quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Indignação em Águeda


Recebemos o seguinte email de um voluntário da CVP Águeda:

"Bom dia. Após ler as noticias relacionadas com o acidente da A25 e apesar de todo o sucesso da operação, fiquei triste. Fiquei triste porque o socorro podia ter sido muito melhor com a presença da CVP, especialmente a minha, a de Agueda. Ao saber do acidente rapidamente chamámos pessoal e preparámo-nos para sair. A nossa missão é salvar! O nosso PMA e as ambulâncias estiveram prontas até à meia noite mas do CODU nunca ninguém nos ligou! Gostava de saber porquê. Vieram bombeiros de todo o lado, o Inem veio de Coimbra mas e nós? Onde esteve a CVP? A nivel de CVP temos uma das melhores estruturas e organizações da região Centro. Porque não fomos para o local? Apartir de agora as coisas vão mudar. Vamos mover céu e terra para que no Inem saibam quem nós somos. Isto não vai ficar assim!"

37 comentários:

Anónimo disse...

O vosso PMA??? Já agora, o que o constitui? Quem na vossa Delegação sabe montar essa tenda? Que estruturas de apoio tem? Que pessoal treinado (em condições) tem? O que precisam mover para por isso a andar seja para onde for? Se são assim tão bons por onde tem andado nos mais diversos cenários?
Não se iluda amigo...não se iluda...sabe lá o que é emergência?
Pensa que é só montar a tenda e ter ai 7 ou 8 pessoas para andar de ambulância?
Estudem, preparem~se, treinem....e depois digam onde e como estão, ai sim, pode ser que os activem para algo.
Até lá...tenha paciência e faça o que deve fazer, não comente...TRABALHE!

Anónimo disse...

Operacionalizar um PMA é muito mais que montar uma barraca. Vão aprender alguma coisa.

Anónimo disse...

Tem a mania que percebem disto,agora que a moda é comprar insuflaveis e monta-las, ja temos todos PMA! Cresçam e apareçam,~mas a culpa em parte não é vossa, por exemplo já pensaram entrar em acordo com a CVP de Pereira, e tentar ver o resultado das duas estruturas montadas? que tipo de posto conseguiriam montar que elementos, seriam necessários para guarnecer? tentar criar uma escala de prevenção entre as duas unidades para quando estas situações acontecessem poderem ir para o local melhor apetrechados e com enfermeiros e médicos?
Em vez de criticarem, venham mas é dar conselhos para melhorar, vejam os que as outraS UNIDADES da Plataforma teem, e vejam onde se podem enquadrar, ja que criticam o CPE Paulo Santos, mexam-se, ou os vossos cooredenadores locais são assim tão atados que precisam do homem por tras para poderem fazer alguma coisa!

Frederico Padre

Anónimo disse...

Bom dia a todos

Calma pessoal... o nosso colega simplesmente está a demonstrar o seu descontenmento, nao é preciso comecarem logo atacar...nao sei se esta Delegação reune ou nao condicões para prestar socorro de forma eficiente e eficaz..mas parece me a mim que por este blog circulam muitos engenheiros e no fim de tudo nao fazem nada...acho que poderemos discutir as coisas com argumentos e nao vir para aqui logo dizer "que nem sabem o que é emergencia ou um PMA" mas então se nao sabemos qual a carga de um PMA, porque nao nos diz... talves depois os voluntários dessa Deleg saibam chegar juntos dos responsaveis e dizer que precisam disto daquilo, etc...sejamos pessoas crescidinhas...vamos utilizar este canal para discutir ideias nao para lavar roupa suja...se os senhores sabem qual a carga do PMA é porque alguem tambem vos disse...porque nao nos transmitem esses conhecimentos...fica o desafio

Anónimo disse...

Ganhe juizo Homem!
Indignado estou eu como Voluntário desta casa ao ler as sua palavras, ou esta sua intervenção!
Enfim!

Anónimo disse...

O homem tem razão é lamentavel existir meios, criarem plantaformas, meterem coordenadores no escritorio em lisboa a mamar o belo e não façam nada por estas delegações, e depois ficam todos irritados e indignados de se falar a verdade.

A CVP assim só chega onde eles querem, patalecas e eventos para pagar o ordenado deles ao fim do mes. VÃO TRABALHAR....

