quarta-feira, 14 de julho de 2010

Centro Operacional de Emergência

Reportagem CVPS


Vamos publicar uma reportagem sobre o Centro Operacional de Emergência (COE). É uma estrutura importante da Cruz Vermelha Portuguesa mas continua a ser desconhecido para grande maioria dos voluntários da CVP. Ao longo de vários post´s vamos tentar explicar o que é, o que faz e para que serve.

20 comentários:

Anónimo disse...

Não tarda começam os EXCLUSIVOS CVPS....Tal como no BPS...
É So exclusivos....Ihihihih
A malta anda bem(mal)informada
É de partir o côco a rir...
ihihihih

Anónimo disse...

Venha ela!! :)

Anónimo disse...

plos vistos ja ta aki mal incomodada com o blogue. ker dizer k tao a chegar onde eh preciso. continuem. forca ai nessa reportagem. sou voluntario da cruz a 5 anos e nem sabia k essa central existia.

Voluntario disse...

Conheço minimamente o ventro operacional de emergencia.espero pera respectiva entrevista com espetactiva...
acho que me vou rir um pouco...

Anónimo disse...

Qual centro operacional? Essa gente nem sabe o que é uma Emergencia, passam o dia a falar ao radio a combinar mas é os serviços programados, dá para rir...

Anónimo disse...

ó pulguento, volta lá para a tua casota. Cumprimento ao pessoal aí do GPC!

Cruz Vermelha para sempre disse...

Boa tarde a todos,

Da nossa parte, algumas ligeiras picardias serão ate entendidas como saudaveis, no entanto, é importante que não se confunda picardia com insulto.

Obrigado a todos pela vossa visita e participação.

Anónimo disse...

Vocês proprios gostam de "insultar" os outros.
Não se armem em bons samaritanos...
Quem vos conhece sabe bem o vosso percurso, pessoal e profissionalmente.............

Anónimo disse...

para os que querem rir deixo aqui uma sugestão aos autores do blogue. na vossa reportagem deveriam mostrar o actual COE e antiga unidade de socorro do prior velho, ou seja o antes e o depois do TC COsta pereira, era só para vermos as reais diferenças.

Anónimo disse...

Não são nenhumas continua tudo na mesma porque as pessoas são as mesmas....

Anónimo disse...

ou não conheces mesmo o COE ou apenas avalias as coisas pelas pessoas.
mas na mesma não estão isso é de certeza

:) disse...

Se não são as mesmas o administrador do blog que as mostre.Já não vou ao COE a algum tempo e gostaa de ver as ditas diferenças.
E quanto as pessoas o COE é como em todo o lado....tem gente que não prestas mas tambem tem muita gente boa, acolhedora, e bem formada e bons proficionais
:)

Anónimo disse...

Olá a todos os elementos que passam por este blogue, nunca se esqueçam que todos nós temos defeitos, e não é por isso que vamos denegrir a imagem desta instituição que è a Cruz vermelha.
Sendo eu membro activo dá COE tenho o maior orgulho de pertencer ao COE, e colaborar com qualquer unidade seja ela da CVP ou de outra Instituição.
Já algum tempo que estou no Centro Operacional de Emergência, e lamento que alguns dos meus colegas e amigos só se aproveitem, da CVP, tende vindo a se desculparem com as Boinas, Farda, postos, e afins ….
Por isso venho assim por este meio solicitar a todos os colegas e a todos os membros da CVP, que se respeitem e que cumpram com orgulho os 7 princípios da CV. Que por vezes com os anos vai caindo em esquecimento, nuca se esqueçam que nem todos podem ser chefes, pois se todos nós nos respeitarmos, talvez um dia possa-mos colaborar com outras instituições Internacionais, muitas felicidades a todos aqueles que queiram que a Cruz Vermelha Portuguesa não caia em esquecimento na Federação Internacional, nem em descrédito pela população que necessitam de todos nós.

UM ABRAÇO GONÇALVES

Anónimo disse...

a cvp nacional não cumpre os 7 principios e queres que o voluntario que da o coiro cumpra, o exemplo vem de cima amigo, de cima

Anónimo disse...

Por muita gente pensar como o iluminado do dia 23 às 15:57 é que isto está como está!! "Se eles não fazem porque é que eu hei-de fazer??" Sem dúvida que pensar e agir assim é mais fácil mas não me parece que seja assim que conseguiremos ir a algum lado!

Abraço a todos os voluntários

Anónimo disse...

