terça-feira, 13 de julho de 2010

O fim do DAE na Cruz Vermelha!


O Cruz Vermelha para sempre teve acesso à seguinte carta, leiam com atenção:

""Como é do conhecimento e do nosso Coordenador Nacional, o planeamento previsto para o Programa DAE, para qual tinha sido nomeado como Responsável, (como anunciado publicamente no encontro das Delegações em Dezembro), dissolveu-se, por ordem do Sr. Director Geral.

Em audiência que pedi ao Sr. Presidente Nacional manifestei-lhe o meu
profundo desagrado pela forma inqualificável como o projecto previsto que incluia a localização da Central em Viseu, aproveitando assim a 2ª Central de Coordenação, foi cancelado. O Sr. Presidente nem sequer tinha conhecimento desses factos, julgando que os atrasos se deviam exclusivamente ao INEM. Interpelei ainda o porqué da pseudo-formação (na verdade um sessão de marketing bem organizada) da EKG / cardiac Science, para qual fomos convidados e a razão do porqué da "escolha / recomendação " de adquirir esse material específico, tendo obtido resposta por parte do Sr. Director Geral que teria havido um CONCURSO e que esse material seria o que mais se adequava ás nossas necessidades, para além da empresa oferecer DEFIB´s de Formação e o Sr. do Marketing (O Inglés que apresentou o material) teria sido VOLUNTÁRIO da CV Inglesa... ( cada um que faça a leitura que entender...).
Essas afirmações foram feitas pelo Sr. Direcor Geral em presença do nosso Presidente da CVP Nacional.

Julgo que sem esclarecimento destes factos perante TODAS as Delegações, e a
explicação cabal dos motivos que levaram ao cancelamento do projecto e a existência ou não de um CONCURSO, bem como os custos que o Programa DAE da CVP (previsto para ser agregado ao Hospital da CVP pela info que disponho), as Delegações deveriam aguardar serenamente e não gastar dinheiro em material que depois poderá ou não ser validado.

Da minha parte como Médico de uma delegação e ex-membro da Comissão para a
DAE da Ordem dos Médicos, que autorizou há 6 ! anos o uso de DAE por pessoal não-médico só desejo manifestar o meu profundo desagrado pela lentidão como todo este processo decorre e a forma desagradável como este projecto (que poderia ter sido Coordenado Internamente com pessoal do Pré-Hospitalar e a Coordenação de Emergência, passou a ser integrado (ou não?) num Hospital , mais uma vez em LISBOA... Seria justo pedir responsabilidades a quem de direito...

Cada dia que passa efectuamos serviços CODU sem DAE, violando a Norma europeia EN 1789, e perdem-se vidas... mas parece que as prioridades são outras...

No dia em que perdemos o Pré-Hospitalar, perdemos toda a força no SIEM e toda a credibilidade inclusivamente no Transporte Secundário e Socorrismo. Não concordam?

Anexo o projecto aprovado pelo nosso Coordenador Ten. Cor. Costa Pereira
para relembrar...

VITOR ALMEIDA

Delegação de Viseu

Equipa Médica""

Nota da Administração:

É com estupefacção que lemos esta carta, para comentar vamos tentar seguir a mesma sequência de raciocinio do Dr. Vitor.

- Em relação à 2ª Central de Emergência e como foi já aqui discutido pensamos que a sua implementação deve ser acompanhada de medidas estruturantes a nivel de preparação, formação e logisticas na Delegação que acolher esta central, acções que nem sequer começaram a ser pensadas em Viseu.
Daí que não nos escandalize que esta opcção tenha sido suspensa, pelo menos, para já.

- Na "formação" e escolha de determinado fornecedor de desfibrilhadores pensamos que é urgente clarificar como se desenrolou este processo sob pena de ficar a ideia de favorecimento. Estas suspeitas vão ensombrar e prejudicar toda a Cruz Vermelha. De certeza que o senhor Director Geral não se quererá ver envolvido em tais suspeições.

