terça-feira, 31 de agosto de 2010

E na CVP?

Vítor Almeida, Médico da CVP Viseu

O Doutor Vítor Almeida (Médico da CVP Viseu) defendeu ontem que o INEM devia funcionar como na tropa, na gestão de meios humanos para casos de grandes acidentes como o da A25.

O INEM utilizou SMS´s para grupos predefinidos para chamar profissionais para ajudar no socorro às vitimas, no entanto o o Dr Vítor defende que este sistema é pouco eficaz e defende que deveriam existir escalas de prevenção para equipas de retaguarda.

Neste caso, o sistema usado pelo INEM funcionou bem, visto que acorreram ao local várias dezenas de profissionais, mas será sempre assim?

O que pensa o leitor?

Em caso de grande emergência deverá a CVP funcionar como o INEM ou como a tropa?

- Deverão existir escalas de prevenção, quando sabemos que muitas vezes nem para assegurar o normal serviço existe pessoal.

Ou,

- Deverão existir grupos definidos que serão alertados via SMS, correndo o risco de não aparecer ninguém?

20 comentários:

joao disse...

Então e que tal coexistirem as duas? no entanto, acho que em todas as unidades não existe pessoal suficiente para fazer prevenção, pois em casos como este, secalhar todo o pessoal da unidade tinha de ser mobilizado (pelo menos na maior parte das unidades do pais).
Concluindo...se fosse eu a Coordenar, existiria uma escala de prevenção e um sistema de alerta por SMS's ou outro. Já agora...gostaria de saber como funciona o novo sistema de gestão de frotas da CVP, nomeadamente se é possível implantar estas funcionalidades? Cumprimentos a todos

Anónimo disse...

as unidades que são postos de reserva inem têm a obrigação de manter uma tripulação em estado de prontidão H24.
sou apologista das duas versões apresentadas e de outra que possam existir para mobilizar pessoal.
tudo depende das necessidades enerentes a dimensão das situações.
só podemos fornecer os meios que temos disponiveis,
reparem como os bombeiros estão a funcionar com a triangulação dos meios operacionais, não será um bom sistema? então a cvp está à espera de que para implantar um sistema identico no terreno? há dificuldade de articulação entre unidades?
senhores responsaveis pela emergencia na cvp, ponderem o assunto e deem soluções, sentem toda a gente à mesma mesa.
um abraço e bom socorro.

Anónimo disse...

Escalas de prevenção? Quem paga?
Sabem quanto custam as prevenções?

Anónimo disse...

Quem paga? Mas a CVP não é uma instituição de voluntariado?

joao disse...

ao anonimo das 10:22

deve pertencer àquelas "CVP's" que só sabem trabalhar com assalariados...fique sabendo que na minha unidade existe apenas voluntariado, inclusivé quem está de prevenção à Emergência Social...
comecem a pensar que a CVP não é nenhuma empresa...ao não pensarem nos voluntários estão claramente a violar os estatutos e os princípios da Cruz Vermelha! assalariados sim, mas apenas para assegurar rotinas diárias, ou trabalhos administrativos...de resto, com vontade, divulgação, angariação e principalmente acolhimento, conseguiremos ter unidades com bastantes voluntários para assegurar escalas de prevenção e de piquetes.

Anónimo disse...

Há uma certa ideia que a CVP só existe porque existem os assalariados. Nada mais errado. Os assalariados existem para manter as rotinas diárias. Os voluntários é que ganham parte significativa do dinheiro.

Se nao acreditam no que vos digo, analisem as CVP´s mais dinamicas. É que contra factos não há aargumentos. A força das CVP´s dinamicas são os VOLUNTARIOS!

Anónimo disse...

Sim não tenho duvidas os voluntarios trabalham a titulo gratuito para alguns profissionanais levarem para casa. Para não falar de outros negocios um pouco esquizitos, contas escondidas... a empresa CVP que não dá nada a ninguem ou muda de postura, limpa esses velhos mamões e alguns novos que são os braços e as pernas dos velhos ou estou convencido que é uma questão de tempo e está condenada...

Anónimo disse...

O post fala do INEM e Exercito.

