quinta-feira, 1 de julho de 2010

Sistema de alertas


A Direcção Geral de Saúde colocou hoje em alerta amarelo 6 distritos do país devido ao calor. O Instituto de Meteorologia lançou também alertas pelas mesmas razões, conforme podemos ler no Publico de hoje. Este sistema de alertas está activo nos respectivos sites. Ao passarmos os olhos pelo site da Autoridade Nacional de Protecção Civil podemos constatar que existe um sistema de alerta para vários fins (ocorrências, incêndios, riscos para a saúde publica, etc).

Sabendo que estes alertas são distribuídos pelos CDOS aos respectivos Corpos de Bombeiros e aos restantes agentes de Protecção Civil (INEM, GNR\PSP e CVP) deixamos a questão de como é que os elementos da Cruz Vermelha têm acesso a esta informação relevante de forma rápida e simples? Os voluntários não se deslocam às respectivas unidades todos os dias, várias vezes ao dia, mas seria importante se pudessem estando em casa ou no trabalho manter um nível de informação relevante, antecipando um cenário de chamada para auxilio.

Na era das novas tecnologias é pena que o site oficial da Cruz Vermelha se limite a publicitar pouco mais que os cursos que a Escola de Socorrismo dá (e cobra) à população\empressas ou peça donativos, não havendo qualquer informação actualizada para as populações e Voluntários.

1 comentário:

Anónimo disse...

os coordenadores regionais de plataforma sempre enviaram via email para os coordenadores locais as ordens técnicas de operações dos respactivos CDOS. quanto à mobilização dos voluntários é uma responsabilidade dos coordenadores locais, que farão como melhor entenderem para operacionalizar os seus meios, quer humanos quer materiais e respectivas articulações funcionais.