Verificamos que mais uma vez há uma interferência clara da Presidência nas situações operacionais, prejudicando claramente as equipas de Emergência Médica e o socorro na CVP. Se a isto juntarmos o ponto anterior, verificamos que algo vai mal no seio da Cruz Vermelha Portuguesa! Continuamos também com a centralização de tudo o que diz respeito a desenvolvimento em Lisboa. Portugal continua a ser Lisboa e o resto é paisagem... O desprezo pelo know-how que existe na estrutura Cruz Vermelha Portuguesa é gritante!

Subescrevemos totalmente a ideia do Dr Vitor em relação à total perda de credibilidade no socorro no dia em que perdermos a prestação de serviço ao INEM, mas relembrando que isto acontecerá se a prestação do mesmo não evoluir. A implementação dos DAE é apenas um pequeno passo dessa evolução.

Às questões que aqui deixamos, responda quem souber!

25 comentários:

Anónimo disse...

em coimbra o "interesse" do sr presidente tambem ha muito que levantou duvidas. ta bem que o homem é cardiologista mas o querer à força impingir certos desfibrilhadores ao pessoal começa a ser estranho. tendo em conta a influencia deste senhor junto da direcçao nacional... bom, tirem as vossas elaçoes!

Anónimo disse...

O que cheira mesmo mal é a quantidade de contratos em exclusividade promovidos pelo Sr. Director Geral com empresas que, muitas vezes, não apresentam sequer os melhores preços, quanto mais as melhores contrapartidas.
Das duas três: Ou a Direcção Nacional não está interessada em salvaguardar os interesses da CVP, ou as contrapartidas ficam todas em Lisboa, não chegando às delegações, ou alguém anda a encher os bolsos com estes contratos.
Para que não surgissem dúvidas destas acho que deviam ser tornados públicos os concursos (se os houve), as diversas propostas e os motivos de escolha das empresas - nomeadamente as contrapartidas.
Já repararam na quantidade de contratos de exclusividade que nos tentam impôr? É DAEs, viaturas, fardas, rádios, telemóveis...
Quem lucra com isto?
Espero sinceramente que seja a CVP. E de preferência não só a Sede Nacional.

Anónimo disse...

e verdade essa "coisa" toda da exclusividade,radios,telmoveis,fardas,divisas,veiculos e etc...espero , como o anonimo no comentario antrior disse que seja para CVP.mas pede se mais transparencia nos concursos adjudicados a essas "firmas"...
qt ao "artigo" do Dr Vitor Almeida
Concordo com a posição,e concordo com o seguinte e passo a citar:
"No dia em que perdemos o Pré-Hospitalar, perdemos toda a força no SIEM e toda a credibilidade inclusivamente no Transporte Secundário e Socorrismo. Não concordam? "
e obvio que sim,esta vista,estamos aparentemente ir sem rumo,e "dirigidos" por lobbys de lisboa..Aqueles senhores e senhoras da sede deviam parar um pouco e pensar que a sede deixa de exisitr se não houver delegaçoes... como não ha certo "finaciamento" por exemplo para segunda linha se não houver,investimento na primeira linha.ou alguem faz milgares?
Os Bombeiros etc tem subsidios e não so do Mai,da Santa Casa,dos seguros etc..e CVP nao tem.e protocolos com as Camaras/Estado..nos dia de hoje..
Estamos mal..e apelo a bom senso.

Anónimo disse...

pois só para corrigir o anónimo do primeiro comentário, o presidente de Coimbra não andou a impingir um tipo ou marca de dae's mas sim a tentar impingir os dae's nas ambulâncias, pois que quando se soube deste tal contrato de exclusividade preferiu não comprar qualquer dae.
Quanto aos contratos de exclusividade (pelo menos nas fardas) as duas partes envolvidas no contrato ficam a ganhar sendo que a cvp não é nenhuma delas, vejamos no contrato diz que somos obrigados a comprar x números de cada peça do fardamento num ano, se não as comprarmos a cvp nacional terá de as comprar. agora pergunto a cvp ganha alguma coisa com isto??? não estará alguem a lucrar com isto??

Anónimo disse...

e se as Delegaçoes,nao efectuasem qualquer tipo compras...qual seria o resultado...

Anónimo disse...

o fácil torna-se dificil e até impraticável, quando a direcção nacional se coloca no caminho daqueles que voluntáriamente elaboram projectos crediveis, se o projecto DAE na CVP estava mais que resolvido e de forma séria, porque razão entra agora vindo do nada o hospital da cvp neste processo? responda quem souber porque eu nem sequer compreendo.

