segunda-feira, 5 de julho de 2010

Inspecionadas?



O mundo da emergência, infelizmente, parece movimentar-se de desgraça em desgraça, de asneira em asneira, de trafulhice em trafulhice.

Ainda a propósito do tema da Inspecção às ambulâncias fomos alertados por um leitor para um dado particular da dita inspecção. Um outro leitor num comentário tocou nesse tema e ficou lançado o repto para este texto.

Falamos das Telecomunicações na CVP e em particular nas ambulâncias.

É bem sabido que a Cruz Vermelha tem frequências atribuídas e repetidores distribuídos pelo território nacional, alegadamente, esta coberta é total. Dizemos alegadamente porque também é bem sabido que a Cruz Vermelha não dispoe de equipamentos rádios, portanto é impossível verificar a veracidade deste dado.
No entanto, há um ponto que é possível verificar. As comunicações nos meios. A portaria 1147 de 2001 tem no seu texto, este quadro:
Fomos verificar a lista de entidades\ambulâncias certificadas pelo INEM e vemos lá, por exemplo, que a Delegação de Pereira tem com uma ambulância tipo B e uma tipo C devidamente certificadas. Quer então dizer que estas ambulâncias possuem equipamente rádio na frequência da Cruz Vermelha que permita a comunicação com uma Central, correcto? Errado!

Colocamos a questão, se a certificação foi passada e estes meios não possuem o equipamento requerido, a quem se deve este facto?

Responda quem souber!

12 comentários:

Anónimo disse...

parece k afinal nao e tudo perfeito no mundo dos super de pereira.

toma!!!!!!!

Anónimo disse...

O que incobre aquilo tudo e o coordenador com as cunhas e conhecimentos que tem que são muitos. se nao nao estavam lixadados , teem tido sorte ,mas algum dia acaba.......

Anónimo disse...

Bom dia

Sou voluntário da Delegação de Pereira, e pelos comentários anterores percebe-se o porquê de a CVP se encontrar no actual estado no panorama do PH em Portugal, relegada para uma figura de 3º ou 4º plano.

Se todos nós, voluntários e dirigentes, investissemos metade do tempo que gastamos em deita abaixo e invejas (por dentro até no interior da própria Delegação), na pressucussão dos fins da CVP, dando-lhe a dignidade que merece, de certeza que hoje em dia estariamos melhor cotados.

Se hoje a Delegação de Pereira está no patamar em que está, ao contrário do que aqui foi referido anteriormente, tal não se deve a cunhas e conhecimentos (pelo menos o tipo de "conhecimentos" que aqui querem dar a entender) do coordenador, até porque, se o mesmo até tem feito um bom trabalho, não nos devemos esquecer que antes de o mesmo iniciar funções, já Pereira estava devidamente implementada como estrutura de socorro que é hoje, trabalhos maioritariamente realizado pelos anteriores comandantes/coordenadores e por todos os voluntários da Delegação.

Nunca tivemos problemas em trabalhar com toda a gente, e tentamos manter uma boa relação com todos os parceiros, tendo sempre como fim o ajudar quem precisa. Parece-me que é dessa humildade e gosto em ajudar que estamos no patamar em que actualmente nos encontramos. Penso que todos os voluntários e coordenador têm noção que ainda há muito para melhorar, mas com o tempo iremos lá.

Quanto ao teor da noticia aqui vinculada, devo informar que a Delegação de Pereira possui desde à muitos anos um sistema de rádios, os quais, no entanto, visto não satisfazerem as nossas necessidades de comunicação, apresentando muitas falhas, foram desactivados. No entanto, todas as ambulâncias foram fazer a inspecção ao INEM com os referidos equipamentos, não havendo qualquer tipo de ilegalidade nas inspecções´, nem favorecimento por parte do INEM.

Também concordo que é uma das principais falhas da minha Delegação não ter o sistema de rádios a funcionar, mas também já foi comunicado aos voluntários que em breve será montada uma nova rede de comunicções rádio.

Cumprimentos

ze voluntário disse...

fui eu que fiz o comentário das telecomunicações no blogue na sequencia de um outro comentário. não conheço a realidade de pereira, no entanto foi minha intenção globalizar a situação de forma a que todos na cvp possamos comunicar uns com os outros e alertar para que os responsáveis pelas delegações não adquirissem equipamentos so por adquirir. em minha opinião penso que quem ainda não tem comunicações da rede privativa da cvp deve consultar os respectivos coordenadores de plataforma ou o GPC para qualquer esclarecimento e depois de esclasrecidos que façam as suas opções.
bem hajam companheiros da CVP

Anónimo disse...

Eu com voluntario da delegação de pereira ja estava admirado pk razão ainda não tinha existido um post a comentar a dita delegação.por incrivel que pareça(ironismo puro) não foi a dizer bem nomeadamente todo o trabalho desenvolvido diariamente por esta delegação.e triste ver um blog ba cvp onde tudo e aproveitado para lavar roupa suja e colocar a mostra todas as guerrinhas e invejas...

quanto a este comentario
"Anónimo disse...
parece k afinal nao e tudo perfeito no mundo dos super de pereira.

toma!!!!!!!