Anónimo disse...

boa tarde
deixaram me curioso.
Ja que falam tanto na cvp de pereira podiam explicar o que essa delegação tem? e ja agora o que leva o dito PMA?

Anónimo disse...

Boa tarde,

Por vezes ao passar neste meio de comunicaçao fico bastante triste ,tanto com a CVP como com algumas pessoas que aqui mandam "papaias" porque nao sabem o que dizem, mas vamos por pontos.

- O voluntario de Agueda que escreveu este mail tem 2 problemas ou nao conhece a delegação em que esta ou esta indignado por ter sido uma opereçao em grande e le nao se pode mostrar.
Aproveito para para lhe deixar aqui 2 qustoes?
1ªA quanto tempo nao fazem uma emergencia CODU?
2ª A quantos meses nao asseguram 24 horas ?

Para quem faz os comentario a cerca do PMA ,nao e novidade nehuama a designaçao POSTO MEDICO AVANÇADO, logo tera que ter um medico , ao ter um medico tem que ter material de suporte avançado de vida.e mais, a coordenaçao nacional enviou um dos documentos para as estruturas de emergencia a explicar a carga de um PMA de um posto de enfermagem , e de um posto de socorro.

Vamos simplificar as coisas e dizer qe a CVP esta viva , mas vamos mostrar isso com trabalho vamos mudar as coisas para melhor, mas para o fazer nao e desta forma e com trabalho , com as delegaçoes disponiveis 24 horas.
nao e so dizer que Lisboa isto , aquilo, se eles nao querem mas as nossas delegaçoes teem que qerer.

Desculpem qualquer coisa

Um apaixonado pela CVP.

Anónimo disse...

Boa tarde anonimo das 14h
A CVP de Pereira nao tem um PMA, tem uma tenda insuflavel que pode passar a PMA como o que for necessario. mas para ser PMA e constituida composta por um medico e um enfermeiro no minimo, uma ambulancia medicalizada com todo o matrial de SAV e todos os materiais de trauma penso etcetc.


UM voluntario de Pereira.

Anónimo disse...

Boa tarde anonimo das 14h
A CVP de Pereira nao tem um PMA, tem uma tenda insuflavel que pode passar a PMA como o que for necessario. mas para ser PMA e constituida composta por um medico e um enfermeiro no minimo, uma ambulancia medicalizada com todo o matrial de SAV e todos os materiais de trauma penso etcetc.


UM voluntario de Pereira.

Anónimo disse...

anonimo das 14:42

agradeço desde ja o esclarecimento.
acho que podia se utilizar este portal para esclarecer as pessoas e não para nos atacarmos uns aos outros.
ja agora alguém sabe alguma delegação que tenha um PMA?

um voluntário
PS. nota para os administradores: tentem esclarecer os voluntários de coisas com interesse como por exemplo o que e? para que serve? o que a constitui? em que casos sao utilizadas? quem possui um PMA, um hospital de campanha, etc.

Anónimo disse...

ao anonimo das 14 deixo um desafio.não conhece a cvp de pereira???è voluntario da cvp?venha visitar a cvp de pereira.garantidamente será bem recebido.como todos os outros colegas que ja nos visitaram...venha...

Anónimo disse...

ao "autor" dos mail
sou a favor da da posição que vai ser tomada..qual vão ser as formas de manifesto? partilhe se for possivel.devemos lutar pelos nossos "sonhos".Acima tudo defender as causas da CVP.
Acha intressante se houve-se alguem dos tantos "iluminados" aqui com expriencia e nascidos na CVP etc, explicasem melhor as coisas, e realmente não atacar mal alguem faça uma questão.. ja agora pergunto,ao anonimo das 19.08,se não for voluntario da CVP não serei bem recebido..fiquei com essa ideia apos a leitura..

