terça-feira, 20 de julho de 2010

Mais um sucesso!

As Festas da Senhora do Pranto na vila de Pereira (Montemor-o-Velho) contaram este ano com a Organização da Delegação de Pereira, da Cruz Vermelha Portuguesa. Segundo os relatos que nos chegaram foi uma das edições mais participadas e apreciadas dos últimos anos.
As cerimónias e festejos prolongaram-se por vários dias tendo a CVP Pereira operacionalizado um plano de Emergência para todos os eventos.

Aqui ficam as palavras do Presidente da Junta de Pereira dirigidas aos elementos da CVP Pereira:

"-E porque os últimos são os primeiros, em meu nome, em nome da restante direcção, também em nome de toda esta gente, vai o reconhecimento público pelo valoroso trabalho, pelo empenhamento, pelo desprendimento e pela disponibilidade que os voluntários da Delegação de Pereira da Cruz Vermelha Portuguesa tiveram durante estas festas.

Parabéns Voluntários. Muito obrigado a todos vocês!

Tentamos todos fazer o nosso melhor, temos todos a sensação de missão cumprida.

Parabéns Pereira

Parabéns Delegação da Cruz Vermelha!"

Sem dúvida, palavras esclarecedoras sobre a boa imagem deixada.


O Cruz Vermelha para sempre associa-se a estas palavras e deixa também os parabéns ao Coordenador e aos Voluntários de Pereira. Deixamos também os votos que estes sucessos se repitam por toda a comunidade CVP!

Mais um bom exemplo do que deve ser a Cruz Vermelha Portuguesa!

43 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns colegas!

Anónimo disse...

Mt bonito. Uma boa ajuda para vender imagem.......

Anónimo disse...

afinal as fardas nao ficam assim tao feias! lololololol bom trabalho, camaradas.

um abraço do NORTE

Anónimo disse...

Meus amigos a Cruz Vermelha não têm religião. Pode e deve prestar apoio a festa e romaria. Agora carregar andores num ato religioso?! Devem-se ter esquecido do dia do juramento de compromisso de ONRRA. Onde estão os 7 princípios fundamentais da Cruz Vermelha. É muito Bonito andar a passear a farda.
Meus Srs. isto é um bom exemplo?!

Anónimo disse...

Então é isto a CVP? É para isto que caminhamos? Festas, festinas e festarolas? Andores? Procissões? Foi este o propósito de Henry Dunant? Que mensagem é esta? Será a CVP um braço "armado" da Igreja Católica? E a imparcialidade e neutralidade? E se os Jeovás quiserem fazer uma festa, também levamos os andores deles?

Mau, mau, demasiado mau para ser verdade. A seguir por este rumo, a CVP em breve será uma organização especialista em festas, feiras, bailaricos, procissões e museus. Triste.

Ass: Alguém que faz voluntariado, mas não deste.

Anónimo disse...

Já ta...
Já começam as "bocas"...
Vai-te catar,anonimo de 20 de Julho de 2010 23:33.

Para certa gente nada ta bem

Anónimo disse...

Vem me parecia que esta treta de blogue era rigorosamente igual ao bombeiros para sempre, só publicam o que lhes interessa.

Latino Coelho disse...

Viva,

Esta discussão é um parafuso sem fim... Por mais que se discuta nunca se há-de chegar a um consenso. Pessoalmente acho que estas "misturas" não têm mal nenhum, mas explico porquê.
Quando li os comentários aqui postos lembrei-me logo da polémica de Barrancos.
Pessoalmente acho que as CVP´s estão integradas em comunidades, umas maiores, outras menores. Esta em particular parece-me estar numa pequena aldeia, onde a maioria das pessoas serão crentes na padroeira da terra. As pessoas que fazem parte desta unidade serão também obviamente na sua maioria crentes, ou pelo menos têm relacionamentos com quem seja. O ponto onde quero chegar é que as unidades devem-se integrar e agir com as comunidades onde estão inseridas. Fazer o contrario é burrice. Ter uma boa imagem perante a comunidade é tão importante como manter a operacionalidade. Pessoalmente não sou crente, mas compreendo a atitude desta delegação. Também sou contra as touradas mas compreendo que os habitantes e bombeiros de Barrancos (por exemplo) apreciem e como tal organizem corridas de touros. Não concordo, mas compreendo. Talvez esteja na altura de tentarmos todos compreender e respeitar mais os outros e deixarmo-nos de achar que só nós é que estamos certos. O radicalismo também não é um dos 7 principios da Cruz Vermelha.