Anónimo disse...

Isto só lá vai com a descentralização. é hora de mostrar que as CVP´s de fora de lisboa sabem trabalhar!

Anónimo disse...

O DAE parece-me uma medida importante, mas já me contentava se TODOS os voluntários da CVP fizessem SBV sem falhas, soubessem avaliar sinais vitais, identificassem sinais e sintomas e os passassem ao CODU, por exemplo. Isto é tudo básico mas ainda está por implementar em muitas delegações, incluindo na Delegação do Dr. Vitor Almeida.

Anónimo disse...

Podem degladiar-se a falar de DAE's e viaturas e fardas e de tudo o mais.
Esqueçam, tudo, mas TUDO o que é protocolado com a sede nacional só dá lucros á sede nacional, as fardas tem que se pagar a um determinado banco porque depois a sede recebe X, os protocolos com a entrega de medicamentos pelas delegações é outra, a sede recebe X, e se verificarem bem, a sede fica sempre sempre com o maior quinhão da coisa. O sr. director geral mama de todos os lados e ninguém diz nada, os assessores do presidente idem aspas, tudo anda á volta do tacho e tudo vive (e muiiiito bem) á custa da CVP, basta verificarem onde jantam e almoçam estes senhorews em lisboa e nos outros lados onde vão, e como PAGAM???? cartão da CVP....é claro...

Façam o que fizerem , enquanto lá estiverem certas e determinadas sanguessugas nada vai mudar, por muito boa vontade que todos os voluntários tenham.

Anónimo disse...

Como é possivel alguem ter o desplante de enviar um mail para todas as delegações??? com que direito e dando como verdade aquilo que escreve?? foi assim com este espanto que o recebi na minha delegação, agora estar num blogue isto é de tal forma baixo e ridiculo que em fim e vindo de uma pessoa que como diz:Da minha parte como Médico de uma delegação e ex-membro da Comissão para a DAE da Ordem dos Médicos, que autorizou há 6 ! anos o uso de DAE por pessoal não-médico só desejo manifestar o meu profundo desagrado pela lentidão como todo este processo decorre.... Então porque durante esse tempo todo não fez nada?? so conversa e com a conversa mole dos voluntarios?? quando todos sabem que em viseu nem ele é voluntario nem existem voluntarios quando todos recebem dinheiro e com recibos verdes se isto são voluntarios?? e esse sr. so esta na cruz por interesse e por amor?? e tambem sabemos a que, os valores dele são outros e como pessoa basta saber por onde tem passsado o rasto que deixa.

Anónimo disse...

Se querem saber quem é este colega o Dr. Victor Almeida que envia mails para tudo e para todos como este que esta no blogue, falem com as pessoas do INEM, do heli e do hospital, que o conhecem e que com ele trabalham ou trabalharam para terem a radiografia de uma pessoa que so arranja problemas passando para os outros os onus das questões, que não resolve nem tem capacidade (não é por acaso que é um ex. em tudo), para tirar proveitos proprios, mas que nada tem conseguido, só ruido e ruido aproveitando-se do facto de ser medico para tentar confundir os menos esclarecidos, e agora é com muito espanto que sei que esta na CVP, sera? realmente tudo é possivel? o desconhecimento, e o oportunismo tem sempre lugar! e é ele quem fala de DAE'S, entao em seis anos não conseguiu, homolgar cursos, e colocar pessoas so com o curso a poderem utilizar os equipamentos? Era agora a CVP que tinha essa responsabilidade?
ele que diga em que escolas, ginasios campos de futebol, aeroportos, estações de comboios ou de metro, entre outros, estão pessoas habilitadas a poderem usar esses aparelhos e quem as pode usar.
Caro colega onde é que estão colocados esses DAE's? onde são obrigatorios?

Sr. Dr.???? tenha vergonha e coragem, mas é para ir ao INEM, e dizer porque é que a lei não esta a ser cumprida, se é que colaborou para que isto tudo se pode operacionalizar? e porque é que não estão a ser formados os tais operacionais (qual a formação para eles e quem a ministra), se só eles podem utilizar os DAE's, e porque não estão os mesmos ja colocados nos tais espaços publicos e ou privados?

