na altura ele deu tudo o que a cvp tinha para a protecção civil, o dito hospital de campanha, viaturas cozinhas, etc foi por isso que depois no tempo da dr maria barroso começou a area social porque meios esses foram-se.
Por não cumprirem nem serem disciplinados e que somos o que somos.

Anónimo disse...

Não guardes rancor ao homem que nos pos na vanguarda da emergencia, a grande diferença é que ele aparecia em qualquer US a qualquer hora ou dia e punha o pessoal todo a trabalhar e nos momentos precisos estava sempre ao lado dos seus homens, o que não acontece hoje. As delegações todas á deriva, uns fardam de uma maneira outros de outra as viaturas cada uma caracterizada á maneira de cada delegação, pessoal com TAT caducados, para não falar nos TAS, os coordenadores locais alguns coitados por terem olhos azuis assumiram a coordenação sem nunca terem formação para tal, e quem realmente tem capacidades é posto na rua para não fazer muito barulho e depois vai para outras instituições, como aconteceu com ele e tantos bons operacionais que esta casa tinha. Vão trabalhar....

Anónimo disse...

Caros colegas e amigos, uma vez que toda a minha gente, se anda a debater neste blog para que a CVP participe nos fogos, venho assim por este meio informar que quem tiver menos de 35 anos, ainda pode combater fogos nas Corporações de Bombeiros, para os que tenham mais de 35 anos, temos que lamentar uma vez que já não podem ser voluntários nos bombeiros, esqueçam o passado, e vivam no presente porque tudo tem regras, não se pode ir a casa dos outros sem ser convidado.
Sem mais e para que as pessoas que escrevem neste blog, como noutro antes de fazerem comentários sem anexo, procurem se informar como se procede em situações de incêndios florestais.

Deixo aqui escrito o que se encontra na Directiva Operacional Nacional n.º 2 - DECIF


(7) Cruz Vermelha Portuguesa (CVP)

A colaboração da CVP será requerida quando a gravidade da situação assim o exija, devendo ser enquadrada pela respectiva estrutura organizacional de Comando e por legislação específica;
Actua nos domínios da intervenção, apoio, socorro e assistência sanitária e social, de acordo com o seu estatuto próprio e das suas próprias disponibilidades e em coordenação com os demais agentes da protecção civil;
No cumprimento de todas as missões de apoio e assistência no âmbito dos incêndios
florestais, a nível Nacional articula-se com o CNOS, a nível Distrital com o CDOS e no local da ocorrência com o COS;
Disponibiliza, a pedido, e sempre que a situação o justifique, um Oficial de ligação ao CNOS;
Disponibiliza, a pedido, e sempre que a situação o justifique, um delegado para integrar cada um dos CCOD onde detém estruturas permanentes e participar nos briefings relevantes do CDOS.


Sem mais me despeço de todos elementos deste blog.

D.Gonçalves

Anónimo disse...

Camarada D.Gonçalves é uma pena que julgues que a malta quer ir apagar incêndios. É uma pena que tentes inibir o espirito desta malta que quer dar asas ao desejo de ajudar quem precisa. É triste que despejes aqui leis que todos ja leram. Toda a gente quer ajudar, respeitando as regras, as nossas e as dos outros. É triste que quem deva não se mexa para permitir que isso aconteça. É que sentadinhos no nosso canto ninguém sequer vai saber que existimos.

Um abraço a todos

Anónimo disse...

