segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Responda quem souber!

Comentário colocado pelo nosso leitor Junot:

"Tenho umas perguntas a fazer a quem souber esclarecer-me, independentemente de quem acciona (INEM, CDOS, PC, GNR, etc):

Se o Plano Municipal de Emergência está oficialmente accionado, onde está a CVP?

Será que no INEM de Coimbra sabem que meios as CVP da zona têm disponiveis?

Será que o CDOS de Viseu sabe que meios humanos e materiais as CVP da zona têm disponiveis?

Quem é o elo de ligaçao entre a PC Municipal e a CVP? Sao os CLE? O CPR?

Obrigado e boa tarde."

9 comentários:

Anónimo disse...

Olá, vou responder, espero passar no exame:

Se o Plano Municipal de Emergência está oficialmente accionado, onde está a CVP?

R: A CVP está á espera que o DISTRITAL seje accionado.

Será que no INEM de Coimbra sabem que meios as CVP da zona têm disponiveis?

R: Se ligar para as Unidades saberá QUAIS OS QUE ESTAO DISPONIVEIS.

Será que o CDOS de Viseu sabe que meios humanos e materiais as CVP da zona têm disponiveis?

R: Nao me irei prenunciar acerca disto.

Quem é o elo de ligaçao entre a PC Municipal e a CVP? Sao os CLE? O CPR?

R: Poderá sempre ler o DECIF 2010. Ou Entao perguntar a CVP de Viana do CAstelo que já foi accionada para os fogos.

Assinado,
Mais um anónimo sem coragem.(IRONIA)

Carlos Alberto disse...

Mas acham mesmo que alguém vai ligar para uma CVP e perguntar: "Ah e tal, podem cá vir ajudar e tal?"

Não é agora que a CVP vai recuperar o trabalho que não foi feito durante o resto do ano. Estivemos a dormir e agora queriamos o quê? Batatinhas?

Obviamente é sempre possivel dar a volta ao texto, veja-se o bom exemplo da CVP Viseu. Ainda não está no ponto mas organizou-se perante a mudança de cenário e agora vive uma mudança positiva. Que sirva de exemplo.

O amigo respondeu... mas não disse nada. Com todo o respeito, mas parece politico. Se não fosse por coisas diria mesmo que tem uma maneira de escrever igual ao do Coordenador da Plataforma 2.

Não fosse ele estar de férias e apostava mesmo um jantar em como era mesmo!

E não, não sou anónimo muito menos irónico!

Anónimo disse...

Antes de mais, quero referir que não conheço o plano em questão.

Os planos de emergência actuais estão divididos em IV partes. Na Parte IV – Informação Complementar, Secção III, 1. Inventário de meios e recursos deve estar descrito os meios que a CVP tem OP. Se não está, os responsáveis da CVP daquela área de intervenção têm que ver isso junto do SMPC. Partindo deste princípio, o CDOS, INEM e todos os agentes que tenham acesso ao plano sabem os meios OP.

Agora, na minha opinião a questão é a seguinte: Será que a CVP está a cumprir com a legislação e menciona, enquanto APC, os meios OP nos planos de emergência?

Se o faz, tem meios disponíveis, tem estratégia bem definida para este tipo de evento e não é solicitada deve expor directamente à ANPC.

Um exemplo: Uma delegação tem 5 AMS, 20 elementos disponíveis c/ capacidade de mobilizar mais 20, Unidade de Cozinha p/ 100 pessoas, Unidade Descanso p/ 100 pessoas, Unidade Chuveiro p/10 pessoas e um PMA. Tem plano definido na área do socorro, alimentação, descanso, higiene e apoio psico-social. Nos recursos humanos estão disponíveis médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais. Se o SMPC ou o CDOS não accionarem esta delegação para cenários desta dimensão têm que justificar.

Mas repito, será que a actual CVP está vocacionada para este tipo de eventos?

Também há a questão dos Postos de Comando instalados nos TO. Eu se tiver meios OP para um determinado evento desloco-me ao PC no TO e apresento-me.

Em eventos como grandes incêndios florestais ou sismos, por exemplo, os APC têm que sair da “toca” para junto das populações. Não podemos esperar… à e tal… tem de ser o INEM ou o CDOS. E se não houver comunicações?

Anónimo disse...

Olá, tb vou responder, espero passar no exame:

Se o Plano Municipal de Emergência está oficialmente accionado, onde está a CVP?