Quer dizer que a culpa é da CVP? qui ça tem a responsabilidade em todo o territorio nacional para essa implementação??
Diga a verdade e o que esta estipulado na lei.

Não falte á verdade, se o processo esta a falhar o Sr. é um dos grandes culpados.

Não tenha medo! e ponha o dedo na ferida de quem tem essa responsabilidade, que é o INEM na primeira linha e pessoas como o Sr e outros que estão ligados anos e anos a comissões sem nada fazerem e depois de serem "ex." passam a criticos e ainda por cima e sem criterio nem moral atacam e defraudam uma instituição como a CVP, como bode espiatorio, sem qualquer razão.
Ataque é o lobi do INEM e no qual esteve metido e nada conseguiu fazer, no apoio a estas situações, como bem sabe, muito pelo contario.

Anónimo disse...

Se querem saber quem é este colega o Dr. Victor Almeida que envia mails para tudo e para todos como este que esta no blogue, falem com as pessoas do INEM, do heli e do hospital, que o conhecem e que com ele trabalham ou trabalharam para terem a radiografia de uma pessoa que so arranja problemas passando para os outros os onus das questões, que não resolve nem tem capacidade (não é por acaso que é um ex. em tudo), para tirar proveitos proprios, mas que nada tem conseguido, só ruido e ruido aproveitando-se do facto de ser medico para tentar confundir os menos esclarecidos, e agora é com muito espanto que sei que esta na CVP, sera? realmente tudo é possivel? o desconhecimento, e o oportunismo tem sempre lugar! e é ele quem fala de DAE'S, entao em seis anos não conseguiu, homolgar cursos, e colocar pessoas so com o curso a poderem utilizar os equipamentos? Era agora a CVP que tinha essa responsabilidade?
ele que diga em que escolas, ginasios campos de futebol, aeroportos, estações de comboios ou de metro, entre outros, estão pessoas habilitadas a poderem usar esses aparelhos e quem as pode usar.
Caro colega onde é que estão colocados esses DAE's? onde são obrigatorios?

Sr. Dr.???? tenha vergonha e coragem, mas é para ir ao INEM, e dizer porque é que a lei não esta a ser cumprida, se é que colaborou para que isto tudo se pode operacionalizar? e porque é que não estão a ser formados os tais operacionais (qual a formação para eles e quem a ministra), se só eles podem utilizar os DAE's, e porque não estão os mesmos ja colocados nos tais espaços publicos e ou privados?

Quer dizer que a culpa é da CVP? qui ça tem a responsabilidade em todo o territorio nacional para essa implementação??
Diga a verdade e o que esta estipulado na lei.

Não falte á verdade, se o processo esta a falhar o Sr. é um dos grandes culpados.

Não tenha medo! e ponha o dedo na ferida de quem tem essa responsabilidade, que é o INEM na primeira linha e pessoas como o Sr e outros que estão ligados anos e anos a comissões sem nada fazerem e depois de serem "ex." passam a criticos e ainda por cima e sem criterio nem moral atacam e defraudam uma instituição como a CVP, como bode espiatorio, sem qualquer razão.
Ataque é o lobi do INEM e no qual esteve metido e nada conseguiu fazer, no apoio a estas situações, como bem sabe, muito pelo contario.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Então dizem que subescrevem??
"Subescrevemos totalmente a ideia do Dr Vitor em relação à total perda de credibilidade no socorro no dia em que perdermos a prestação de serviço ao INEM, mas relembrando que isto acontecerá se a prestação do mesmo não evoluir. A implementação dos DAE é apenas um pequeno passo dessa evolução."

A CVP só faz serviço para o INEM em reserva ou á chamada e estes serviços tem que ser compensatorios por forma a rentabilizar os recursos e não a trabalhar para o INEM a perder e a fazer aquilo que o estado deve fazer ou salvaguardar tendo em vista a continuidade dessa prestação, e essa não é de todo a missao da CVP, pode ser mais um incremento para a prontidão e treino das tripulações, nunca um fim quando muito um objectivo.

Anónimo disse...