Boa tarde, fico contente de ver pessoas com alguns anos de casa a comentarem neste blogue, nomeadamente a recordar o passado que sem duvida é importante pois a historia não deve ser esquecida.
No que diz respeito ao passado, quando entrei era um jovem, hoje já sou avo, e conheci bem a cvp ao longo destas décadas e a sua evolução e queda, conheci também o Manuel e também posso dizer que de voluntário não tinha nada, ou não fosse profissional da cvp e bem pago e claro porque o pai o Dr. Carlos Veloso o meteu lá.
Relativamente aos meios e como todos sabemos os que existiam na altura eram os que estavam em Lisboa, as delegações pouco ou nada tinham umas ambulâncias que é o que hoje ainda tem, os núcleos esses então!
Quando o Nunes que estava no SNBPC, levou o Manuel, foi feito um protocolo e aquilo que existia em estado novo e bom, foi para a protecção civil o hospital os camiões etc, etc. ficando a cvp sem os meios e sem a resposta, dai para a frente a unidade nacional foi degradando e a acumular lixo e despesa, e claro que também com maus comandantes do corus e da unidade, criando inclusive mau ambiente e grandes divisões.
Mas ser voluntário e para se dar sem querer receber e dar aquilo que se tem e se não se tem nada da trabalho.
Esta como qualquer outra organização tem um corpo profissional e uma componente voluntária muito importante nomeadamente em situação de catástrofe que embora esteja adormecida reaparece como foi o desastre em Alcafache, o fogo do Chiado ou nos incêndios de Oleiros, como muitos podem testemunhar nomeadamente o Alcântara, e ai a missão esta em primeiro lugar e as divergências são para o rescaldo.
Mas tal como se diz aguas passadas já não movem moinhos e o importante é viver o presente e preparar o futuro.
Quanto ao não ver alterações aconselho a ir a Multioptica mais próximo uma vez que já deve ter mais de quarenta anos e por isso vai beneficiar do desconto igual à idade, que no meu caso já é mais de 60%.
Meus amigos atitudes como a que descreve este camarada são sem duvida as que trazem mau ambiente e provocam a desconfiança e travam a evolução, quem não cumpre quem não respeita também não pense que é respeitado, não se iluda se não cumpre as normas e directivas superiores é por certo o que lhe vão fazer ao seu nível quando verificarem que esta isolado.
Precisar precisamos todos uns dos outros, mais ainda numa organização com poucos recursos e devemos ser críticos mas numa critica construtiva e com propostas validas por forma a que sejamos vistos e reconhecidos pelo mérito e pelo grande trabalho da cv.
Não tentem desarticular ou destruir o pouco que resta porque deitar a baixo é muito fácil construir muito difícil e o importante é que todos ajudem nos alicerces por forma a garantir a durabilidade e a continuidade coesa e única, que é a Cruz Vermelha.

Anónimo disse...

Obrigado por reforçar o que eu disse, o Manuel Veloso era pago e bem pago? Mas tinhamos a CVP em tudo o que era missões de Emergencia, agora continuamos a pagar a tres duzias de oportunistas a peso de ouro, para não falar nos "escal€€oes" e não estamos em lado nenhum. O melhor material foi para a SNBPC só revela inteligencia do Manuel que só comanndava com meios operacionais, e revela uma tremenda incompetencia do presidente que assinou o dito protocolo. Alem disso revela tambem que o Manuel não era assim tão mau operacional.Se o pai o pós lá, qual é o problema? podem ter a certeza que o meu maior orgulho, é ver o meu filho fazer parte da CVP. Não é deitar abaixo foi e é a dura e triste realidade, porque muita gentinha no poder há anos ainda não percebeu que sois vós que destroem a CVP, enfim continuamos a ouvir a operacionalidade: "Centro Operacional é só para dizer que a tourada acabou e vamos por o pessoal a casa"......

Anónimo disse...

Tirar aos pobres para dar aos ricos não é o principio do Robin dos bosques, e levar o material operacional para o snbpc que ainda hoje é utilizado pelos canarinhos, revela inteligencia, ficando a cvp sem nada; estavamos em todas as emergencias?? tudo bem, deve ter toda a razão e nem vale a pena argumentar.

Anónimo disse...

unidade a cruz vermelha é uma só e tem o dever de se inter-ajudar.
venham voçes pedir o que quer que seja ao COE e verao a resposta. uma ambulancia para a unidade XXX estamos apertados á pois desculpe mas nós nao temos peça a uma delegação.não temos ou nao querem?!triste muito triste....

Anónimo disse...

façam-me um favor pintem os caros pesados de branco e identifiquem-nos ce acordo com a normas da cvp.
por favor se são tão operacionais e pretendem ser um modelo então deem exemplos de boas práticas.

Anónimo disse...

o COE empreatar o que quer que seja? so em sonhos. eles ficam com tudo o que e bom para eles e andam sempre a mama de outras delegações.
vejam os eventos. vejam os serviços internacionais... etc...etc. ate o call center trabalha para eles em tudo o que e bom e trabalha para as outras delegações mas so para os serviços que o COE não quer.
isto é que é triste e dizem os grandes da CVP, a cruz vermelha é so uma e temos de colaborar todos uns com os outros. eu sou dos uns, porque só colaboro o COE é dos outros porque so recebe colaboração. devem pensar que somos totos, por mim não levam nada trabalhem sozinhos porque assim não chateism ninguem.

Anónimo disse...

Parece que já vens atrasado em relação aos camiões, pois eu já vi o COE e o camião já não corresponde á foto.
actualiza-te

Anónimo disse...

os que estão na foto já não existem, será que ja os venderam? ou será que os pintaram e afoto é antiga?