sábado, 10 de julho de 2010

Para onde vai a CVP Figueira da Foz?

Sede da Delegação da Figueira da Foz

Li o vosso texto e não resisti a enviar-vos algumas palavras.

A Cruz Vermelha da Figueira é um caso curioso, ou melhor, triste. Vamos por partes:

- A direcção só quer acção social, porque é o que dá dinheiro. Psicólogas que estão de serviço à Cruz e ao mesmo tempo noutros lados, deixando as ocorrências em espera. Tem empurrado a emergência literalmente para um canto, até no espaço a emergência está cada vez mais pequena. Já estamos no canto da garagem!

- O coordenador é um velho. Em idade e em ideias. Não está minimamente interessado em desenvolver a emergência na Figueira da Foz. Foi ele quem entregou o ano novo a pereira e o sao joao a Carvalhais. É coordenador na CVP FF, tesoureiro nos bombeiros e dirigente na santa casa. Nao passa de uma marioneta que faz o jogo do partido comunista aqui da terra. Está a acabar com a CVP FF, interrogo-me mesmo se não será essa a função que lhe foi encomendada.

- Os voluntários... Bem, esses já são poucos. Porque voluntários são aqueles que trabalham em prol de uma causa. Na Figueira da Foz a maioria só aparece quando há dinheiro em jogo. Nas noites para receber os 10 euritos e nas prevenções pagas. Nos serviços voluntários... é mentira.

Assim vai a Cruz Vermelha da Figueira da Foz. O que será que nos faz falta? Um presidente, um coordenador, um grupo de voluntários que dê a volta a isto? Parece que por aqui continua tudo à espera do Dom Sebastião...


Autor: Voluntário da CVP Figueira da Foz devidamente identificado.

10 comentários:

Anónimo disse...

pena é que existam voluntarios ou pseudo voluntarios que culpem tudo e todos sem olhar para o proprio umbigo....

Anónimo disse...

Éssa delegaçao foi grande , a uns anos atraz quando roubava os nucleos a sua volta. e nao os deixava desemvolver pq ninguem poderia ser maior que a delegaçao da figueira. DEUS ESCREVE DIREITO EM LINHAS TORTAS.
Camaradas tudo tem uma soluçao , nem que seja os boicotes , LUTEM

Anónimo disse...

Visito este blog tal como visito o bombeiros para sempre e tenho por aqui lido os comentários e confesso que alguns me deixam curiosos...especialmente porque nem tudo são rosas e todos nos sabemos disso, mas alguns dos comentários que leio dão-me sorrisos como que dando-lhes razão...outros dãome sorrisos como que sabendo que tb nós (delegação á qual pertenço temos os nossos "ses")

Comentando este texto e começando pelo inicio e por parágrafos...

Sorrio no primeiro parágrafo como que dando razão pois a delegação a qual pertenço dá-me a entender a mim(outros poderão discordar e poderei ser só mesmo eu com essa ideia) que a direcção pensa assim pois como já me foi respondido por uma instancia da mesma também eles estão um pouco limitados pois em na Sede Nacional em Lisboa dão muito mais valor a um pequeno caso em que seja resolvido um problema social do que dão a uma noticia sobre determinada delegação ou delegações que em conjunto fizeram uma grande intervenção a nível de socorro num acidente ou ter feito a cobertura dum grande evento como foi o ISDE na Figueira da Foz, o são João ou mais recentemente o Optimus Alive 2010. Tristemente fico a pensar que se não fosse a força que alguns voluntários ainda fazem, apoiados pelo antigo comandante que pertence a direcção com o apoio dos seus sucessores no cargo me iria rever completamente naquele primeiro parágrafo.

- Sorrio de agrado no segundo pois apesar de não sermos todos perfeitos temos um coordenador na delegação que já tem alguns anos disto, tem amor á causa e esforçasse para inovar e trabalhar, não esquecendo que nem tudo são rosas, todos erramos e temos os nossos feitios mas a vida é assim.

- Sorrio novamente de agrado pois na minha ainda delegação os voluntários são ainda o grande pilar desta casa. O facto de não se pagarem os apoios leva também a alguma dificuldade em arranjar membros para os mesmos mas não provoca mau estar no seio corpo activo como me parece que infelizmente poderá haver na Delegação da Figueira.

- Tudo na vida precisa por vezes de mudanças e na Figueira parece-me ser tempo disso e como eu digo muita vez a união faz a força e com força e união chegamos a algum lado normalmente o lado bom pois é da força de todos os que se uniram.


Sobre o que li em posts anteriores acerca do apoio da passagem de ano ser pago á delegação de pereira como já tinha dito nem tudo são rosas e isso são dados que não são transmitidos ao corpo activo mas como me diriam se fosse questionar alguém sobre isso - Não te diz respeito. No apoio ao ISDE apenas se falou de uma delegação que pagou o apoio aos seus voluntários (que pelo ultimo ponto deste tópico não será difícil de saber qual foi) o que na minha opinião retrai alguns dos valores do voluntariado mas todos nos gostamos de ver o nosso trabalho reconhecido e por vezes é essa a forma do reconhecimento.