Anónimo disse...

anonimo das 19.08

caro sr num país de pessoas civilizadas como julgo que somos(garantidamente eu sou)ninguem é maltratado por querer visitar uma instituição como é uma delegação da cvp.nunco foi em pereira.Acho que o sr esta a querer arranjar algum tipo de questão para originar daí mais um dos comentarios pouco dignos que têm vindo a baila a respeito da delegação de pereira.mas pronto eu retfico o meu anterior convite.SEJA VOLUNTARIO DA CVP OU NÃO VENHA VER O QUE É A DELEGAÇÃO DE PEREIRA.GARANTIDAMENTE SERÁ BEM RECEBIDO
Elucidado???

voluntário AVC disse...

em situações de mergencia reais um PMA não passa de uma insuflavel montada rapidamente com algum material, não muito, serve apenas e tão só para que os medicos do INEM (VMER) possam estabilizar as vitimas que nós resgatamos e posteriormente enviá-las para unidades diferenciadas. foi assim que trabalhamos no acidente do autocarro na A1 (Aveiras de Cima) isto é a realidade e até o desejavel. estas unidades poderiam ter avançado com as tendas, macas, mesa de triagem algum material de socorrismo e mais nada, porque na situação deste acidente o material de SAV é o que as VMER trazem, os medicos e enfermeiros são tambem da VMER e o restante material é das ambulâncias que estão no T.O..
atenção eu refiro-me apenas a acidentes desta natureza, porque para eventos ou situações de maior dimensão catastrofe ou calamidade onde tenhamos de ser autonomos o PMA terá de estar fornecido com todo o material, pessoal e exercer as funções que constam na integra no documento para a emergência do GPC que foi enviado para todas as delegações e que todos os presidentes e coordenadores locais tem conhecimento. um abraço e quando virem que somos necessários avancem sem medo se não formos precisos voltamos para traz.

Anónimo disse...

Bem, depois de ler vários comentários a vários temas de facto não posso ficar indiferente a tudo o que aqui se fala e muitas das coisas de cor sem qualquer conhecimento de causa!
Em primeiro lugar e para que não fiquem a pensar que sou mais um a mandar larachas sou voluntário na CVP (com muito gosto e orgulho) á 17 anos e desde á 6 que para além de ser voluntario no terreno sou responsavel na direcção e portanto posso bem falar com conhecimento de muita coisa!
Mas o que quero aqui dizer não é sobre PMA'S ou que esta Delegação é melhor que esta ou aquela.
Ponto 1, a CVP é unica, a Delegação de Pereira não vive isolada no territorio nacional e a Delegaçãod e Agueda não é melhor nem pior que a de Lisboa, Porto ou Amadora!
Cada delegação organiza-se em um função das suas capacidades financeiras e do seu histórico a nivel regional em catastrofes ou até mesmo das ocorrencias diárias!
Em situações de grande emergencia, não acredito que o COE ou os CP estejam de olhos fechados!
Provavelmente, e porque todas as Delegações tem que enviar periodacamente a informação sobre os seus meus materias e humanos ou os meios não se adequam ao teatro de operações ou então as Delegações não enviam essa informação!
Como aqui já foi dito ter uma tenda não é ter um PMA, por outro lado todas as delegações tem obrigação de saber o que são PMA ou PE ou PS até porque, os homens que quem quase toda a gente fala mal, como o COE teve a preocupação de fazer um CD que foi entregue a todas as delegações onde tem uma compilação de vários documentos em que por exemplo está escrito a carga e meio humanos necessários para cada uma destas situações!
Portanto vamos deixar falar de cor e vamos trabalhar em conjunto, cada delegação terá a sua "especialidade" ou função num teatro de operações, dai se terem criado as plataformas, por forma a existirem os meios entre as varios delegações que se complemente em diversos cenarios, se nao são chamados é pq não estão reunidas as condições operacionais para o efeito!
É triste quando se continua a criticar, de facto nada nunca está bem e tudo pode ser melhorado, mas quem já passou por 5 presidentes nacionais e por várias formas de organização, sou testemunho de que tudo está melhor e acredito que tudo pode melhorar mais desde que todos possamos dar o nosso contributo de forma construtiva!
Acreditemos nas pessoas que nos lideram e deem tempo porque na verdade em tão pouco tempo muito foi feito!

Reflitam sobre isto e não se limitem a emitir revoltas sem perceberem as situações

Um abraço a todos

Fernando Fernandes

Anónimo disse...

Concordo com o Fernando Fernandes quando diz que a CVP é só uma e nao ha uma melhor que outra. É nossa responsabilidade dar o nosso melhor para que cada uma seja melhor a cada dia que passa, no entanto há coisas que nao estao bem. Nao digo que os CP estejam a dormir, no entanto, desafio-o a mostrar de que vale enviar a informaçao para estes. Usando este exemplo da A25 que é real, mostre-me como é que essa informaçao foi prestada aos responsaveis do Inem que coordenaram esta operaçao.