Foram os meus 5 tostões, bom trabalho a todos os camaradas.

Anónimo disse...

Os COORDENADORES DE PLANTAFORMAS em vez de estarem sentados o dia todo numa cadeira de secretária deveriem era andar na rua a fiscalizar e dar apoio as delegações na área de coordenação. O COORDENADOR da PLANTAFORMA 3 nunca o vi nem sei quem é...
Lutem pela CVP em vez de andarem a falar mal de tudo e de todos.

Polegarzinho... disse...

Como já foi dito, este tema dava pano para mangas... muitas Delegações têm estes comportamentos, pelo próprio meio mais pequeno em que estão inseridos.
Agora o que mais gostei destes comentários todos é sem duvida o compromisso de ONRRA, muito bom. Eu falo por mim, eu nunca fiz nenhum compromisso de ONRRA, mas está bem.
Já referi noutro blogue, escrevam português correctamente por favor, não custa nada. Senão, usem os correctores ortográficos.

voluntário avc disse...

caro amigo polegarzinho. onrra até nem está mal de todo, só tem um r a mais e falta-lhe um h, isso é grave? quem me diz a mim que não é uma obra de arte especialmente concebida para qualificar a onrra que merece esta noticia.
todos sabemos que ser imparcial ou neutro não permite este tipo de menifestação, mas tambem não o proibe, desde que outras religiões tenham o mesmo tratamento. e repare-se tratamento com o uso do simbolo da cv, porque à civil todos têm o direito de se manifestarem como bem entenderem.
um abraço amigos e com ou sem erros continuem a dar o vosso contributo.

Kostinha disse...

Ja pensaram que por ser Imparcial é que a CVP carrega andores?Neste caso foi da Padroeira da terra,mas se fosse o Reino de Deus,Maná,Testemunhas de Jeová,qualquer um deles a pedir apoio a CVP,certamente também o teriam tido por parte da Delegação Local.
Ainda bem que quem faz este tipo de comentários que aqui aparece,não chega a "chefe"...
Que seria da CVP...? Se já assim não está muto bem,imaginem com certa gente a Coordenar..

Um abraço a tods que lutam pela causa,aos que a tentam destruir,um ate já..

Anónimo disse...

CArregar andores? Isso é que não!

o apoio ás festas compreende-se perfeitamente e é uma enorme e boa publicidade, agora carregar andores?

Enfim

Anónimo disse...

Concordo com o "Kostinha".

Caro anonimo das 09:06,apoio a festas não significa somente andar a prestar socorro pelo recinto,tbm se pode "promover" a imagem a carregar andores.. Pk não?
Tudo isso faz parte do apoio.

Pense antes de comentar,e não meta publicidade no meio da CVP.

Anónimo disse...

Na minha terra quem organiza as festas, faz tudo. organiza o bailarico, os bares, a procissao, etc. é tambem a comissao que organiza que carrega o andor de nossa senhora. pelo que vejo a cruz de pereira fez tudo na organizaçao. nao vejo mal nenhum. as gentes da terra devem ter orgulho neles.

Anónimo disse...

mais uma vez um comentario ficou por publicar...e ainda dizem que publicam tudo... sejam coerentes...

Anónimo disse...

ao utilizador que diz nao conhecer o coordenador da plataforma 3 aptece me dizer que certamente nao conhece Instituição...ou talvez a sua delegação esteja a filtrar a informação e nao dê a conhecer a hierarquias acima de si...posso até concordar que este senhor deveria ser mais operacional e conhecer mais a realidade no terreno...agora nao saber quem...(acho que anda um pouquinho distraido, nao? )

Cruz Vermelha para sempre disse...

Ao nosso leitor anónimo das 14:41,

Mais uma vez afirmamos:

- Todos os comentários foram aprovados, sem excepção.

Por favor verifique as definições do seu PC.

Estamos disponíveis para ajudar e esclarecer no que estiver ao nosso alcance. Se preferir pode usar o nosso email.

Obrigado.

Polegarzinho disse...