Dizer mal qualquer um diz, criticar é facil, fazer isso ja é muito complicado e com a vossa mentalidade por isso é que a maior parte das unidades de socorro são o que são! Eu ia muitas vezes ao prior velho na altura do comandante paulo e a minha delegação estava muito ligada e sei o que auilo era e o que é hoje sem duvida e para espanto meu que nunca acreditei muito pelo contrario sempre julguei, ai vem mais um coronel, igual aos outros que por la tinham passado e não so nada fizeram como destruiram por isso é que a unidade foi para lisboa. Uma coisa é certa é pena não existirem muitas estruturas daquelas na cvp e com pessoas como aquelas e que estas completamente enganado tu e os outros, eles não são iguais, agora muitos dos que aqui falam não sabemos o que tem nem o que fazem estes tem provas dadas e gostava que a minha delegação que no distrito de lisboa é uma das melhores não so pelas areas de trabalho e pelas actividades e ate numero de voluntarios evolua nesse sentido.
Agora pessoas como tu que criticam as delegações que trabalham e aqueles que querem fazer alguma coisa e depois dizem-se voluntarios???

Anónimo disse...

Como voluntario da cv e profissional da protecção civil tenho que dizer que aquilo que estão a fazer no prior velho é sem duvida um excelente projecto e uma boa imagem para a cv, isto porque sem ajudas e semovos como sabemos é muito dificil fazer omoletes. A delegação aque pertenço é pequena mas estamos a preparar-nos para a grande catastrofe, com o sentido de que grão a grão enche a galinha o papo isto é se todos estivermos preparados com alguma coisa seremos muitos.
Relativamente ao coe, este deveria ainda funcionar como uma reserva para apoiar as delegações para situações normais de grandes eventos e outras em que existisse essa necessidade, fazendo com que os meios estivessem concentrados e disponiveis para todos e as delegações não tinham que disponibilizar dinheiro para alguns eqipamentos, não sei como fazer isto talvez cada delegação dar um contributo? o improtante era quando tivesse necessidade era so pedir e os meios humanos e materiais eram accionados.
Por ultimo não precebo nem compreendo as pessoas que falam so por falar e sem conhecimento de causa mas que compromentem e beliscam.
Como se diz na minha terra: vozes de burro não chegam ao ceu, continuem a fazer o vosso trabalho, que para a frente é que é o caminho e quem se prende a coisas menores que vão ... para os bombeiros ou então nesta epoca para a praia que tem la coisas bonitas de se verem.

obrigado

Anónimo disse...

A ideia original do COE é sem dúvida excelente!
Se o COE evolui desde a altura da USL?? Sim, sem dúvida! No que diz respeito a espaços físicos, viaturas, recursos etc etc...
Agora.. se isto é tudo tão bom e bonito porque é que os volutários pura e simplesmente não aparecem?!?!?!?

Anónimo disse...

Sou funcionaria da sede nacional da cvp e ao ter conhecimento deste blogue como é natural tive curiosidade e ao entrar vi um artigo lindo sobre ser voluntario e pensei, ate que enfim começamos a ter coisas boas apelativas para novos elementos e que dignificam quem quer dar do seu tempo em prol de uma instituição tão nobre e digna como a cv, que trabalha e prepara~se para apoiar quem possa necessitar em situações de emergencia ou emergencia social decorentes dos principios e valores que nos unem enquanto sociedade nacional e na estreita ligação com as outras sociedades da cv. Foi assim que a cerca de 18 anos entrei como voluntaria e agora acerca de dez como profissional. Mas qual o meu espanto que ao entrar noutras peças aqui espostas, deparei com tanto desconhecimento e ate ignorancia por parte de quem escreve e ou tenta fazer ilucidar ou querer fazer ver aos outros,a cvp apos a publicação dos estautos (dec-lei) e falam como se estivessem reçabiados, quando a cvp teve uma reorganização interna, que levou a criação de normas e directivas por forma a dar espaço á sua implementação, so não esta concluida por resistencia de alguns que em nada tem de humanitarios e muito menos de voluntarios porque esses tem bom fundo e espirito de inter-ajuda cumprindo aquilo que esta defenido porque fazer bem não custa.
Criticar so por criticar e dizer mal não e de todo boa politica muito pelo contrario cria nas pessoas anticorpos e resistencias que por vezes são dificeis de ultrapassar por desconfiança e ai a evolução e os projectos vão parando e acomodando-se ao marasmo d o deixa andar. Criticas construtivas e apoiar as delegações que precisão isso sim é espirito cv.
Quem por falta de conhecimento falha deve ser apoiado porque se existiu ma conduta não foi so da delegação envolvida fomos todos nos.
Foi a cerca de dois anos à unidade de lisboa e ao entar deparei com uma enorme lixeira onde hoje esta uma bomba de gasolina, nos armazens estava tudo ao monte nada tinha dignidade, so apetecia dizer fugam quem pode ser voluntario numa coisa destas. Passado esse tempo foi visitar o coe e verifiquei organização, harmonia e espaços com dignidade não so para receber outras delegações mas para os que la prestam serviço, e as delegações que tenho recomendado a visita a estadia e o solicitar de artigos, que o digam.
Ao dizerem: "que os da sede não fazem nada, são so tachos, e andam a mamar com o trabalho dos outros", não podem faltar mais à verdade, a sede não so se auto sustenta como é uma rectaguarda para as delegações que não dando conhecimento do que fazem quando não conseguem cumprir os cumpromissos assumidos ai vem à sede para resolver o assunto que se calhar é o caso de algumas delegações de alguns que qui escrevem, as delegações não dão nada a sede, no entanto a sede tem que enviar por ano varias dezenas de milhares de euros para a FICV enquanto sociedade nacional ( vão ver como funciona aqui ao lado a espanha, com as delegaçoes). Preocupem-se em auto agudarem-se em apresentar projectos de sustentabilidade e informar o que pensam fazer, por forma a mostrar que somos uma equipa e não um bando desgarado cada um apuxar para seu lado e ajulgar que uns são melhores que os outros.