Um abraço a todos.

Anónimo disse...

e ja agora para que nao haja duvidas... tanto no codu como no terreno estiveram aos serviço do inem e a coordenar dois homens da cvp: nuno e pedro. ora toma!

Anónimo disse...

Caro anónimo das 23:20!

Vale sempre a pena enviar essa informação quanto mais que não seja em primeiro lugar para que ninguém tenha a apontar que não tem conhecimento da falta de meios! Mas a verdade é que, será que os meios existentes na plataforma onde ocorreu esse TO seriam adequados para serem mobilizados? Seriam adequados para complementar os meios já existentes no terreno? Ou por último, justificaria serem mobilizados mais meios fossem da CVP ou de outra Instituição qualquer?
Eu sei, por experiência própria que todos nós queremos mostrar que somos uma Instituição competente e que sabemos trabalhar tão bem quanto os outros e não se trata nada de termos protagonismo ou que falem do que nós fizemos, mas sim de termos no momento exacto a responsabilidade e capacidade adequada para o que nos for solicitados, provavelmente se nesse TO a dimensão dos danos fosse maior, acredito que poderiam ser mobilizados meios da plataforma, se não aconteceu é porque não era necessário!
Acho que devemos pensar em continuar a trabalhar e reunir meios nas nossas delegações para tornarmos as nossas plataformas não só competentes que isso acho que já são, mas investir em meios que valham a pena para serem utilizados dentro daquilo que são as tarefas reais da CVP.

Um abraço a todos

Fernando Fernandes

Anónimo disse...

Tenham juízo todos!!!!!
Quanto TAS têm neste momento? Há quanto tempo não estão disponiveis para emergência ..... nem para transportes, quanto mais nem emergência (com situações ao vosso lado tem de ir o IENM Águeda).
Essa barraca é boa para dar apoio aos peregrinos de Fátima, que podem descansar um bocado da caminhada, rebentar umas bolhas, por linhas nos pés como costumam fazer.
Não falem mal do trabalho das pessoas. Olhem para o vosso umbigo 1º.
Ganhem juízo!

Anónimo disse...

caro amigo fernando fernandes, pelo que vejo no seu comwentário posso deduzir ou enganou-se ou não percebe nada disto. o COE não fez CDs nenhuns nem tem competencia para isso, quem elaborou e distribuiu esses CDs foi o GPC e é este o organismo competente para fazer isso. ou será que quer por o COE a coordenar as outras delegações?

Luís Baltazar disse...

Lamento...
Mas está na hora dos voluntários da CVP perceberem que são uma carta fora do baralho e de tomarem medidas quanto a esse facto!!!

Anónimo disse...

Só agora? Já percebi á cerca de 10 anos quando vi a Maria Barroso e aquele velho que era o Com do Coros o Palma Pinto dizerem á boca cheia que a Emergencia era para os Bombeiros e a CVP para o social porque era isso que dava dinheiro...

Anónimo disse...

Caso muitos nao saibam, montar um PMA nao tem nada que saber (e nao estou a falar de tendas insuflaveis), e logicamente que se os centralistas da CVP de Agueda pegarem no telefone e ligarem para os seus voluntarios ninguem se negara a ajudar.
O problema esta no CODU e no CDOS, que so querem saber da CVP quando nao teem mais ninguem disponivel. A CVP tem de se começar a impor para deixar de ser confundida com os Bombeiros, como sucede diversas vezes na Delegaçao onde eu me encontro.

Anónimo disse...

Caro anonimo das 00:24!
De facto tem razão, enganei-me, mas quem não percebe nada é o senhor pois quem fez esse CD foi o GDM mas se quiser mando-lhe uma cópia.

Abraços

Fernando Fernandes

Anónimo disse...

Outro a dizer mal do Inem e dos Bombeiros? Mas vc´s ainda nao perceberam que o mal está mesmo na CVP? Não abram os olhos que não é preciso!