Muita gente está a fazer confusão...
Ser Imparcial e/ou neutro, não é estar disponível para qualquer manifestação religiosa, mas não ter sequer religião, e não participar em qualquer manifestação religiosa, a não ser para prestar auxilio e socorro, devido talvez à dimensão dessa manifestação, como por exemplo Fátima. Por isso, hoje andarmos com andores católicos e amanhã, com andores dos Jeová, não é estar de acordo com os nossos Princípios, mas estar a escreve-los á nossa maneira.
A CVP, por e simplesmente não deveria participar em qualquer situação como esta, nem a nível politico, como já aconteceu à poucos meses, nem a nível, religioso.
Agora isto acontece, como já referi em cima, nas pequenas vilas e cidades, onde ainda existe estes tipos de tradições. Não é uma desculpa... mas é um facto, que pelas mentalidades, é difícil deixar estas tradições, e se a CVP sempre participou, também é de difícil compreensão para a população porque deixará de o fazer. Estamos aqui, com um dilema cultural...

Anónimo disse...

Polegarzinho....
Como o nome indica,es "pequenino/a" até nas ideias.
Cresce..

Voluntário AVC disse...

é de facto um grande problema. e não o podemos encarar apenas a nivel regional, o aparecimento do CRISTAL como simbolo universal e consensual, não será mais que a pacificação do mau estar que os simbolos utilizados geraram durante decadas, a cruz vermelha sendo o simbolo original gerou controvérsia nos paises muçulmanos, tendo então surgido especificamente para estes paises o crescente vermelho, se entre nações gera tamanha conflitualidade que poderemos pensar a nivel regional. e tudo isto não passa de um problema religioso. ser-se imparcial acredito que o sejamos apenas nos actos de socorro e auxilio. mas não deixa de ser um dos sete principios fundamentais pelos quais juramos compromisso de honra.
bem hajam amigos e sejamos tolerantes.

Anónimo disse...

Pereira esta onde deve estar, a carregar andores!

100% disse...

É nestes comentarios que se vê a mentalidade dos chamados "voluntarios".
Deixam muito a desejar,pobrezinhos.

Vol. CVP Pereira disse...

Bom dia,
Em resposta ao anonimo das 8.56 , primeiro gostaria que disseses qual a tua delegação . Em segundo a CVP Delegação de Pereira carrega andores , faz emergencia, faz transporte de doentes , faz prevenções, ajuda as outras Delegações quando as mesmas precisam (Agueda , Mealhada,Figueira, Carvalhais , Ovar,Leiria ) ou seja quando as mesmas solicitam ,seja com meios materiais ou humanos.
AINDA POR CIMA ESTA ABERTA 24 HORAS COM 3 A 4 EQUIPAS PARA FAZER O NECESSARIO.
E triste ver camaradas de outras delegações que nao teem espelho para se ver , criticar outras que trabalham.
Nao e assim que a CVP vai para a frente....
Intriguistas.....
TRABALHEM PARA CHEGAR AOS CALCANHARES DE PEREIRA.

P.S. disse...

realmente pereira esta onde deve estar. a carregar andores,no unduro na figueira como delegação k colocou mais meios materiais e humanos e melhor sem ter de pagar aos voluntarios.na passagem de ano da figueira sem contorvercia e com um excelente desempenho,na noite magica de ovar em directa colaboração com os bombeiros locais onde mais uma vez creditou de forma exemplar o nome da cruz vermelha e ainda agora em maio,em fatima na visita do papa ou mais recentemente no optimus alive.realmente E EM TODOS ESTES GRANDES EVENTOS QUE PEREIRA ESTÁ...DEIXO UMA QUESTÃO SR ANONIMO DAS 08.56 DO DIA 23.ONDE ESTAVA A TUA DELEGAÇÃO EM TODOS ESTES EVENTOS???? ACHO QUE ERA PREFERIVEL DEIXARES PEREIRA E PENSARES NISSO NÃO???tanto problema com os andores e com os principios. e esquecem-se de um dos sete principios mais essencial. A UNIDADE.que passo aqui a transcrever:
Unidade
A Cruz Vermelha é uma só. Em cada país só pode existir uma Sociedade, que está aberta a todos e estende a sua acção humanitária a todo o território nacional...
ONDE A INVEJA,OS ODIOS DE ESTIMAÇÃO NÃO DEVERIAM EXISTIR...se estas minhas palavras fazrão algum sentido para vcs que tanto criticam pereira?de certeza que não. a inveja e tanta que pura e simplesmente não têm capacidade para pensar e verem o quanto ridiculos são os vossos tristes comentarios.em relação a administração deste blog acho estranho que somente os meus comentarios a criticar a ausencia de outros que não foram colocados apareçam.será que as definições do meu pc muda consuante aquilo que escrevo?questão pertinente não???

Anónimo disse...