Eu estava a falar destes. Pagar prevenções a peso de ouro... devem estar a brincar.

vitor almeida disse...

caro administrador,
diverti-e muito ao ver esta foto minha no seu blogue. Foi o merecido pastel de nata após 4 meses no Iraque a tomar banho de toalhete, levar com tempestades de deserto e, de vez em quando, uns pequeninos sustos insignificantes naquele belo pais tão tranquilo.
Mas não o autorizei a usar esta foto pessoal ou? aliás, adorava saber de onde arranjou a foto...
Não é que se deva preocupar muito com advogados etc. (facto é que o uso de fotos pessoais não autorizado é punido por lei) mas justo seria colocar a SUA foto neste blogue para assim podermos falar em diálogo fraterno e pessoalmente. Caso estiver interessado, envio-lhe uma foto mais representativa; tipo numa VMER, num desencarceramento, num Heli ou numa ambulância blindada com os nossos militares, ou uma a anestesiar uma velhinha de 96 anos, ou então numa ressuscitação pediátrica... Mas o pastel de nata soube bem sim.
Referente ao tema só um esclarecimento:

O que defendemos é um modelo que permita ter gente de forma ORGANIZADA, com um ESTATUTO LEGAL que lhe permita ser requisitado por exemplo, de imediato, sem prejuizo para a sua vida profissional. Ou então escalas de prevença tal como existem nos Hospitais. Ambos podem e devem coexistir.
Verdade é que foram eviados SMS, quem pode vem, a civil, com colete, em carro próprio. Mas se esse profissional estiver nesse momento no Hospital a operar por exemplo????
Concordarão que esse não é o caminho ou?
Se queremos uma Emergência Profissional, temos de ter uma estrutura de base fixa, e depois o voluntariado com estatutos que lhe permita acudir, sem prejuizo para si próprio.O VOLUNTARIADO é CRUCIAL, mas a maquina do estado não pode viver a custa disso...
No entanto não é em Blogues ANÓNIMOS que demos discutir isto, ou? Que tal organizarmos um encontro Nacional da CVP?
Fica o repto ao administrador ANONIMO deste blogue. E parabéns pelo serviço que fazem: falando é que todos se entendem. Uns dando a cara, outros nem por isso.
Vitor Almeida

Anónimo disse...

Na Unidade onde sou coluntário existem os 2 sistemas, 2 equipas (meio mes cada) de prevenção de 8 pessoas e um sistema informatico que permite accionar os voluntários tendo em conta a área de residencia.
Funciona? As equipas de prevenção vao funcionando mas tem de ser revistas de x em quando, o accionamento através de sms ainda não foi adequadamente testado se bem que por algumas xs foram mandadas sms a pedir a disponibilidade para a enventualidade de mobilização e houve resposta de um número relevante de socorristas.
Sei de pelo menos uma UET que funciona com o sistema de sirene como os bombeiros, vai tudo da organização meus senhores.
Ah as equipas são de VOLUNTÁRIOS.
Guilherme Azevedo

Anónimo disse...

sou o anonimo das 0:51 do dia 31
escrevi este comentário em resposta as perguntas que estão no post.
na minha unidade o voluntriado funciona em pleno entre as 20 e as 08 horas, funcionando ainda durante o dia qunado chamados e que estejam disponiveis. o serviço diario incluindo a tripulação da ambulância reserva INEM é assegurada por profissionais.
quanto a questão de manter so profissionais a assegurar a emergencia inem é insustentavel ninguem consegue sopurtar os custos como reserva, sendo PEM já é diferente porque o inem para alem de adquirir a ambulancia ainda sustenta a sua manutenção, subsidia as tripulações e paga melhor os serviços efectuados. podem crer que nos enquanto reservas somos os verdadeiros subsidiarios da emergencia em portugal.
por experiencia propria posso afirmar , todo este sistema só é possivel e sustentavel devido ao empenho exclusivo dos voluntários que não auferem qualquer remuneração se não fossemos nós os voluntários sem duvida a emergencia no nosso pais estaria condenada quer nas bases quer nas cupulas.
um grande abraço a todos os voluntários deste pais.

Anónimo disse...

na minha unidade existe sirene, chamada telefonica e compromisso assumido no dia anterior, brevemente vamos activar a chamada de grupo via internet e os diversos grupos serão formados de acordo ccom a morada e as horas disponiveis dos voluntários.
é evidente que os sistemas de accionamento de meios terão de estar enquadrados com o tipo de unidade e a região onde estão inseridas.
um abraço

Cruz Vermelha para sempre disse...

Caro Dr Vítor Almeida,

É com grande alegria que vemos que continua a seguir o nosso blogue. É para nós um orgulho em quanto membros da Cruz Vermelha Portuguesa saber que um homem com o seu percurso profissional abraçou a mesma causa que nós, a CVP! Como já reparou temos dados aqui eco de alguns temas por si levantados. E isso só se deve ao interesse e à importância que têm. As nossas fontes são a comunicação social, não temos qualquer ligação "oficial", como tal, o que aqui partilhamos com os nossos leitores é baseado no que lemos e no que é o nosso entendimento das coisas. Desde já nos colocamos à disposição para publicar\divulgar qualquer tema\artigo que entenda ser do interesse da comunidade CVP.