Anónimo disse...

caro amigo fernendo fernandes fico satisfeito por ter reconhecido que se enganou e parece-me que errar é humano. no entanto parece-me que a minha chamada de atenção foi razoavel porque quando aqui escrevemos temos afirmações que podem dar azo a muitas interpretações. quanto ao GDM é uma prespectiva sua para mim essa sua afirmação é o mesmo que comparar uma editora como autora de um livro quando todos sabemos que assim não é. o GDM faz CDs, Cartazes, Folhetos, etc. mas com a orientação dos orgãos envolvidos neste caso o verdadeiro autor é O GPC e o editor é o GDM. estamos esclarecidos?
quanto à oferta do CD agradeço mas já me foram distribuidos alguns e em tempo util ou seja quando foram elaborados e mais lhe informo que de vez enquado vou dispensando alguns a pessoas que desconhecem e eu com muito gosto forneço.
um abraço amigo fernando fernandes e obrigado pelo escçlarecimento

Anónimo disse...

Ganhem juizo a CVP de Águeda de momento é uma anedota! O sr presidente e o seu lacaio coordenador fizeram a boa borrada de forçar a saida e expulsar , sim expulsar varios dos seus melhores senão dos seus melhores elementos. Vive-se só de ilusões, de coordenadores que dizem que estao a tirar um mestrado em proteção civil mas que nem uma licenciatura tem!!!!!! Vive-se num clima de ameaça psicologica, não sao respeitadas hierarquias, nem pessoal quase tem para fazer os 15 dias de serviços de hospital que estao obrigados devido ao protocolo com o hospital de agueda. Não tem, ou se tem é 1 ou 2 tas. Chamam a barracas insuflaveis PMA's chamam a uma ambulancia só porque é nova uma ambulancia medicalizada!!!!!!

A delegação de agueda é uma anedota, só o espirito dos voluntarios é que tem algum valor.

UM voluntario de agueda.


já agora e para que todos saibam, o colega queixa-se que não foi activado, mas nao contou que ninguem se deu ao trabalho de telefonar a informar da disponibilidade ao codu

Anónimo disse...

Bom dia, tarde ou noite.

O motivo da CVP AGUEDA não estar no acidente da A25 é óbvio e não podemos virar as costas. Não se passa só em Águeda mas a nível de plataforma e nacional.

É um problema que diz respeito a todos e da culpa de todos. Fala se que após o acidente existiam 5 equipas prontas a sair mas a bola de cristal do CODU e da Protecção Civil não estava a funcionar para saber disso. Um simples telefonema poderia resolver a situação!

Queremos estar em todo o lado mas o resultado pratico é que não estamos onde é preciso! Nem será uma questão de fardas mas uma questão de atitude.

E para liderar (coordenar) é preciso atitude.

Anónimo disse...

Porque razão não aproveita a CVP para ir Congresso do Inem e questionam tudo? Vão lá estar os responsáveis máximos do Inem incluindo os de Coimbra. Deixem os comentários anónimos e sejam homenzinhos.

Anónimo disse...

Aqui deixo tb o meu comentário em relação à CVP de Águeda:
- Como ex-voluntária dessa casa, nada do que se tem comentado me espanta. Pois antes de sair avisei o Sr. Presidente que tudo iria acontecer.
- Ainda Ontem (Domingo), na festa do leitão em Águeda, mais um triste episódio aconteceu. Pois 2 voluntários fardados se pegaram numa discussão acesa, necessitando da intervenção dos seguranças. Já nem a farda que vestem respeitam!!!
O Sr. alto e de bigode que estava metido na discussão, devia de ter vergonha na cara e entregar a farda, pois só deu cabo da confiança que existia entre os colegas.
- ALERTA: Eu jamais aceitaria ser socorrida pelos voluntários que agora juraram bandeira na cvp de águeda, pois fiquem todos sabendo que o juramento foi feito e eles nem o curso tem tirado. Acham que é de confiar as nossas vidas e as vidas dos nossos familiares nas mãos destas pessoas??? Como podem criticar o CODU por os não activarem para emergências se mal tem pessoal para assegurar os 15 dias de hospital e os que tem nem o curso ainda acabaram!!!
Pensem bem nisto e digam se o melhor não era fechar as portas?!?
- Caros ex-colegas o espirito de ajuda estará sempre dentro de nós, mas sabemos que nessa casa isso será impossível.
Optei por mudar, estou realizada, a organização paira no ar e a ajuda ao próximo é constante e mto mais gratificante.

Anónimo disse...