Realmente esta discussão prova o que foi dito inicialmente por alguém. Não se vai chegar a um consenso. Se por um lado os valores fundamentais da CV prevalecem, por outro a CV também é feita por pessoas que têm valores. Ambos são indissociáveis. Não penso que acabe o mundo por estes camaradas andarem a organizar uma festa de natureza católica, não me parece que isso vá afectar a boa postura que parecem ter no seu quotidiano da CV. O equilibrio entre valores é essencial para uma sã vivência entre a CV, os seus voluntários e os locais onde estão inseridos.

Um abraço a todos

Anónimo disse...

Pereira esta nervosa?
Nem a santa vos vale! lol

Anónimo disse...

Os Jeovás não adoram santos… Só para desanuviar depois do que li.

Polegarzinho... disse...

"Polegarzinho....
Como o nome indica,es "pequenino/a" até nas ideias.
Cresce.."

Meu amigo, os Princípios Fundamentais, não são como a Bíblia que cada um interpreta como quer. Se não concordamos, a 100% com eles ou se não os usamos rigorosamente é uma coisa. Agora o que está lá escrito toda nós compreendemos. O que disse, nada tem a ver com a minha opinião... Agora interpretar os Princípios como bem se entende e convém, não acho correcto.

"Os Jeovás não adoram santos… Só para desanuviar depois do que li."

Peço desculpa pela minha ignorância. Mas acho que perceberam o que quis dizer.

Anónimo disse...

Polegarzinho,para ti IMPARCIALIDADE significa nao carregar andores???????
Entao andas muito mal a nivel de sabedoria.
OH se andas!

Polegarzinho... disse...

"Polegarzinho,para ti IMPARCIALIDADE significa nao carregar andores???????
Entao andas muito mal a nivel de sabedoria.
OH se andas!"

Só referes um princípio, falta-te ler os restantes seis... Não vamos transformar esta discussão em semântica pois não? É perfeitamente claro, o que os princípios querem dizer.
A CVP, não deve participar em qualquer acto religioso, a não ser, o da prestação de socorro. É esta a minha interpretação dos princípios. Agora cada um tem a sua... não quer dizer, que interpretações diferentes, são sinal de ignorância ou um mau nível de sabedoria.

Anónimo disse...

Polegarzinho,
So me referi a um ds Principios,pq foi ao mesmo q tu,IMPARCIALIDADE.
Ou já não sabes o que escreves??

"A CVP, não deve participar em qualquer acto religioso, a não ser, o da prestação de socorro. É esta a minha interpretação dos princípios."

Onde/como é q foste tirar tal interpretação?
No apoio a festa e eventos,como deve a CVP proceder,no teu entender?
Se for festa organizada pela Paroquia,a CVP não participa?
Se for pela Comissão Moradores,ai sim,já a CVP pode ir?

Então onde está a Imparcialidade?

Polegarzinho... disse...

Epa, as pessoas quando não querem entender, é dificil...
Estás a fazer confusão, e ai está a palavrinha fundamental... a CVP não deve "participar", deve sim dar apenas o apoio sanitário, nada mais. A maneira de proceder em qualquer evento, é esta mesmo. É assim, em Fátima, no Optimus Alive, e nas festinhas das terrinhas não deveria ser diferente...
Já vi, que é um assunto de discórdia, e já estou cansado, de o discutir porque não se vai a lado nenhum.
Por isso, continuem a fazer o que bem entendem, e a ler os princípios como vos fizer mais jeito.

Polegarzinho... disse...

"Polegarzinho,
So me referi a um ds Principios,pq foi ao mesmo q tu,IMPARCIALIDADE.
Ou já não sabes o que escreves??"

Só um pormenor, a malta antes de escrever devia, era de ler com atenção... no meu segundo comentário, pode se ler o seguinte:
(...)Ser Imparcial e/ou neutro(...)

Por isso, refiro me sempre a dois princípios, a Imparcialidade e a Neutralidade.

Acho que a malta chega a um ponto, que já não sabe é o que lê!!!

Anónimo disse...

Polegarzinho,ainda que tenhas falado em dois dos Principios,Imparcialidade e Neutralidade,tu proprio disseste:
"Só referes um princípio, falta-te ler os restantes seis..."

Agora dizes que falaste em dois,afinal onde ficamos?
Que confusão vai nessa cabecita pequenina e desprovida de raciocinio?

Tu não deves carregar andores,deves é ser o que vai lá em cima.
Loll...

Anónimo disse...