5 de Julho de 2010 22:48"
em pereira os unicos supers são os voluntarios que trabalham dia e noite varia vezes por mes para colocar esta unidade onde está...não fechamos a unicade na passagem de ano,não reencaminhamos chamadas para outras delegações nem recebemos dinheiro para fazer apoios.SOMOS VOLUNTARIOS COM ORGULHO NA FARDA QUE TEMOS...aí nos vêm no tão falado mundial de enduro com uma grande parte dos voluntarios do terreno,aí nos vêm na passagem de ano da figueira,na noite magica de ovar...e vão continuar a ver...contra invejas ou contra o k for.ah um pormenor:ESTÃO ABERTAS INSCRIÇÕES PARA A NOSSA UNIDADE...:)

deixo aqui um ditado bem antigo: "se tens inveja do meu viver faz como eu...TRABALHAAA "

Anónimo disse...

ADMITAM TB QUERIAM UMA AMBULANCIA COMO A NOSSA NÃO QUERIAM??? CONFESSEMMMMM :))

Anónimo disse...

Sou o autor do tópico das 10:35 de dia 6.

Para o meu colega que postou às 23:03, deixo apenas um reparo:

Se é verdade que Pereira tem inscrições abertas para novos voluntários, convém referir que para se ser voluntário o principal requisito é o espirito de ajudar o próximo e defender a vida humana, e não o alimentar de intrigas e falsidades, pelo que individuos com a personalidade de algumas pessoas que aqui postaram, não serão concerteza bem vindos à nossa casa, nem o deveriam ser em qualquer outra Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa.

Para todos os verdadeiros voluntários da CVP, continuação de bons serviços.

Anónimo disse...

Que designação de código da viatura é esse não deveria de ser (nº da plantaforma, nº de viatura , tipo de viatura).

zé voluntário disse...

de facto e sem querer melindrar ninguem o anónimo das 10:44 é um bom observador e fui verificar a foto da ambulância e pode constatar que o código da viatura não está em conformidade com a directiva da coordenação nacional. e como disse não pretendo particularizar a situação mas proponho ao administrador do blogue que faça noticia das novas nomenclaturas das viaturas da cvp porque eu já reparei que somos todos da mesma entidade mas existem grandes diferenças nas identificações das viatura, ou seja não se está a respeitar a norma. vamos todos fazer um esforço para podermos uniformizar toda a cvp.
um grnade abraço e bom serviço.

Anónimo disse...

ao ponto que chega o amu caracter,a inveja e o ser mediocre...custa-me a entender o pk de tamanha invenja para com a delegação de pereira.pk eu SABENDO QUE ALGO NÃO PRESTA NÃO TENHO INVEJA DISSO.or se em pereira tudo e mau,trabalham mal,têm cunhas e tudo isso que vcs para aí despejaram fica dificil senão impossivel de entender...meus amigos dor de c... e lixada...

Anónimo disse...

Boa tarde

A numeração do carro em questão refere-se a um período em que as novas orientações da CVP ainda não existiam.

Em Pereira, ao contrário do que se diz, a Delegação vive do seu trabalho, do trabalho de todos o que dão o seu suor por esta casa, e como o dinheiro não cai do céu, os nosso investimentos têm que ser faseados, sendo que a matéria agora em questão, também está a ser tida em consideração, havendo diversos carros já de acordo com a nova legislação, aguardando os restantes o momento mais opurtuno para o fazer. Mas parece-me que isto é assim em todo o lado, e não vejo a razão destas criticas, quando até as viaturas do próprio COE não estão todas já a cumprir com as novas directivas.

No entanto, se os senhores que aqui tanto criticam, pertencem a alguma delegação que tenha capacidade financeira para se adaptar no imediato às novas normas que vão surgindo, e quiser financiar a nossa Delegação, temos todo o prazer em receber a vossa ajuda, e satisfação por poder cumprir com todos os preceitos legais a aplicar.

Vol. da Delegação de Pereira

Anónimo disse...

Olá a todos!

Sou Voluntário de uma Delegação do Norte. Não sei o que se passa dentros das delegações aqui mecionadas. Sou apenas um voluntário que dedico grande parte da minha vida à minha Delegação, e estou sempre à procura de novas ideias que venham melhorar o funcionamento da mesma.A minha Delegação também tem os seus pontos fracos mas em contrapartida tem muitos pontos positivos, mas não quero estar aqui a julgar ninguem.

Pelo que li neste Blog, está a servir neste momento apenas para lavar roupas sujas, o onde acho que devia ser o contrário, ou seja, partilhar experiência e ideias para tornar a CVP mais forte e unida.

Fiquem bem!!
Abraço.