Ó anónima de 13 de Setembro de 2010 21:44, ou aliás...Gina (nome de revista para adultos).
Não seja burra, os novos voluntários fizeram o juramento na altura adequada, ou seja, depois de efectuarem a formação que está prevista, só depois é que fazem o tat, mas tenho-lhe a dizer que só com a formação dada até aqui já sabemos mais que muitos, deixe-se estar ai nos BV Oliveira do Bairro e não incomode.

Ana Brites disse...

Ao contrário do comentário anterior eu dou a cara e respondo.
Estas palavras são bastante familiares e não nos é difícil identificar a autoria deste triste texto.
Embora a ex-socorrista não mereça resposta, aqui vão alguns esclarecimentos em relação ao que escrevo.
Três coisas:
- Se estamos mal? Estamos, mas não é isso que nos vai deitar a baixo. Estamos cá para o que der e vier. “Os amigos não são só para as boas alturas”.
-Em relação ao Sr. De quem falas, estás muito enganada, talvez seja ele que mais nos une e nos apoia.
- Sobre os novos voluntários e ao contrário do que dizes eles não realizam serviço, simplesmente acompanham o piquete como 3º elemento com a única função de se familiarizarem com o tipo de serviço que se vão deparar posteriormente.

Apesar de a delegação não estar muito bem, os nossos voluntários são muito unidos e grandes colegas de equipa.

Diogo Moreira disse...

Muito boa noite a todos,

Apenas quero dizer que no Domingo na Festa do Leitão uma das pessoas que estava de prevenção era eu. Sendo assim, e para tirar dúvidas a pessoas que já me questionaram relativamente a uns assuntos que por aqui se comentam, apenas quero dizer que não aconteceu absolutamente nada.

Apenas vim a este forum para ver que tais declarações foram escritas por alguém, pois não voltarei a cá voltar nem para saber se alguém voltou a responder, pois penso que quem alimenta estas discussões deverá ter bastante tempo sem nada para fazer.

Relativamente a outros comentários que aqui li e que também a mim me dizem respeito, indirectamente, e peço desculpa, 3 palavras: "Que valente merda!"

Se não conseguirmos resolver estes pequenos problemas, esqueçam o resto!

Cumprimentos,
Diogo Moreira

Anónimo disse...

Boa tarde a todos,

Peço a todos os colegas da Delegação de Águeda em particular e da Cruz Vermelha em geral que parem de alimentar e responder a este assunto, que há muito se desviou do tema original, e cujos comentários em nada enobrecem a nossa instituição.

Não somos responsáveis por aquilo que os outros fazem, dizem ou escrevem, é lamentável que utilizem a liberdade construtiva proporcionada por este espaço, para escreverem e inventarem mentiras, criarem e alimentarem discussões inúteis, escondidos cobardemente pelo manto da anonimidade.

É lamentável.

Saúdo todos os colegas socorristas, e apelo à nossa união, porque juntos e unidos somos muito fortes, e em união conseguimos fazer deste mundo, um mundo melhor.

Para sempre Humanos, Imparciais, Neutrais, Independentes, Voluntários, Unidos e Universais !

Francisco Madaleno
CEST | D.Agueda

Fátima Figueiredo disse...

Lamentavelmente as portas da Cruz Vermelha de Águeda como de outra, estão abertas a todo e qualquer cidadão que se apresente como pessoa de bem para trabalhar em beneficio do próximo.
Mas, como em todo lado há pessoas que não sabem separar a vida pessoal e agir com o profissionalismo que para tal é exigido,fazem da instituição e das pessoas que os acolheram e um dia lhes chamaram amigos autênticos incompetentes. Assim sendo e não tendo mais que fazer divertem-se levantando falso testemunho, denegrindo assim a imagem de colegas, que abdicam do seu tempo de lazer passando noites em claro em prol do bem comum...

O criador deste blog certamente não o fez para que pode-se existir esta "GUERRA ABERTA" que em nada beneficia os voluntários socorristas, assim sendo, apelo a determinadas pessoas que ponham a mão na consciência (se é que a têm) para que nos deixem em paz.

Estamos cansados de tantas noites de trabalho sem dormir, vermos a nossa imagem ser denegrida por frustrados e mal amados.

Sem mais nada a dizer sejam profissionais, voluntários e socorristas.....SIM, PORQUE NÓS TAMBÉM O SOMOS.

Fátima Figueiredo

Anónimo disse...

HUMMMMMMMMMMMMM ...

Hugo Martins