Em relação à nossa identidade, não nos escondemos no anonimato, quem com conosco trabalha sabe bem que somos e conhece o nosso percurso. Não achamos que isso seja importante para a comunidade que nos lê. Somos voluntários da CVP e este é um blog que reflecte a nossa opinião sobre os mais diversos temas. Não tem qualquer vinculo oficial e é assim que deve ser encarado. Os temas são escolhidos por nós, os comentários são de quem os profere. o resultado da discussão é aquilo que os leitores quiserem.

Relativamente à fotografia, de certeza que não serão precisos advogados, não o temos como uma pessoa rancorosa. De qualquer modo, fica a saber que esta foto é fácil de obter, bastou-nos uma simples busca no Google. Está disponível no site da Guarda Nacional Republicana, deixamos-lhe aqui o link directo:

http://www.gnr.pt/multimedia/Internet/imagens/portal/galeria/10/Iraque%2011.jpg

Temos a certeza que o pastel foi bem merecido, não entendemos a foto, que celebra o sucesso de uma grande missão como algo de ofensivo, no entanto, se o achar, dispomo-nos a retira-la de forma imediata.

Deixamos-lhe os nossos melhores cumprimentos e os votos de podermos continuar com o seu precioso contributo na melhoria do trabalho da cruz Vermelha Portuguesa. Este blog está à sua inteira disposição.

v almeida disse...

Ora ca está uma boa resposta:
afinal a GNR tem uma foto minha com um pastel de nata :)))) bem fintado :)))) Mas olhem para o pormenor na farda: a cruz e o crescente vermelho está lá... a estrela da vida não a vi no Iraque...

Mas preferia uma foto com uma bela ambulância da CVP. se quiserem envio vos para o vosso mail...

De resto: mantenho a ideia: organizem um encontro NACIONAL da CVP, e com certeza que terão o nosso apoio. Mas um pedido ao sr. Administrador:
Tentem que se mantenha nível, e evitam colocar POSTS com insultos e injustiças. A CRUZ tem principios, muitos dos quais nunca vi em outras Instituições. Que o Blogue seja um espelho dessa nobreza que encontrei nos Voluntários da CRUZ.

V.Almeida

joao disse...

Caro V. Almeida,
Secalhar essa ideia organizada por si, não iria sofrer represálias por parte da sede, uma vez que é médico, militar, etc.
Também considero que é importante a organização de um fórum para debate de ideias com os voluntários, mas os receios (justos) de que a sede poderá contra-atacar contra os "conspiradores" deixou sempre esse desafio em "águas de bacalhau"...que me diz de ser o Doutor a organizar?:p

Cruz Vermelha para sempre disse...

Boa tarde a todos.

Também nós nas respectivas Delegações temos ouvido expectativas sobre um possivel Congresso\Seminário\Encontro. No email do blog já trocámos algumas mensagens com leitores que sugeriam isso mesmo. No entanto, o tal medo das represálias é também um tema comum. Este blogue está à vossa disposição para de uma forma imediata começarmos aqui a trocar ideias sobre o que poderá ser esse seminário, os temas que poderão ser abordados e a forma como poderá ser organizado. Depois de termos esses topicos, logo se vê.

Aguardamos a vossa opinião.

Anónimo disse...

Não sonhem....
Tirem isso da ideia,estão loucos???!!!
Isto já está com está,e ainda querem piorar?
Deixem seguir o barquito....(com os marinheiros da sede)...deixem-nos seguir viagem

joao disse...

Mal qual piorar??! o senhor não tem princípios?! sempre fui ensinado que o que não concordo devo dizer com respeito e educação...se os da sede aceitam é outra história, mas nós todos enquanto voluntários temos o DEVER de contribuir activamente para a instituição, inclusivé quando os princípios a que jurámos estão a ser postos em causa! o problema é que por esse país a maioria das pessoas nem sabe a que está a jurar...e contribuir activamente é mostrar ideias, participar, discutir, etc...

Anónimo disse...

Que bom um pastel de nata sabe sempre tão bem e por certo faz lembrar portugal, mas não sabia que o dr era da gnr? ja não é? saiu, e militar tambem ja não é? e porque é que trazia os simbolos da cv e do crescente vermelho e fardado de gnr? se na altura não era da cvp?

joao disse...

Porque segundo as convenções de Genebra, o pessoal de saúde militar(GNR são militares) podem utilizar os emblemas da CV/Cres. V/Crist. V. em situação de conflito armado, ou para protecção do pessoal afecto a esta área.
Se tivesse tido uma boa formação base sabia isso....mas esse problema existe em todos os CFB's (Cursos de Formação Base) para variar...