sexta-feira, 9 de julho de 2010

Sala de Emergência em Viseu

"Viseu, 21 Nov (Lusa) - A delegação de Viseu da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) deverá ficar dotada até ao final de 2009 com uma sala de emergência para catástrofes alternativa à da sede, em Lisboa, disse à Agência Lusa o seu presidente.

António Bento, que ocupa o cargo de presidente da delegação de Viseu da CVP desde Maio de 2006, explicou que a cidade beirã foi escolhida por ser aquela "que tem menos sismicidade a nível nacional".

"Tendo uma cidade dotada dessa particularidade a nível geológico, vamos instalar uma alternativa a Lisboa da sala de emergência para catástrofes", sublinhou, lembrando que, exactamente pelo mesmo motivo, está também projectada para Viseu uma "cópia" do Centro Nacional de Operações de Socorro (CNOS) alternativa ao de Lisboa.

Segundo António Bento, não existe uma sala de emergência alternativa e, por isso, "se houver um tremor de terra em Lisboa, se ficar arrasada Alcântara, a Cruz Vermelha não terá neste momento qualquer hipótese de comunicações".

A sala de emergência para catástrofes e o "call center" têm já o espaço reservado na cave do novo edifício da delegação de Viseu da CVP, situado na Quinta da Pomba, que entrou em funcionamento em Setembro do ano passado, depois de um conturbado processo que se arrastava desde 1988.

Em Maio de 2006, quando António Bento tomou posse, o projecto do edifício foi reavaliado e "nessa altura surgiu a hipótese de colocar em Viseu a sala de emergência".

"Foi necessário fazer uma alteração ao projecto, exactamente para termos a possibilidade de prestar esse serviço à Cruz Vermelha nacional", recordou.

Apesar de o espaço estar já preparado, o responsável estima que a sala de emergência para catástrofes alternativa à de Lisboa só esteja operacional mais para o final do próximo ano.

"O investimento numa área destas é muito elevado", frisou, aludindo às exigências em termos informáticos e de telecomunicações, com "equipamento muito preciso e especial, que vai custar muito caro".

A sala de emergência ficará entregue aos quatro socorristas profissionais da delegação da CVP, que receberão formação em Lisboa.

"Vamos estar permanentemente ligados, a ver o que se passa no país, mas não operativos. Só estaremos em operação a partir do momento em que surgir uma catástrofe", explicou."

(...)

Noticia completa AQUI


Nota da Administração:

Fomos chamados à atenção para esta noticia por um leitor. Se reparar bem não é propriamente uma novidade, foi publicada no dia 21 de Novembro de 2008! Poderá ser incluída no lote das "promessas".

No entanto, há questões que se põe. O investimento numa sala como esta é astronómico e terá de ser feito na sequência lógica de outros investimentos.

Gostaríamos de saber também quais os investimentos da Delegação de Viseu na área das Catástrofes (kit´s, planeamento, formação, etc) para acompanhar este investimento.

Pensamos que esta será a melhor de justificar um tal investimento. Justifica-lo!

E o leitor? O que pensa de um investimento destes por parte das Delegações?

Aguardamos as vossas contribuições!

7 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

sou o leitor k vos recomendou este post. prefiro continuar no anonimato e de certa forma ajudar esta minha unidade de viseu ao qual pertenco.
tenho-vos a dizer que na area de catastrofes nada foi feito nem investido apenas se organizaram as equipas com o material que sempre existiu..promessas de geradores tendas insuflaveis carrinha quase que ja nem acreditamos.o dinheiro mal dá para pagar funcionarios(dizem os homens do tacho) abencuados voluntarios(dizem os homens do tacho).esta sala foi prometida ser equipada pela sede nacional ate hoje nada radios é zero nem nas viaturas..dificulta em muito as comunicaçoes o nr de servicos cada vez é maior e nesta zona interior nem em todo lado existe rede movel imaginem os nossos Codus.....profissionalismo existe acima de tudo formaçao apenas a k sempre existiu de saude
esperamos dias melhores

Cruz Vermelha para sempre disse...

Obrigado pela sua participação. Estamos disponiveis para divulgar o vosso trabalho e as vossas queixas, caso a tenham. Protegeremos a identidade de quem nos contactar.

Anónimo disse...

a cruz vermelha de viseu esta perante uma grande oportunidade de "dar um salto" no desenvolvimento. e nao estamos a falar desta pseudo-sala q nao serve para nada. resta saber se a sua coordenacao "vê" a oportunidade ou se tem uma ajuda da coordenaçao regional. oportunidades como estas nao ha muitas!

Anónimo disse...

em caso de catastrofe ese lisboa for afectada como é que os senhores de lisboa vão para viseu? ou será que não vâo e passam os poderes de decisão a elementos daquela zona?
é um grande dilema, será que já foram feitos estudos de sustentabilidade para a implantação desta segunda sala de coordenação? a delisboa conheço-a e digo-vos que é muito boa. mas bastante volnerável como é evidente.

Anónimo disse...

Sala de emergência em Viseu? Lá estão vocês a querer construir a casa pelo telhado!!! Será que não têm nada para fazer antes de se porem a sonhar tão alto?

Anónimo disse...

se isto é sonhar de onde apareceu esta noticia? caiu do cèu aos trambulhões? não sou bombeiro mas digo-vos "não há fumo sem fogo"