IMPARCIALIDADE,NEUTRALIDADE comprometidas pela falta de INDEPENDÊNCIA?
HUMANIDADE pelas pessoas que professam este credo?
No sentido de não dar origem a mal entendidos,será conveniente,por ex.,empurrar os jactos particulares da I.U.R.D.!!!
BENEVOLÊNCIA(agora deve ler-se,Voluntariado)para com a obra Vicentina,que já está cansada?
UNIVERSALIDADE,porque se a Cruz Vermelha é só uma, e as "tias da laca" fazem chás de gala, seguidas ou precedidas de celebração de eucaristia...;bóra lá,não queiras ser acusado de seres membro de outra sociedade,dentro da sociedade C.V.P.
UNIDADE,porque é sempre bom e bonito,ver a união destes elementos na manifestação publica do seu credo.
VIVA A CRUZ VERMELHA...À PORTUGUESA.

Anónimo disse...

IMPARCIALIDADE,NEUTRALIDADE comprometidas pela falta de INDEPENDÊNCIA?
HUMANIDADE pelas pessoas que professam este credo?
No sentido de não dar origem a mal entendidos,será conveniente,por ex.,empurrar os jactos particulares da I.U.R.D.!!!
BENEVOLÊNCIA(agora deve ler-se,Voluntariado)para com a obra Vicentina,que já está cansada?
UNIVERSALIDADE,porque se a Cruz Vermelha é só uma, e as "tias da laca" fazem chás de gala, seguidas ou precedidas de celebração de eucaristia...;bóra lá,não queiras ser acusado de seres membro de outra sociedade,dentro da sociedade C.V.P.
UNIDADE,porque é sempre bom e bonito,ver a união destes elementos na manifestação publica do seu credo.
VIVA A CRUZ VERMELHA...À PORTUGUESA.

Polergazinho... disse...

Escreves muito, muito... mas conteúdo nenhum.
Podes continuar o teu monólogo, que eu deixo.

Anónimo disse...

Convém que esta "(...)boa imagem deixada(...)" caia rapidamente no esquecimento e não passe para outras Sociedades Nacionais como por exemplo a Turca, Marroquina, Chinesa, Tibetana ou qualquer Estado laico.
Já agora... sou membro activo e sou Budista. Em vez de farda posso passar a usar uma túnicazinha caqui????

Anónimo disse...

E com este bidom ( porque tem dois dons o da ignorancia e o da estupidez) que nem sabe qual é a platforma onde esta a delegação que critica ou faz comentarios ao trabalho dos outros, vai mas é dar banho ao cão.

Anónimo disse...

Vocês já reparam que se usassem um bocadinho, mas era mesmo só um bocadinho assim pequenino, de tolerância, chegavam à conclusão que ambos têm razão no que dizem e que a resposta está algures no bom senso? Deixem-se de radicalismos!

Cláudia Santos disse...

A Delegação de Pereira não tem que estar nervosa, pois todos os seus membros, assim como membros de outras delegações, têm consciência do trabalho de valor que é feito por todos nós!

Também não precisa de estar nervosa por "nem a santa nos valer", porque o que nos vale é o empenho e esforço de todos os voluntários que dão tudo por aquela delegação e não são assim tão poucos.

Em relação a "carregar andores" é óbvio que origina controvérsia. Eu mesma meti em causa tal atitude, mas posso-vos garantir que todos os voluntários que andaram a carregar os andores, crentes ou não, o fizeram com grande esforço, sacrifício e dedicação para dignificar mais uma vez a nossa GRANDE DELEGAÇÂO DE PEREIRA! E sim, dignificar, porque o que dignifica ou não uma instituição não é carregar andores ou seja o que for, mas sim o esforço, união e dedicação de todos os que pertencem
a essa instituição.

Em vez criticarem tanto a nossa atitude, modifiquem a vossa e façam também um esforço semelhante pelas vossas delegações, ainda que não seja a carregar andores! Vão ver como é gratificante...

Anónimo disse...

concordo contigo colega Claudia! O que dignifica uma delegação são os socorristas e voluntários pq são eles que se esforçam e actuam qd é preciso! e tenho a certeza q td farão pa levar a delegação a bom porto e actuar em prol da comunidade!
e é isso que Pereira tem demonstrado! e tenho a certeza de que continuará! e mais digo que nunca recusou uma unica ajuda solicitada pela Delegação onde pertenço (tenho orgulho de que exista uma Delegação assim, UNIDADE)

para mim Pereira merece respeito...não olhem so pa um lado...vejam um todo e log encontrarão mais virtudes do que defeitos!