terça-feira, 27 de julho de 2010

CVP Viseu "nas calmas"

Ontem como sabem o dia foi de calor extremo, o que significou que existissem muitos e complicados incêndios. Um deles foi aqui na minha zona, o que obrigou à mobilização de quase todos os bombeiros disponíveis. Como voluntário da CVP resolvi contactar a minha delegação para saber se era preciso algum tipo de ajuda, responderam-me que não, que estava tudo calmo. Calmo?

Não percebo nada de Coordenação, nem de estratégias, nem de coisa nenhuma, mas tenho 2 olhos na cara e realmente a Cruz Vermelha deve ter alguma estratégia XPTO que eu sinceramente não entendo.

Na cidade de Viseu existem duas corporações de bombeiros e nenhuma delas ontem à tarde estava a efectuar serviços com ambulâncias. Para além destes, é normalmente o inem que através da "amarela" que continua a prestar serviço.

Ora qual não foi o meu espanto quando soube que a emergência médica estava a ser assegurada pela "amarela" do inem e por outra também do inem que estava a ser tripulada por tripulantes (TAE) do inem fora de serviço. Mais, estes se ofereceram como VOLUNTÁRIOS para assegurar a guarnição da ambulância. Isto é pior ainda sabendo que há funcionários do inem que também são voluntários da cruz vermelha de Viseu.

Alguém que me explica como é que perante um cenário destes a Cruz Vermelha diz que está tudo calmo e não é preciso ajuda e o inem tem VOLUNTÁRIOS a assegurar o socorro a quem precisa?

Será que não havia emergências para fazer? Ou populações para ajudar?

Como lhes disse, não sou nada, não percebo de nada, sou um "simples" voluntário, mas talvez se tenha perdido mais uma oportunidade de ouro de afirmar a Cruz Vermelha Portuguesa.

Não sei quem é o tal senhor que está em Lisboa num gabinete de que tanto se fala, nunca o vi, nem sei como se chama, mas gostava que alguém lhe fizesse chegar estas minhas palavras que são de tristeza. Sinto-me triste.


Um "simples" voluntário da CVP Viseu


Nota da administração

Texto enviado por email, autor devidamente identificado.

6 comentários:

Anónimo disse...

Não fiques triste,quem sabe no proximo incendio ja lhes fazes falta...

Anónimo disse...

caro "simples" camarada,

existe 1 engano que passo a corrigir: actualmente não existem funcionários do inem a fazer voluntariado na cvp viseu (deixaram de existir voluntários que fossem profissionais do inem há cerca de 2 anos).

acerca da estratégia adoptada, boa ou má, as pessoas responsáveis irão certamente ter que assumir responsabilidades. é favor não esquecer que um cargo de chefia ou coordenação envolve a responsabilidade para o bem e para o mal. por isso, para mim que sou apenas um voluntário sem qualquer outro tipo de responsabilidade, essa é uma questão que me passa ao lado.

Para terminar relembro que qualquer corporação de bombeiros ou unidade da cvp só entra em acção depois de ser chamada pela entidade competente. não se pode querer acção e actuar isoladamente pois existe o risco do teatro de operações se transformar num circo (que é o que normalmente acontece com os bombeiros, em que aprecem num dado local meios não solicitados que depois só estorvam).

cumprimentos,

apenas um voluntário da cvp

Anónimo disse...

olá, sou o autor deste texto,

Não é nem nunca foi minha intenção meter-me a mandar bitaites sobre coordenação. Imagino que deve custar, imagino porque nunca coordenei. Mas como voluntário é triste ver a população da minha terra ficar a aguardar por socorro e ver a minha casa sem se mobilizar para ajudar. Fomos vários os que nos disponibilizámos e todos levámos a mesma resposta. Ainda mais triste é vir elementos profissionais oferecerem-se como voluntários para socorrer na minha terra e toda essa ajuda ser aceite.

Espero ter-me feito entender. Boa tarde a todos.

Só uma coisa, sim exitem voluntários da CVP que tb são funcionários do INEM.

Anónimo disse...

boas,
comprendo as declaraçoes,a CVP esta muito "inerte" ou seja " tudo muito calmo" em todas as ocorencias nacionais...e ja nao falando das internacionais...
Sim concordo com as confusoes,etc,e tipico dos bombeiros nos T.O.mas CVP nao se da a conhecer,nem na pequena nem na grande "ocorrencia"..
temos exemplos disso todos dia,anos.Ate nalguns locais os Escuteiros (e nao quero forma alguma desafazer o trabalho desenvolvido)entram nessas ocorrencias..para ajudar as populações.
Os elementos para ligação com Inem,Anbpc,etc,nao se afirmam,nem se dão a conhecer,os gabintes etc e que intressam,e formação tb e um capitulo tabu..ha profissionais,formadores,tecnicos de outras areas,com expriencia que podia ser "aproveitados" para darem essa fromaçao..e ultima intancia ocupar os gabinetes..e expandir a CVP nem que fosse incialmente dar a conhecer a CVP...as outras identidades.
assim não vamos la,temos que encontrar uma forma de maniesto saudavel,se nao quiserem perder mais voluntarios e nao so..
sim tudo isto tem custos..mas formas de sustentar..

Anónimo disse...

anonimo das 22:33

Parabens, um dos comentários mais equilibrados e assertivos que aqui vi

Renato Felgueiras disse...

Caro camarada, se fazes serviço na mesma unidade que eu, entao peco-te que venhas ter comigo que eu explico-te (isto claro se já noa o fizeste, que eu tenho a certeza que sim)
Como sabes a CVP nao apaga fogos, e nao pode ir para os fogo dizer estamos aqui..... Sem activaçao, nao a acçao... Mas continuando, se as pessoas nao estao a morrer nao ligam 112, logo nao a chamadas CODU, se bem me lembro no domingo dia 1 só havia a operar na zona de viseu a SBV e a CVP, demos resposta a todos os pedidos que chegaram. TAE Voluntarios??? Só se for porque o inem nao lhes paga. Amigo o que tu viste foi concerteza a viatura de vouzela em viseu, tal como eu já a vi... Agora voluntarios?
Já agora quando foi feito o plano de combate a incendios de 2010 a CVP esta foi incluida, é sinal que eles sabem que nós existimos. Agora em relacao ao nao nos activarem é porque nao fazemos lá falta. Quem quer apagar fogos vai para os bombeiros.