Assegurar o voluntariado compreende ter de possuir assalariados óh iluminado anonimo de 22 de Julho de 2010 19:35 eu sou voluntario desta casa com orgulho luto por ela ao contrario de ti deixa andar quem anda e luta pela causa em vez de criticar que incentivo ao voluntariado existe na CVP?! recebes 7.50€ por noite na nossa delegação e queixas-t?!dá para o teu tabaco. Pk sim no meu ver nem isso deviamos receber somos voluntarios mas ao inves do bombeiral nao temos isenção de taxas nem muitas outras coisas entao cala.te.e voluntariado nao compreende andar so de ambulancia

A todos que mantemos esta nossa delegação de pé um profundo agradecimento de orgulho

Anónimo disse...

Olaaa, sou a Paulinha e gostaria que alguem me diga qual é a legislação referente aos DAE e outra informação complementar uma vez que falam, falam e as coisas não batem certo? como por exemplo tenho o curso SBV/DAE da ESO posso ou não utilizar o DAE?

BJSsss

Anónimo disse...

Boa noite Sr.s administradores, em primeiro lugar dou os parabens por este forum, sou voluntario da CV ainda á pouco tempo e gostava de saber quais as delegações que tem outras actividades para alem da ambulacia e como dizem que existe outro know-how eu gostava de saber onde que o que conheço não revela isso. Sou de uma delegação com um edificio novo e aqui no norte tirando braga que dizem ter uma equipa de grande angulo e que trabalha bem e a delegação de amares essa eu conheço e tem um bom quartel e trabalham noutras areas para alem das ambulancias, as outras que ja vi ou por onde passei são muito fracas e sem dimensão e por auilo que tenho falado com o meu coordenador que diz que o serviço de ambulancia é que interessa e o resto não, eu fico um pouco confuso uma vez que a missão os principios e aquilo que vamos tendo conhecimento pela tv onde anda a cv, parece muito pouco o que se faz nestas delegações. Por isso gostaria de saber quem esta preparado e treinado e preparado e tem esse tal know-how, uma vez que na minha delegação so se fazem noites e não temos mais nada.

Obrigado

Anónimo disse...

Entao o desiluminado das 15h27, se es voluntario não tens que receber nada, tens no entanto direito á alimentação e isso caso o que fazes o justifique, se o que fazes é por principio e pelos valores da instituição, oque tenho muitas duvidas, e se tens orgulho todos os outros o tem e não recebem como eu proprio faço e por convição, então porque é que não vais para os bombeiros, e não mandes calar ninguem, porque ainda não te faltaram ao respeito, mas não te ponhas a jeito tu e os outros é que nos e somos de bem perto sabemos muita coisa dessa delegação e de outras, e isso vem para a praça publica, a cvp tambem tem orgão de disciplina, eles la na sede é que andam distraidos mas se os comecar-mos a orientar alguns vão ter problemas e serios.
Não sejas insolente.

Anónimo disse...

A tua intelegencia deixa-me parvo nimguem aqui tratou mal ninguem mas, se se trata desse problema tambem sei faze-lo.
um desafio apenas que te deixo pega la entao nos teus contactos mexe la os cordelinhos e trata de falar nao com o orgao de disciplina pois nao o conheço na cvp mas com o departamento juridico da CVP.
Aqui ninguem tem medo de ameaças anonimas.na tua delegaçao passa-se muito mas muito pior que na nossa.

Anónimo disse...

So peixeirada!!!
Assim nao passam da cepa torta

Anónimo disse...

A CVP Viseu é actualmente uma das que mais potencial tem de desenvolvimento. Mas se e só se deixarem de sonhos megalomanos. O crescimento faz-se no dia a dia. As oportunidades estão aí, aproveitem-nas!

Anónimo disse...

Olha não sabia que existia na CVP DEPARTAMENTO JURIDICO, mas se existe e se alguem da sede visitar o blogue, que vão conferir as contas de viseu de a quatro anos para ca para verem onde gastaram o dinheiro do premio e outras coisas, vão ver oliveira do conde, agueda, carvalhais, coimbra, aveiro, pereira e ate outras se são insignificantes. porque vão ter muitas surpresas facam a conferencia com quem paga e o que esta nas contas e quem paga a dinheiro???.