R: A CVP não está á espera que o DISTRITAL seje accionado, se foi o MUNICIPAL activado, entao as Delegações da CVP desse municipio tem responsabilidades, e terão um ou varios elementos de ligação no Conselho Municipal de Protecção civil., quando o cenário ultrapassar as fronteiras do municipio, ou seja, passar a distrital, quem se senta é o Coordenador Plataforma, que coordenará.

Será que no INEM de Coimbra sabem que meios as CVP da zona têm disponiveis?

R: o INEM de coimbra sabe quem é PEM ou reserva INEM e como tal estao vinculados a um protocolo, e o acionamento faz-se da mesma forma em todo o País, ou como alguns gostam, como as CODUS lol, liga o CODU e pergunta a disponibilidade..... (nada de novo)

Será que o CDOS de Viseu sabe que meios humanos e materiais as CVP da zona têm disponiveis?

R: Se não sabe não está a cumprir as suas obrigações legais, até porque pelo que já vi a nivel nacional, em todos os CDOS os Planos Distritais de Portecção civil são mto parecidos e todos eles incluem a CVP quer em situações de 1ª Linha, quer em 2ª linhas (depende das situações).

Quem é o elo de ligaçao entre a PC Municipal e a CVP? Sao os CLE? O CPR?

R: Entre a PC Municipal o elo de ligação da CVP são os CLE ponto final paragrafo.

R: O elo de ligação da CVP e a PC Distrital são os CRP.

Não foi so a CVP Viana que andou fogos, e acionadas quer pelos CDOS, quer pelos CODU, várias Delegações a nivel nacional.

Assinado (CLE)

ps: Descompliquem....

Anónimo disse...

no plano municipal de segurança deverá estar incluida a CVP, e todos os meios que dispõe, deverá ser um trabalho do CLE, que infelizmente não é feito por muitos, mas já existem Municipios onde funciona.
os meios disponibilizados ao CDOS são dados pelos coordenadores das plataformas.
o INEM tem uma relação de todos os meios de socorro(ambulâncias) da CVP, as legalizadas....

não basta criticar! é preciso fazer, e se todos fizermos um pouco, será muito!

Anónimo disse...

Boa tarde a todos.

Uma coisa é que devia ser, outra coisa é o que efectivamente é.

Posso assegurar que nesta zona, nem o CDOS de Viseu nem o INEM de Coimbra faz a minima ideia dos meios que cada uma das CVP´s da zona tem disponiveis, humanos e materais.

Nem a PC nem o INEM quer saber ou vai procurar e nenhuma CVP se dá a conhecer.

Relativamente aos CLE´s e CPR a situação é identica. Ninguém no CDOS de Viseu ou CODU de Coimbra sabe quem são os Coordenadores Locais ou Regionais.

Nos planos de contingência pode até estar mencionada a CVP mas ninguém fará o accionamento para além da habitual "pataleta".

Tenho dito.

Anónimo disse...

boas a todos,
ao anonimo, das 19.14
Essa e que e uma grande verdade e facto,penso que eu,que em todo territorio nacional,na Madeira ja a coisa e muito diferente,com meios sem meios não existimos...
Deixo uma questão com iria a CVP fazer um "apoio" a um calamidade internacional...

Luis Carlos disse...

Os poucos portugueses honestos e lúcidos ficam apavorados e admirados e com razão com as nulidades que infelizmente nos desgovernam. É confrangedor o vazio de ideias válidas e a lata da grande maioria dos coordenadores actuais. Do Coordenador Nacioal, aos de Plataforma e aos Locais pouco ou quase nada se aproveita. Ao contrário do que apregoam quase nada funciona nomeadamente; a emergência, os transportes, a formação, os legitimos direitos do voluntário, etc, etc. Como se isto não bastasse os meios de divulgação (institucional ou nao) também ajudam à festa dando demasiado tempo de antena a gente incapaz que para além da treta habitual nada resolvem, a estes juntam-se as audições a algumas dezenas de opinantes profissionais que tal como os primeiros falam, falam e o resultado final das suas verborreias é zero. A Cruz Vermelha para mudar para melhor em todos os domínios tem que largar definitivamente os projectos da treta que alimentam uma enorme cambada de inúteis, que custam mais que as respectivas obras e a seguir vendo como se faz, os bons exemplos dos países desenvolvidos. Se o fizermos em pouco tempo deixaremos de ser o restolho da Protecção Civil, senão a CVP acaba.

Anónimo disse...

Eu como anónimo também posso assinar que sou o presidente da republica, Srº anónimo das 09:14 voçê nem sequer sabe que no Municipio de Castro Daire nao existem delegaçoes/Unidades da CVP.

E ainda assina como CLE.