façam o favor de ser felizes e sejam membros de pleno direito.

Boa tarde e bom fim de semana ou boas ferias

Anónimo disse...

Sou funcionaria da sede nacional da cvp e ao ter conhecimento deste blogue como é natural tive curiosidade e ao entrar vi um artigo lindo sobre ser voluntario e pensei, ate que enfim começamos a ter coisas boas apelativas para novos elementos e que dignificam quem quer dar do seu tempo em prol de uma instituição tão nobre e digna como a cv, que trabalha e prepara~se para apoiar quem possa necessitar em situações de emergencia ou emergencia social decorentes dos principios e valores que nos unem enquanto sociedade nacional e na estreita ligação com as outras sociedades da cv. Foi assim que a cerca de 18 anos entrei como voluntaria e agora acerca de dez como profissional. Mas qual o meu espanto que ao entrar noutras peças aqui espostas, deparei com tanto desconhecimento e ate ignorancia por parte de quem escreve e ou tenta fazer ilucidar ou querer fazer ver aos outros,a cvp apos a publicação dos estautos (dec-lei) e falam como se estivessem reçabiados, quando a cvp teve uma reorganização interna, que levou a criação de normas e directivas por forma a dar espaço á sua implementação, so não esta concluida por resistencia de alguns que em nada tem de humanitarios e muito menos de voluntarios porque esses tem bom fundo e espirito de inter-ajuda cumprindo aquilo que esta defenido porque fazer bem não custa.
Criticar so por criticar e dizer mal não e de todo boa politica muito pelo contrario cria nas pessoas anticorpos e resistencias que por vezes são dificeis de ultrapassar por desconfiança e ai a evolução e os projectos vão parando e acomodando-se ao marasmo d o deixa andar. Criticas construtivas e apoiar as delegações que precisão isso sim é espirito cv.
Quem por falta de conhecimento falha deve ser apoiado porque se existiu ma conduta não foi so da delegação envolvida fomos todos nos.
Foi a cerca de dois anos à unidade de lisboa e ao entar deparei com uma enorme lixeira onde hoje esta uma bomba de gasolina, nos armazens estava tudo ao monte nada tinha dignidade, so apetecia dizer fugam quem pode ser voluntario numa coisa destas. Passado esse tempo foi visitar o coe e verifiquei organização, harmonia e espaços com dignidade não so para receber outras delegações mas para os que la prestam serviço, e as delegações que tenho recomendado a visita a estadia e o solicitar de artigos, que o digam.
Ao dizerem: "que os da sede não fazem nada, são so tachos, e andam a mamar com o trabalho dos outros", não podem faltar mais à verdade, a sede não so se auto sustenta como é uma rectaguarda para as delegações que não dando conhecimento do que fazem quando não conseguem cumprir os cumpromissos assumidos ai vem à sede para resolver o assunto que se calhar é o caso de algumas delegações de alguns que qui escrevem, as delegações não dão nada a sede, no entanto a sede tem que enviar por ano varias dezenas de milhares de euros para a FICV enquanto sociedade nacional ( vão ver como funciona aqui ao lado a espanha, com as delegaçoes). Preocupem-se em auto agudarem-se em apresentar projectos de sustentabilidade e informar o que pensam fazer, por forma a mostrar que somos uma equipa e não um bando desgarado cada um apuxar para seu lado e ajulgar que uns são melhores que os outros.

façam o favor de ser felizes e sejam membros de pleno direito.

Boa tarde e bom fim de semana ou boas ferias