Anónimo disse...

Então paulinha ninguem responde eu não sei ja vi na net mas deve haver outras coisas, o dr victor é que deve saber disso e onde é que estão os DAE, ontem estive no aeroporto aqui no porto e perguntei ao segurança que estava de serviço nas partidas que é meu conhecido e ele disse que não estava colocado nenhum nem tinha conhecimento da existencia, so na empresa é que falaram que eles iriam ter formação.
Como vez isto é tudo muito estranho, um diz que não estão a fazer nada o que e certo epor aquilo que li a responsabilidade é do inem e não da cvp por isso, alguem que nos informe em que espaços publicos estão os tais dae para ir ver no local e quem os pode usar.

Anónimo disse...

Então, que grande bolgue este que ninguem responde a quem pede ajuda ou esclarecimentos, assim ficamos na mesma na ignorancia e tenho que dar razão isto é so balelas para passar o tempo e criticar e dizer mal de quem fz alguma coisa porque quem não faz nada esses não são criticados

vitor almeida disse...

de VITOR ALMEIDA

Perante os comentarios maliciosos de anonimos sem qualquer coragem e sem qualquer vergonha ( porque senao dariam a cara... com nome e mail...sujeitos ao que der e vier):

1) Como nao conhecem o meu percurso profissional so direi o o seguinte: A CVP estava a dar (vender) formaçao DAE e nessa altura, ainda nao estava na CVP, fui contactado pelo DR Donato para dar apoio na implentaçao de DAE ainda muito antes da Lei sair. Aconselhei que se seguisse os passos que a Ordem dos Medicos definiu para proteger os operacionais legalmente. Fiz os contactos mas tudo foi tratado via lisboa ha 3 anos... Depois saiu a 1ª proposta Lei que ditaria a "morte" da CVP com DAE, incluindo o socorrista de proximidade, e a CVP nada tinha feito na discussao publica. Mais uma vez o tal Dr (??) com ja li aqui em tom de duvida ou ironia... alertou a Direcçao Nacional para esse facto, e elaborei as propostas legais que eliminavam as taxas para uso de DAE e abriram caminho para que a CVP possa fazer DAE sem ter de depender do INEM. A proposta lei foi alterada, e ainda bem, (isto para os que neste blogue nos acusam de nada fazer e so criar conflitos). Depois saiu a Lei a direcçao Nacional pediu me para elaborar a proposta. Ficou tudo definido com a minha proposta de que as DELEGAÇOES poderiam nas suas areas coordenar as colocaçoes de DAE em sitios publicos e com o lucro que dai advinha, finaciar a Emergencia. Essa proposta foi apresentada em DEZEMBRO publicamente perante as delegaçoes, no tal encontro, onde tb foi dito que a central seria em viseu, o que permitia racionalizar os meios e montar a tal central de emergencia que faz parte do programa estrategico da CVP.Esse o motivo pelo qual o mail foi reenviado para todas as delegaçoes, pois frequentemente ligavam para mim, querendo explicaçoes do ponto de situaçao. Com nao houve nenhuma comunicaçao formal para as delegaçoes, nao restou alternativa se nao enviar o mail e com isso demonstrar que nao sou responsavel por estes atrasos.
Esses sao os factos e a verdade:
Perante os comentario dos anonimos sem caracter (provavelmente ex CVP, ou ex-Viseu, ou ate amigos infiltrados de outras insitituiçoes que preferem o amarelo por serem pagos) so terei a dizer que nao devem confundir "criar" problemas com a denuncia da verdade. Neste nosso Portugal houve, ha e havera sempre pessoas vendidadas sem coragem. Aqueles que se escondem no anonimato da NET fazem parte dessa teia que com ignorancia e inveja tenta denegrir as pessoas...
A CVP merecia melhor.

Obrigado aos anonimos pela estimulo em continuar a lutar pela verdade.
Nota.
A CVP de Viseu recomenda-se, tal como todas. So com as delegaçoes unidas poderemos construir uma CVP mais forte. Nao faz sentido tentarem denegrir as delegaçoes...
Pensem antes de enviar um POST...Sejam JUSTOS