Em relação ao tópico retirado do blog bombeirosparasempre revejo-me TOTALMENTE neste ultimo excerto que aqui deixo:

"Já por várias vezes foram alertados que a união vos levaria mais longe, o todo vale mais que a soma das partes. Se fossem unidos a esta altura a Cruz Vermelha seria uma força sólida e implementada nesta zona, mas graças a vocês é... bem, é isto que vocês demonstram."


Termino dizendo que sou Voluntario na delegação de Pereira e que este post está devidamente identificado pois isto revela aquilo que penso e assim é que deveriam ser todos os comentários aqui deixados para haver troca de ideias e sempre com o objectivo de levar a instituição (CVP e também a delegação que representamos) que gostamos para a frente.

Aceito criticas de anónimos mas preferias saber quem diz o que para poder de alguma maneira responder sempre com a intenção que referi anteriormente.

Cumprimentos

Anónimo disse...

é pá, ó batista. mas o k eh k pereira tem a ver com isto? manca-te, pa. so arranjas confusoes aos teus colegas. deves ser o orgulho do teu comandante

Anónimo disse...

Ainda bem que a CVP da Figueira faz rolar tanta tinta.
Só prova que afinal incomodamos tudo e todos, que estamos em sérias dificuldades de voluntariado, e verdade, que mtas vezes nos vemos sempre os msm nesta casa tb, que o espaço é pequeno é verdade, que não temos apoio da direcção, em parte! Mas msm assim conseguimos incomodar, falta de voluntarismo e profissionalismo isso é que ja não aceitamos. e acho que ja chega de comentários sobre esta casa, publiquem o que antes fazemos de bom, que é salvar vidas, msm com estes entraves todos, continuamos a ser uma referência, as pessoas ligam-nos pk confiam em nós, e para isso prova a quem quiser vir ca passar um dia connosco, para ver quantas viaturas temos paradas actualmente por dia, temos constantemente durante o dia 7 viaturas a trabalhar, com 9 profissionais e normalmente 4 voluntarios. se isto é prova de crise, tudo bem aceitamos.
Os cães ladram e a caravana passa. Sempre foi assim,uma casa que por ano cobre o nacional da 1º divisão nacional num acordo com a Naval com mais de dez anos, e se somos tão maus pk é que eles nos pagaram a medicalização de 1 viatura e mais equipamento (monitor + ventilador) para uma segunda? Se somos tão maus pk é que a Camara Municipal nos entrega toda e qualquer iniciativa que envolva crianças no Concelho tendo outras Delegações? (e que levam de borla segundo elas)?
Pk msm na Lama somos profissionais, e msm contra tudo e todos nesta casa existimos voluntários com esse espirito, pk para nós é uma forma de vida, quanto a guerras deixamos aqui para os entendidos em ciencia politica de Cruz Vermelhice, que estes sim são os verdadeiros pilares da Cruz Vermelha Portuguesa!

Anónimo disse...

ele nao é o orgulho do comandante muito pelo contrario porque eles andam sempre a discutir um com o outro.... mas deixalo andar que ja nao é por muito tempo....

Anónimo disse...

a CM da FF entrega tudo à CVP pq voces por 1000 euros\ano fazem os apoios todos. Nao tem a ver com qualidade, a esse preço nem no continente!

Anónimo disse...

car**** a cvp da figueira faz tudo na figueira da foz pelo menos na boca do senhor que fez o comentário tudinho nota-se....enfim falem da realidade. Já agora que vidas salvam??? so fazem akilo que e bonzinho e dá pouco trabalho ainda ha pouco tempo a cvp de carvalhais andava a fazer um transporte para clinica de fisioterapias que fica a 2 min da delegação da figueira e a casa do senhor a 2 km. dava para ir a pé realizar o transporte na cadeira de rodas, mas como a casa nao tinha elevador e o senhor viva no terceiro andar vai os carvalhais fazer 20km para fazer este transporte. e esta hein??? o que vale e que fazem tudo. e Para a camara dafigueira ate deviam fazer mais porque eles estao a pagar uma das vossas dividas que vos amntém no buraco finaceiro...não se queixam comam e não buffem

CANS disse...

Bem, muito se fala, mas acho (e desculpem a palavra)que merda há em todo o lado.
Pertenço a esta unidade e mexe muito comigo, quando leio certas e determinadas coisas sobre a minha 2ª casa. Não somos prefeitos, mas acho de muito mal tom, virem para aqui expor coisas que só a nós (CVPFF) nos diz respeito. O que é que interessa para a comunidade em geral, se um se pega com o outro, se um fala mal do outro, etc???

Acho que nos devemos unir e mostrar que juntos conseguimos ir mais além... não me dou com todas as pessoas que fazem parte da casa, tal como sei que não sou a única, mas já chega! Falem dentro de casa e não aqui, se têm problemas resolvam, agora parem de falar mal da casa que supostamente voces adoptaram e que deviam estimar!

Anónimo disse...

Para o gajo que vem fazer o serviço do terceiro andar!
Só tenho a dizer, para o que é que vocês servem mais? Só pode... burros de carga!
A Figueira não nega serviço por não ter elevador, se há alguém que precisa da nossa ajuda, não olhamos para trás.
Venham apanhar sol para a porta da vossa unidade que assim já podem ver como andamos bastante na vossa zona.
Sobre o que câmara paga, não falem sem saber.